Como fazer a qualificação de visitantes e transforma-los em oportunidades de vendas?

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Realizar uma qualificação assertiva e entender o timing dos leads no seu funil comercial são requisitos primordiais para um bom desempenho em vendas. Desde que a internet popularizou-se, muitas coisas nunca mais foram as mesmas. Hoje, com as evoluções da transformação digital, é possível otimizar essa tarefa encontrando os leads certos sem comprometer o tempo operacional das equipes.


Afinal, no Marketing B2B, tempo é dinheiro!

Os processos de qualificação do lead, nada mais é do que segmentá-los conforme a prontidão de compra. No entanto, muitas empresas fazem isso de uma maneira superficial, o que acaba comprometendo os resultados porque aquele lead não estava maduro o suficiente para chegar até a última etapa do funil comercial. 

O início da qualificação do lead é o nível básico de aprofundamento, onde o único intuito é que o lead entre na base, sem que esteja completamente cru no banco de dados.

Essa qualificação pode ser realizada através de:

1) uma montagem de lista pré qualificada
2) através de um atendimento digital. 

Há estratégias consideradas como obrigatórias para qualificação, seja qual for a sua empresa. E é sobre elas que iremos falar agora:

1) Faça uma qualificação com o uso de ChatBot

Nos últimos tempos, o uso de ChatBot vem sendo representado como uma alternativa econômica e vantajosa para as empresas. Já que devemos levar em consideração que os consumidores mais jovens têm preferência por modalidades virtuais, e estão conectados quase 24h.

Os chatbots geralmente são entendidos como assistentes que automatizam o atendimento aos clientes. No entanto, muita gente ainda não conhece suas demais funcionalidades, em especial para a geração de leads através dessas ferramentas.

A partir do momento que uma pessoa interage com o seu bot, você já é capaz de obter algumas informações sobre ela e, mais importante, contatá-la diretamente. Ela se torna mais que um lead, torna-se alguém mais próximo de você.

Em essência, um chatbot preparado para a captação de leads é aquele que consegue adquirir dados de contato do usuário e garantir permissão para a empresa se comunicar com ele no futuro.

2) Assistente Virtual Inteligente (AVI)

Assistentes Virtuais Inteligentes são uma das principais tendências de soluções para otimizar o relacionamento entre empresas e consumidores.

A ideia é que um Assistente Virtual Inteligente, ou AVI, seja um representante digital das empresas, e que seja capaz de auxiliar os clientes em todas as etapas da jornada de compra, ou seja, desde entender a necessidade do consumidor e auxiliá-lo a escolher a melhor solução na pré-venda até o atendimento e resolução de problemas no pós-venda.

Para as empresas, uma das principais vantagens da tecnologia é a economia. Como o AVI é capaz de atender e resolver muitas das demandas dos clientes, as centrais de relacionamento tendem a receber menos ligações, que já representam custos bem significativos.

Outras vantagens do AVI é o atendimento personalizado quando e onde o cliente quiser, além da agilidade no atendimento.

Busque alternativas disponíveis e avalie quais cabem no seu processo comercial para realizar a qualificação inicial de leads.

Além disso, quando se trata de oportunidade de negócios, não podemos deixar de falar do trabalho do setor de pré-vendas que realiza uma qualificação mais profunda do lead.

3) A construção de uma oportunidade de negócios com a pré-venda

Após o lead passar por uma qualificação inicial, há mais etapas a seguir. Para um olhar mais preciso acerca da prontidão do lead, é necessário um contato direto e humanizado. Ele é feito em uma qualificação mais profunda, por meio do setor de pré-vendas.

Enquanto o marketing reúne e encaminha os leads ao setor de vendas, o pessoal responsável pela pré-venda é quem garante a hora certa de encaminhar o cliente em potencial para os vendedores.

Esse trabalho consiste em criar uma oportunidade de negócios assertiva. Assim, o potencial cliente interage com um profissional especializado e responde às questões para diagnosticar a sua necessidade.

Caso precise de um auxílio especializado em gerar uma boa oportunidade de negócios, conheça como a Agência Influência facilita a venda para a sua empresa.

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