Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

E-commerce: 4 curiosidades sobre esse ramo que você precisa conhecer

  1. Home
  2. Blog
  3. E-commerce: 4 curiosidades sobre esse ramo que você precisa conhecer

 

O e-commerce é uma realidade que cada vez mais faz parte das nossas vidas, não é mesmo? Essa forma de compra e venda online proporciona o benefício do crescimento digital e melhora as relações entre a sua marca e o público-alvo.

Embora não pareça, a história da trajetória do e-commerce apresenta muitas reviravoltas e pontos interessantes! Pensando nisso, a Agência Influência traz até você este artigo em que compartilharemos 4 curiosidades sobre o e-commerce para que conheça os pontos mais interessantes dessa modalidade de comércio e se inspire nos seus cases de sucesso!

1 — Mais antigo do que se imagina

Embora o e-commerce ainda esteja em processo de evolução e abertura de novos mercados, sua história é mais antiga do que imaginamos!

O e-commerce foi inventado em 1979 por Michael Aldrich com o objetivo de possibilitar as transações comerciais online com foco no B2C e B2B.

Para colocar a sua ideia em prática Michael Aldrich utilizou uma TV modificada ligada a um computador via linha telefônica e um sistema com interface de teletexto.

2 — O primeiro site de pedidos

Quem não gosta de uma boa pizza, não é mesmo? Uma receita tão tradicional, mas que também carrega um dos maiores títulos no marco do e-commerce!

A primeira página que aceitava pedidos online foi da famosa empresa Pizza Hut, em 1994. Sua primeira venda registrada pelo seu e-commerce foi uma pizza de pepperoni e champignon com queijo extra.

3 — Que tal vender uma caneta quebrada?

Pode parecer extremamente inusitado, mas, a primeira venda do eBay — um dos maiores sites de leilão do mundo — foi justamente uma caneta laser quebrada! E essa venda foi realizada por ninguém menos que Pierre Omidyars — o fundador desse gigante do ramo de e-commerce.

Ele achou tão peculiar essa compra que resolveu entrar em contato com o comprador para ter certeza de que ele sabia que a caneta estava quebrada. Nesse momento, descobriu que o comprador não somente sabia, mas também colecionava canetas laser quebradas!

A partir desse momento Pierre Omidyars percebeu que seria possível vender qualquer coisa pela internet.

4 — Amazon ou Cadabra?

Certamente você conhece a Amazon — um dos maiores e-commerce e marketplace de todo o mundo. Mas você sabia que a empresa nem sempre teve esse nome?

A empresa fundada por Jeff Bezos foi registrada inicialmente como Cadabra — por remeter a ideia de ser algo mágico, mas, um dos seus amigos sugeriu que mudasse o nome da empresa pelo fato de soar muito parecido com a palavra “cadáver”.

A inspiração do nome Amazon veio de um grande patrimônio natural do Brasil — o rio Amazonas, justamente por ser considerado o maior rio do mundo em extensão e fluxo de água por vazão — o que inspira a empresa a também ser tão gigante quanto esse famoso rio.

Ficou surpreso com essas curiosidades do e-commerce? Embora seja algo presente no dia a dia da maioria da população mundial, muitos não conhecem a fundo os seus principais marcos históricos e peculiaridades.

Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado das novidades do marketing digital. Não deixe de entrar em contacto e conheça mais a respeito dos nossos serviços.

 

Anterior
Como as ferramentas Outbound – AI e Big Data – estão mudando a maneira como as empresas orientam suas vendas
Próxima
E-Commerce de moda: A importância de integrar ao canal de venda
Menu