Os desafios e as possibilidades do trabalho à distância

  1. Home
  2. Agência Influência
  3. Os desafios e as possibilidades do trabalho à distância

Se o trabalho remoto causa insegurança quando implantado numa mesma cidade, imagine quando existem 7.495 de km de distância e um oceano inteiro a separar as equipes? Parece incrível, mas inquietações como essa já não assustam e ficaram no passado. Veja as dicas e conheça os motivos.

Hoje em dia, é perfeitamente possível trabalhar de forma remota de qualquer parte do mundo e obter resultados surpreendentes. Sensibilidade, confiança, disciplina, ferramentas de gestão e comunicação adequadas e alta carga de motivação e interação, são alguns dos pilares capazes de trazer ganhos contínuos de produtividade.

O trabalho remoto tem sido um dos grandes aprendizados da Agência Influência, desde que se instalou mais um escritório em Braga, região norte de Portugal em 2016.  Um trabalho que ainda envolve não só a abertura de um mercado com características totalmente diferentes, passa pelas questões culturais e tecnológicas e culmina com a necessidade de sistematizar o gerenciamento das equipes nos dois países, respeitando o fuso horário que no verão europeu chega a ser de quatro horas de diferença.

Augusto Afonso, fundador e CEO da agência conta que a opção de concentrar em Portugal a área estratégica de marketing, gestão e análise de dados e manter no Brasil a parte operacional de criação, programação e pré-vendas da empresa, além da insegurança inicial que toda mudança traz, causou estranheza também entre os clientes, uma vez que o atendimento da direção da agência passou a ser feito à distância.

“Foi quase um trabalho de evangelização,” brinca ele.

“Tudo muito novo para todos. No início, eu ainda me deslocava muitas vezes até o Brasil para resolver questões que poderiam ser resolvidas remotamente, com muito mais praticidade e foco. Com o passar do tempo, os clientes se acostumaram e passaram a gostar do formato.”

O CEO da Agência Influência conta ainda que atualmente os novos clientes e colaboradores são informados sobre o trabalho e atendimento remoto desde o primeiro contato.

“Sinto que valeu à pena”, afirma.

“Após algumas adequações passamos a registrar ganhos de produtividade em várias frentes. Com certeza, não voltaríamos ao sistema convencional que tínhamos antes. Nossa ideia é avançar ainda mais.”

Pontos essenciais

A escolha certa das equipes seja das pessoas que irão trabalhar próximo ao gestor ou daquelas que vão trabalhar remotamente é fundamental para estabelecer uma relação de confiança. “Quando as pessoas não se encontram pessoalmente, o esforço da gestão para que tudo funcione bem com colaboradores e clientes é ainda maior. E quando algo não funciona bem, temos que aprender a confiar nos colaboradores, que passam a ser, mais do que nunca, parceiros,” alerta Augusto.

Outra estratégia que os especialistas em trabalho remoto priorizam e a Agência Influência utiliza sem reservas é a clareza das metas e dos objetivos em termos de prazos de trabalho, disponibilidade e tempo de resposta. A rotina é também uma forte aliada dessa modalidade de trabalho. Para o CEO da Agência Influência, algumas rotinas devem ser estabelecidas e seguidas por todos para que se alcance o resultado esperado por conta própria.

Para avaliar os resultados produzidos, é indicado ter encontros regulares estruturados. “No nosso caso da nossa agência fazemos reuniões uma vez por semana com cada área”, conta Augusto. “Mas a periodicidade dessas reuniões vai depender da natureza do negócio e da dinâmica de cada empresa.”

Ferramentas de gestão e comunicação

Ferramentas de gestão e de comunicação são verdadeiras parceiras na gestão do trabalho remoto. Faz parte das chamadas plataformas colaborativas.  Algumas são específicas para gerenciar as tarefas, o fluxo dos trabalhos, acompanhar demandas, interações e entregas da equipe. Outras monitoram conversas, tarefas e projetos ou documentam em listas tanto as tarefas do gestor como da equipe. Há também várias plataformas específicas para reuniões e conferências. As mais utilizadas, no entanto, são as que integram todas essas funções numa única ferramenta.

“A questão das plataformas colaborativas merece muita avaliação e pesquisa”, reforça o CEO da Agência Influência. “Cada empresa precisa estudar entre as possibilidades, as que mais estão de acordo com suas necessidades. E testar, não há outra forma. Esse foi nosso caminho.”

Manter as informações dos trabalhos e projetos acessíveis a todos os envolvidos também é um consenso entre os especialistas e usuários do trabalho remoto. Todo colaborador precisa ter acesso às informações a qualquer tempo e de qualquer lugar. O ideal é utilizar uma ferramenta que dê transparência ao controle de ações e, ao mesmo tempo consiga materializar um modelo de gestão voltado para resultados.

Tags:
Anterior
Diferenças do marketing digital brasileiro e português constroem novas trajetórias para os dois mercados
Próxima
A força do Google para aumentar suas vendas
Menu