Melhores dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico

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Melhores dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânicoCada vez mais as empresas optam pela produçã de conteúdos como forma de aumentar o tráfego orgânico. Contudo, na grande maioria dos casos não sabem como utilizar o SEO para essa finalidade.

O artigo que lhe apresentamos hoje vai deixá-lo com algumas noções básicas de funcionamento do SEO e como é que o mesmo o pode ajudar a melhorar o seu tráfego orgânico nos diversos motores de busca.

Dicas base de SEO que o vão ajudar a aumentar o tráfego orgânico

Não é segredo que uma implementação correta desta técnica é meio caminho andado para que a sua empresa apareça na primeira página do Google, e consequentemente nos primeiros 3 lugares. Lugares cobiçados por todas as empresas e aqueles que garantem um aumento considerável de tráfego e consequentemente de vendas.

Conheça de seguida algumas das noções base de SEO que o vão ajudar a aumentar o tráfego orgânico da sua empresa.

1 – O que é o SEO

A sigla SEO denomina Search Engine Optimization, ou seja, otimização de pesquisa dos motores de busca, e é uma das principais técnicas que as empresas utilizam para atrair clientes através da internet.

É importante ter em conta, que esta otimização não é sequer comparável à aquisição de publicidade televisiva que gera um impacto momentâneo.

De forma simples o SEO é uma coleção de diversas técnicas que vão a médio/longo prazo melhorar a sua presença online, uma vez que atrai os clientes pela via da informação (e não através dos argumentos de venda típicos da publicidade).

Resumidamente, o SEO ajuda então a que os motores de busca apresentem ao consumidor os resultados mais relevantes para o termo (ou palavra chave) que foi utilizada, ou seja, o SEO ajuda a aumentar o tráfego orgânico para o seu site.

2 – Estratégias de SEO para pequenas empresas

Empresas de grande dimensão, têm já grandes especialistas a trabalhar consigo, delegando-lhes todas as tarefas de marketing (online e offline).

No entanto, as pequenas e médias empresas acabam por ter uma única pessoa responsável por todo o trabalho de marketing, e em muitos casos é o dono ou gerente que acaba por ir fazendo, mesmo sem grandes conhecimentos.

É então importante que saiba que se quer melhorar o seu resultado nos diferentes motores de busca existem várias formas de marketing online em que o SEO é imprescindível, nomeadamente:

  • Arquitetura do site e a experiência de navegação para o consumidor;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Marketing de conteúdo;
  • Link Building;
  • Publicidade;
  • Gestão de redes sociais;
  • Business Intelligence.

De forma resumida, em qualquer tipo de publicação que faça online, o SEO pode (e deve) estar incluído, pois só desta forma é que vai conseguir aumentar o tráfego orgânico.

Salientamos ainda que é cada vez mais importante ganhar este tipo de notoriedade online, uma vez que mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas antes de tomar qualquer tipo de decisão de compra.

 3 – Porque é que é importante implementar SEO no site?

Cada vez mais o budget de marketing das pequenas e médias empresas é investido num bom site e em marketing online, pois se os seus clientes não conseguem encontrar o seu site, claramente que não vão conhecer o seu negócio.

O SEO é ainda mais importante nos sites, no sentido em que este é a porta de entrada do cliente na sua área de domínio, ou seja, uma escolha correta de palavras-chave, vão permitir que a sua empresa se destaque no meio da concorrência.

4 – As PME necessitam de apostar em SEO?

A verdade é que qualquer empresa hoje em dia precisa de apostar em SEO se se quer destacar no meio da concorrência.

Hoje em dia, os consumidores dependem de vários canais de marketing para conseguirem encontrar os produtos ou serviços que necessitam. No entanto, a satisfação dessas necessidades começa com uma simples pesquisa online, que qualquer um de nós já vez centenas de vezes.

No entanto, para as PME, é ainda mais importante, uma vez que as mesmas não dispõem de milhões para gastar em núncios publicitários de televisão, rádio e até mesmo outdoors ou mupis.

Embora o SEO não seja barato, é muito mais barato que qualquer uma das vertentes publicitárias que se utilizavam há alguns anos atrás.

5 – Quando é que o SEO é necessário?

O SEO é necessário sempre que o seu principal objetivo passa por atrair potenciais clientes para o seu site, ou sempre que queira vender os seus produtos ou serviços através da internet. Ou seja, quando quer aumentar o tráfego orgânico e não ter de depender apenas de publicidade paga.

É importante salientar, que as técnicas de SEO devem ser implementadas desde o início, de forma a começar logo a alavancar o seu site nos motores de busca. Tudo deve ser otimizado através de SEO desde textos, imagens, headings, entre outros.

6 – Como saber se a estratégia está a ser bem-sucedida?

Uma estratégia de SEO bem-sucedida irá permitir aumentar o tráfego orgânico, assim como leads e vendas ou seja, permite-lhe assegurar todas as passagens de um funil de venda.

Desta forma, é muito importante ter em conta (tal como dissemos anteriormente), que não pode ser algo feito uma única vez.

Uma estratégia de SEO bem-sucedida inclui o seguinte:

  • On site SEO – Neste caso tudo que que é escrito e publicado no seu site, encontra-se configurado para ser “Google Friendly” ou seja, para ser relevante para os motores de busca.
  • Off-site SEO – Neste caso, inclui conseguir obter links de outros parceiros que considerem o seu site/produto/serviço uma mais-valia. Através desta estratégia, vai conseguir criar links externos que apontam diretamente para si.
  • Mobile friendly – Cada vez mais, os consumidores fazem pesquisas através dos telemóveis, e tendo isso em conta o algoritmo do Google foi alterado para considerar a responsibilidade como fator preferencial. Se o seu site for responsivo em todas as variáveis (smartphone, tablet, portáteis) está num bom caminho.

7 – Por onde é que deve começar os seus esforços com o SEO

A otimização para os motores de busca deve começar diretamente no seu site e na forma como o mesmo é criado. Para isso é preciso garantir que faz uma pesquisa prévia das palavras-chave que são relevantes para o seu negócio, de forma a garantir que cada vez que um potencial cliente faz uma pesquisa pelos serviços que tem para oferecer, você vai aparecer. Acabando assim por aumentar o tráfego orgânico.

Tenha em conta que se optar por uma plataforma de hospedagem, como é o caso do WordPress ou Wix, deve escolher um template que não seja pesado e que seja responsivo para dispositivos móveis.

Agora que já conhece as 7 melhores dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico, está na hora de as colocar em prática e começar hoje mesmo a analisar o seu site e o conteúdo que está a produzir.

 

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