Novos desafios de Marketing – Como se adaptar

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Novos desafios de Marketing

Todos os dias milhares de empresas são criadas um pouco por todo o mundo e todas elas têm como principal intuito alavancar os seus negócios e conseguir angariar clientes através da internet.

No entanto, todos os dias milhares de publicações são indexadas ao Google e por questões humanas, não é possível conhecer todo o conteúdo que é publicado (uma pessoa demoraria mais de 100 anos a ler todas as publicações que se encontram atualmente indexadas neste motor de busca).

Assim sendo a questão que se coloca é “como se adaptar aos novos desafios de marketing”? Pois bem, é isso que lhe iremos explicar de forma simples.

Como se adaptar aos novos desafios de Marketing?

Quando cria uma empresa ou mesmo quando faz a gestão de uma empresa que já se encontra há alguns anos a atuar no mercado, sabe que os conhecimentos certos permitem-lhe alavancar exponencialmente as suas vendas (como se costuma dizer “mais vale um bom cliente que 10 clientes maus”).

Mas a questão que se coloca infindavelmente é “Como é que chegamos a esses clientes”? Muitas vezes não é preciso nenhuma tática em especial, basta ter um conhecimento extremamente abrangente sobre a sua audiência e o seu público alvo (quanto mais detalhes souber melhor).

Se conhecer bem o seu target, as estratégias podem ser desenvolvidas a partir daí.

1 – A importância dos nichos de mercado

Embora possa parecer um contrassenso, os nichos de mercado são muito mais lucrativos do que um mercado extenso, e é aqui que começa o sucesso do marketing digital.

Este é o primeiro desafio que vai ter de superar. Conhecer o seu target de forma exaustiva (o que gosta, o que faz, rendimento médio mensal, formação base, hobbies, cargo que ocupa na empresa…).

Lembre-se sempre que são os pequenos pormenores que vão fazer a diferença entre se conectar com as pessoas certas ou investir em marketing digital sem ter nenhum retorno palpável.

Quanto mais específico conseguir ser, mais depressa vai conhecer o seu público alvo, e a partir desse ponto criar todas as estratégias para o conseguir alcançar através dos meios digitais.

2 – A importância de um correto canal de marketing

Quem trabalha constantemente na área de marketing, reconhece a importância da escolha de um canal de marketing correto. Por esse mesmo motivo, o segundo desafio de marketing que vai ter de superar é a escolha do canal a utilizar.

Depois dessa escolha (devem ser analisadas diversas opções) está na altura de dedicar os seus recursos de marketing à mesma. Numa primeira fase, não convém utilizar todas as técnicas de marketing digital que conhece. Faça-o de forma faseada e tenha em conta que não existem resultados imediatos!

Assim sendo, trabalhe durante algum tempo com esse canal de marketing e veja se é passível de atingir os seus objetivos através do mesmo, no entanto, não pode desistir ao final de 1 semana porque ainda não atingiu todos os objetivos que definiu.

Saiba que quando se trata dos novos desafios de marketing, ter paciência e ser coerente é uma grande vantagem.

3 – Crie a sua própria comunidade online

Cada vez mais nas redes sociais é possível encontrar comunidades e grupos bastante coesos e informados sobre um determinado assunto que todos têm em comum.

Assim sendo, cada vez mais os gestores de marketing de grandes empresas criam grupos ou foruns para discução dos mais variados temas. O principal benefício? Comunicação passa a palavras (ou seja, uns utilizadores convidam outros para se juntarem, conseguindo assim uma comunidade enorme e interessada)!

Contrariamente ao que inúmeros profissionais pensam, o marketing não se trata de vender ou impingir algo a alguém! Muito pelo contrário! Trata-se de construir relacionamentos duradouros que são colmatados pela venda.

4 – Entregue um serviço excepcional

Muitos empresários não conseguem ainda entender que um dos novos desafios de marketing é oferecer ao cliente algo único, excepcional e incomparável!

Se lhe oferecer soluções, derrubar barreiras e conseguir efetivamente ganhar a confiança de um consumidor, ele vai sempre lembrar-se de si quando precisar de algo que tenha para vender.

É comum que hoje em dia, as pessoas se importem menos com a qualidade do produto ou serviço que tem para oferecer, e mais com a forma como são tratados enquanto pessoas e consumidores.

Lembre-se sempre que um cliente satisfeito vai falar bem de si a todos os outros consumidores, e não perderá a oportunidade de dizer que foi super bem tratado e que a sua empresa foi ótima a resolver o problema que ele tinha.

No entanto, mantenha em mente, que um consumidor insatisfeito vai falar mal do seu negócio em todos os canais digitais que conseguir.

Assim sendo, não é propriamente simples a sua empresa adaptar-se aos novos desafios de marketing dos dias de hoje, mas com foco, esforço e dedicação tudo é possível. Só precisa fazer as coisas com calma e ponderar os seus objetivos e o que quer fazer para os alcançar.

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