Uma das questões que nos é colocada diversas vezes por parte dos nossos clientes, é porque é que a empresa sendo conhecida deve continuar a investir em marketing. Independentemente de ser online e offline.
Resolvemos abordar essa temática de forma a fazê-lo ver que o investimento em marketing é algo que deve ser sempre realizado, independentemente de se tratar de uma empresa top of mind, como é o caso da Coca cola, Nike, Adidas… , ou de ser uma pequena empresa.
Porque é que deve investir em marketing mesmo que a sua empresa seja conhecida?
É importante ter em conta, que todas as grandes empresas que conhecemos hoje em dia, já foram pequenas empresas, como é o caso da Apple criada por Steve Jobs em 1976, e que ninguém dava nada por ela, e hoje em dia fatura mais de 80 milhões de euros anuais.
Embora antigamente investir em marketing fosse algo extremamente dispendioso. já que anúncios de TV, outdoors, mupis… são muito caros, nos dias que correm, é possível criar todo o tipo de campanhas e formas de promoção sem grandes custos.
Assim sendo, as grandes empresas optam por continuar sempre a investir.
Exemplo 1 – O caso da Coca Cola
Um dos exemplos mais claros desse investimento é a Coca Cola. Embora invistam relativamente pouco dinheiro, tendo em conta o seu volume de faturação, a verdade é que é possível ver anúncios desta marca online. Desde o Google às redes sociais, patrocínios de eventos desportivos e na própria TV. Quem nunca viu os anúncios esplêndidos de natal realizados pela marca?
E sabe porque é que o fazem? Porque apesar de serem extremamente reconhecidos, em termos de notoriedade são top of mind em mais de 60% dos casos, existem pessoas que ainda não conhecem a marca e que ainda não experimentaram. As novas gerações, crianças de 4 ou 5 anos, ainda não a conhecem.
Mas, se os anúncios forem entrando nas suas cabeças, quando tiverem idade suficiente irão querer experimentar.
Exemplo 2 – O caso do Booking
Outro exemplo que lhe podemos dar de uma grande empresa que continua diariamente a investir em marketing é o Booking.
Muito provavelmente, quando pensa ir de férias para algum lado, vai precisar de encontrar um local onde ficar certo?
E possivelmente o primeiro lugar onde se lembra de procurar é nesta plataforma.
Embora a nível de SEO a plataforma seja excelente, uma vez que aparece em primeiro lugar para quase todas as palavras chaves relacionadas com alojamento, e de se encontrar na mente das pessoas, esta empresa investe em marketing digital imenso dinheiro.
Não acredita? Pois bem, o Booking, a nível mundial, investe mais de 100.000€ todos os dias em Google Adwords e Remarketing. É verdade! E sabe porque é que o faz?
Fá-lo para garantir que sempre que alguém procura um alojamento, o Booking é o primeiro site que vai ver, tanto em anúncios como em pesquisa orgânica.
Ao ser o primeiro a aparecer, a probabilidade do consumidor clicar nessa página é superior a 90%.
Investir em marketing independentemente do tamanho e notoriedade da sua empresa
Dependendo do tipo de negócio que tenha, existem diversos investimentos em marketing que podem ser realizados e que não precisa de gastar imenso dinheiro (como é o caso dos exemplos que lhe apresentámos anteriormente).
Os exemplos seguintes podem ser implementados sem ter de gastar muito dinheiro:
- Campanhas de Google Adwords, Facebook Ads ou LinkedIn Ads;
- Google Adsense;
- Criação de pop ups em páginas especificas do seu site;
- Email marketing;
- Cursos “gratuitos” através de email;
- Publicação de case studys;
- Marketing de conteúdo;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing;
- Inbound Marketing;
- Criação de e-books;
- Realização de webinars ou cursos online;
- Disponibilização de templates;
- Aposte em infográficos;
Estas são apenas algumas das estratégias que vão permitir que a sua empresa permaneça na mente do consumidor, mesmo quando ele não pensar diretamente em si.
Desta forma, irá fazer com que sempre que ele precise de um produto ou de um serviço que você possa fornecer, ele irá lembrar-se de si, ou você irá aparecer nas pesquisas que ele realizar.
Lembre-se sempre que investir em marketing, no caso de as estratégias serem bem definidas e ajustadas ao objetivo da empresa, é algo que deverá sempre fazer. Isto irá permitir um aumento constante do seu volume de faturação.
Nunca corte neste investimento se quer que a sua empresa seja tão reconhecida para o seu target como as empresas que lhe apresentámos nos exemplos anteriores.