Redes sociais: 8 erros a evitar

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Os seus esforços de marketing de redes sociais estão a valer a pena ou estão a prejudicar a reputação da sua marca? Se as suas métricas não correspondem aos objetivos então pode estar a cometer alguns erros comuns. Leia sobre alguns pormenores a evitar e algumas dicas de advertência.

1. Entrar sem uma estratégia

Um plano de redes é muito mais do que apenas “Publique três vezes por dia, cinco dias por semana” – um bom plano define metas claras, combina planos com essas metas e atribui métricas pelas quais medirá o seu sucesso.
As redes sociais podem ser um desperdício de tempo e orçamento sem um esforço concentrado. Escolha as suas plataformas com sabedoria, aproveite as interações para ajudá-lo a encurralar os dados e as métricas de cada um, contrate um profissional para manter a sua mensagem na marca e publique com consistência e objetivo.

2. Negligenciar comentários ou perguntas de seguidores – especialmente os negativos

Às vezes, não precisa fazer nada de errado para uma campanha social acabar – na verdade, às vezes, é mais o que não faz. As pessoas usam plataformas de redes sociais para se conectarem e conversar. Use os perfis da sua marca como um megafone – falando apenas sobre si mesmo e nunca reconhecendo interações. Essa falta de envolvimento pode ter efeitos de longo alcance (ou seja, o seu conteúdo não será visto) graças aos algoritmos projetados para mostrar as publicações das contas com as quais os usuários mais interagem.

3. Ser muito esporádico

Há valor em aguardar para publicar até que tenha algo relevante para dizer, mas tente espalhar algumas publicações ou crie um calendário editorial que forneça tópicos para que fale de maneira mais consistente. Caso contrário, a falta de relacionamento regular pode fazer com que seu conteúdo fique oculto graças aos algoritmos.

4. Sendo muito regular sobre quando e onde publicar

É possível aproveitar muito a automação, fazendo com que suas postagens agendadas se tornem previsíveis e robóticas. Certifique-se de que o orçamento das redes sociais inclui espaço para gastar tempo em cada plataforma diariamente, interagir, compartilhar o conteúdo de outras pessoas e usar eventos atuais relevantes a seu favor.

5. Publicar em qualquer voz ou tom, para um público não especificado

Saiba com quem está a falar e será mais capaz de criar um tom para comunicar com eles. As redes sociais têm tudo aver conexão – certifique-se de que sua marca tem uma personalidade claramente definida e consistente. E evite ser muito vantajoso no que publica – pode parecer para os seguidores.

6. Apenas medir o sucesso com métricas de vaidade

Essa tática enganosa pode fazer com que continue a utilizar táticas ineficientes de não dar um impulso à sua estratégia, pois as métricas de vaidade não importam, embora elas possam transparecer uma imagem otimista. Saiba o que está a medir e como isso está a contribuir para a sua lucratividade.

7. Não integrar seu marketing de redes sociais com outros esforços de marketing

Tem um blog, promoções regulares, marketing de afiliados ou páginas de destino usados para impulsionar vendas, conversões e tráfego para seu site? Faça a polinização cruzada do conteúdo e combine esses esforços com o que está a fazer nas redes sociais. Mas certifique-se de adaptar as mensagens e a intenção com cada plataforma, ou pode acabar sentindo-se forçado ou fora do lugar.

8. Não investir em promoção paga de redes sociais

Quando está a trabalhar num orçamento para redes sociais, certifique-se de deixar espaço para a promoção paga, para que o seu conteúdo mais importante esteja a receber um envolvimento melhor quando necessário.
No entanto, quando se trata de gastar dinheiro, não se sinta tentado a comprar seguidores ou pagar bots para interagir com o seu conteúdo. Se é autêntico, o envolvimento e o público aparecerão!

O marketing de redes sociais pode ser incrivelmente valioso para as marcas, permitindo que se conecte pessoalmente com os clientes onde eles passam a maior parte do tempo online. Continue o curso com uma boa estratégia e as dicas acima, e você estará no caminho certo para um ROI sério do SMM.

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