Os 4 P’s do marketing também têm de estar presentes no Marketing Digital

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Embora estejamos numa era em que se fala essencialmente de marketing digital, é importante que as empresas não se esqueçam que os 4 P’s do marketing tradicional também devem ser respeitados e implementados em todas as ações online.

Contudo, a verdade é que são muitas as empresas que não sabem ao certo quais é que são e como é que funcionam. Hoje iremos explicar-lhe cada um deles e perceber como é que se implementam a nível digital.

Quais são os 4P’s do marketing tradicional?

Pois bem, a verdade é que as ações de marketing existem há já diversos anos e embora nos últimos tempos o marketing digital esteja em vogue, é importante para a sua empresa que implemente as ações de marketing baseadas nos 4 P’s originais.

De forma simples os mesmos são os seguintes: Produto (Product), Preço (Price), Comunicação (Promotion) e Distribuição (Placement). Conheça-os mais aprofundadamente.

1 – Produto

Uma empresa para existir, precisa de ter um produto ou um serviço para vender aos seus clientes, contudo, o foco deste “P” passa essencialmente para que a empresa perceba e defina quais os atributos e características do que estão a oferecer ao cliente.

Algumas das perguntas que pode responder para perceber ao certo o que é o seu produto são as seguintes:

  • Quais as necessidades e/ou desejos que seu produto/serviço deve satisfazer?
  • Quais as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?
  • Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
  • Como é que ele é fisicamente?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Qual o nome?
  • Qual a marca?
  • Como é que ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

Se conseguir responder a todas as perguntas de forma clara, vai ser mais simples perceber quais as melhores estratégias para utilizar futuramente.

2 – Preço

A sobrevivência de uma empresa está principalmente ligada ao preço dos produtos ou serviços que a mesma vende.

Este pilar vai indicar o futuro da empresa, uma vez que o valor dos produtos irá servir não só para gerar lucro, como também para realizar todos os pagamentos.

Assim sendo, e de forma a estipular o preço ideal para o seu produto/serviço deve responder também a algumas questões como as seguintes:

  • Qual o valor do seu produto e/ou serviço para o consumidor?
  • Quais as faixas de preço para produtos e/ou serviços em cada área de distribuição?
  • Qual o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto é que ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual o limite máximo que ele vai querer pagar?
  • Como é que o seu preço se compara ao dos seus concorrentes?

Tenha sempre em conta que o preço de algo está, não só ligado ao produto e/ou serviço em si, mas também à perceção da marca por parte do público-alvo.

3 – Distribuição

A distribuição passa pela forma como os seus produtos e/ou serviços vão chegar ao cliente e como é que o cliente irá chegar até si.

Pode parecer estranho ou complicado, mas é algo bastante simples. De forma a definir melhor este que é um dos 4 P’s de marketing mais importantes, respondas às seguintes perguntas:

  • Onde é que o seu público costuma procurar pelos seus produtos e/ou serviços?
  • No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
  • No caso de estabelecimentos virtuais e online, quais vai utilizar (ecommerce, catálogo, redes sociais)?
  • Como é que a sua empresa pode aceder aos melhores canais de distribuição?

Ao obter estas respostas e ao combiná-las com os outros pilares que já foram previamente definidos, a sua empresa vai conseguir definir uma estratégia de marketing bastante sólida.

4 – Comunicação

Pois bem, o último dos 4 P’s do marketing tradicional é efetivamente a comunicação, e a mesma tem como principal intuito promover a sua marca e permitir que as soluções que oferece cheguem a quem efetivamente precisa desse tipo de produtos e/ou serviços.

Para perceber como é que poderá fazer uma comunicação assertiva da sua empresa, resposta às seguintes perguntas:

  • Quando e onde pode passar as mensagens de marketing do seu negócio ao seu público-alvo?
  • Quais os melhores canais (TV, rádio, internet, folhetos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções aos potenciais clientes?
  • O seu mercado é sazonal? Se sim, qual é que deve ser o calendário para poder aproveitar as hipóteses de aumentar as vendas e promoções?
  • Como é que os seus concorrentes fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre as suas ações?

Estas perguntas devem ser respondidas de forma coerente, de modo a que consiga fazer chegar a sua mensagem diretamente a quem irá fazer a compra.

Mas porque é que os 4 P’s do marketing têm de estar presentes no Marketing Digital? 

Pois bem, a verdade é que nos dias que correm cada vez mais a internet faz parte da vida de milhões de pessoas por todo o mundo, que utilizam a mesma para fazer as suas compras.

Assim sendo, se a sua empresa tem algo para vender, esses produtos e/ou serviços têm de estar online.

Contudo, é importante que tenha em conta que na internet a concorrência é ainda mais feroz e por esse motivo você tem de fazer as coisas da melhor forma possível de modo a alcançar os seus (potenciais) clientes e conseguir efetivar a venda.

Por exemplo, se tem um e-commerce o mesmo funciona como canal de distribuição, e ao mesmo tempo como “montra” dos produtos que você tem disponíveis para venda.

Contudo, para atrair potenciais clientes, é importante que invista em comunicação. Pode faze-lo através de vídeo, marketing, campanhas online, redes sociais, remarketing, banners…. Assim os seus clientes sabem efetivamente que você existe.

Quando o potencial comprador estiver no site, vai ser a vez de o preço convencer o cliente de que o seu produto é o melhor e que a relação qualidade vs preço é extremamente ajustada. Pode, por exemplo, para isso criar algumas campanhas que implementem um desconto aquando da primeira compra.

Como vê, os 4 P’s do marketing tradicional devem sempre estar presentes independentemente da estratégia que adotar, pois os mesmos são a base de qualquer empresa bem sucedida.

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