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Seu e-commerce já realizou testes A/B?

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O mercado de e-commerce é um dos que mais crescem no Brasil. A pesquisa Webshoppers, feita pela E-bit em parceria com a Elo, revelou que o faturamento do setor em 2017 foi de mais de R$ 47 bilhões. Por isso, com tanto potencial para receita e tanta competição que existe no setor, a pressão para o sucesso das empresas é ainda maior. É em função disso que ferramentas e conceitos como os testes A/B são tão importantes. Seu e-commerce já usou esse teste?

O que é o teste A/B?

O conceito do teste A/B é bem simples de entender. Basicamente, ele consiste em dividir o tráfego do e-commerce para duas versões de uma determinada página. Uma é a atual, e a outra é uma versão com as modificações que querem ser testadas. Então, o teste pode medir qual das duas tem um melhor desempenho.

Usá-lo é muito importante, já que esse teste oferece uma resposta prática, que pode ser analisada em números reais, através de clientes reais. É um teste que confirma, ou não, uma teoria. Além disso, como os links são distribuídos de maneira aleatória, a incidência de fatores externos é quase nula.

O uso dos testes deve ser uma prática recorrente, sempre que houver um número suficiente de cliques para que ele seja válido. Diante de qualquer mudança, por praticamente qualquer objetivo, o teste pode ajudar a confirmar a suspeita de que esta é de fato necessária.

Como fazer o teste?

Para fazer o teste, o ideal é que cada elemento seja testado de maneira isolada, de modo que um não comprometa o outro, e que a resposta seja a mais pura possível. Por isso, aqui estão alguns elementos muito importantes para serem testados.

  • Imagens e vídeos: Imagens e vídeos ajudam muito o consumidor a tomar uma decisão. Ambos ajudam a conhecer um pouco mais sobre o produto e a visualizá-lo melhor;
  • Opiniões: As opiniões também são um grande motivador de decisão por parte do consumidor. Porém, não adianta “esconder” as críticas negativas, já que se não houver nenhuma, o sistema perde a credibilidade;
  • Uma proposta de valor coerente: Não é nem um pouco eficiente ter a tela repleta de anúncios sem nenhuma coesão. Isso gera confusão e afasta o usuário. O ideal é escolher uma proposta de valor e seguir com ela;
  • Frete grátis: Um benefício que agrega bastante valor para o cliente. Se a loja ou o produto tem essa característica, ela deve ser destacada o máximo possível;
  • Senso de urgência: A quantidade de desistências no e-commerce é enorme, e são muitas vendas que não ocorrem mesmo com os produtos já no carrinho. Por isso, use elementos que passem a ideia de que o melhor momento para a compra é agora;
  • Um site responsivo: A loja responsiva é aquela que se encaixa perfeitamente no layout de um smartphone. Como grande parte das compras e da navegação é feita online, esse aspecto é ainda mais importante para aumentar o número das vendas.

A importância dos testes A/B

Os testes A/B são fundamentais para verificar todos esses aspectos e diversos outros. Cada e-commerce é único, assim como seu público; por isso, os testes precisam ser feitos de acordo com o que importa para o seu sucesso. Por isso, para saber mais sobre como implementar os testes e como aumentar o sucesso do seu e-commerce, visite o site da Agência Influência.

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