A forma que os consumidores e empresas se relacionam mudou de forma considerável nos últimos anos — um fato que se deve, principalmente, aos avanços tecnológicos e à preferência da conectividade em um ambiente online.
No entanto, essa mudança de paradigma tem transformado a relação entre clientes e empresas em algo mecanizado, sem a devida parcela de interação entre pessoas, ou seja, a percepção das emoções e sentimentos nas relações comerciais tem se perdido em proporções exponenciais.
Contudo, há também a perspectiva que vai em sentido oposto: a realização do bom uso da tecnologia em busca de trazer o sentimento de humanização no processo de vendas.
Pensando nesse contexto, a Agência Influência preparou este artigo em que serão abordadas as principais questões de como a tecnologia pode aproximar clientes e empresas nas suas atividades comerciais de vendas.
Utilização correta do CRM
Os softwares e plataformas de CRM — Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) — são excelentes ferramentas tecnológicas que podem ajudar no processo de humanização das vendas, pois registram todas as informações dos clientes, seus desejos, demandas, experiências nas negociações com a empresa, características pessoais de localidade, renda, escolaridade e muitas outras informações que servem como direcionadores na interação comercial.
Assim, ao utilizar essas informações de forma adequada, essa plataforma proporciona o benefício de tratar cada cliente como único e com atendimento personalizado. Isso transmite o sentimento de que a sua empresa se importa com cada cliente, visto que incorpora fatores e características de humanidade nas vendas e pós-vendas.
Monitoramento das redes sociais
Em complemento ao uso do CRM, as empresas devem utilizar a tecnologia no processo de monitoramento das redes sociais, uma estratégia que também é conhecida como Social Listening.
Essa estratégia busca analisar os perfis individuais, os gostos, as reações diante aos estímulos sensoriais relacionados à visão, aos sentimentos, aos desejos e demais fatores que podem ser relevantes para aproximar as empresas ao seu público de forma humanizada e com direcionamento adequado em cada venda realizada.
Essa abordagem permite conhecer os seus clientes e potenciais clientes de forma mais próxima, pois analisa o seu comportamento de maneira natural no dia a dia.
Tecnologia e análise de mercado
Os consumidores têm se mostrado cada vez mais propensos a buscarem novas alternativas no momento de compra. Ou seja, estão mais flexíveis em realizar negócios com outra empresa que o atenda de forma personalizada em detrimento de uma fidelização sem benefícios.
Por isso, as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial são fundamentais em proporcionar uma relação humanizada nas vendas. Elas traduzem dados em informações relevantes para que as empresas conheçam de forma efetiva os gostos, necessidades e demandas do seu público.
Além disso, essas tecnologias proporcionam o benefício da análise de mercado e a comparação de como a sua empresa conduz o tratamento dos clientes em relação aos seus concorrentes. Essa comparação cria um ambiente de melhoria contínua no relacionamento com o público-alvo que, em consequência, estabelece uma interação nas vendas de forma mais humanizada.
Como você pode perceber, a tecnologia pode (e deve) ser empregada em várias abordagens que proporcionam um ambiente humanizado de vendas, pois isso proporcionará ganho de mercado e empatia com o seu público.
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