+55 11 3198 6122 Bandeira Brasil     +351 308 813 019 Bandeira Portugal
Espanha Reino Unido
Banner image

Como construir um site otimizado para mobile

  • Blog
  • Blog detalhes
29 de março de 2017

Como construir um site otimizado para mobileCada vez mais ter um site otimizado para mobile é imprescindível para que o seu negócio consiga prosperar e alcançar as melhores posições nos diversos motores de busca.

Assim sendo, esta é uma das questões que deve ter sempre em conta, quando constrói um site de raiz ou quando solicita a uma empresa especializada a reformulação do mesmo.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas de como manter ou construir o seu site de forma a que o mesmo seja otimizado para dispositivos móveis. Conheça-as de seguida, e comece desde já a fazer as devidas alterações.

2 dicas para construir ou atualizar um site otimizado para mobile

Depois de o seu site ser criado, ele deve estar acessível em todos os dispositivos (desktop, smartphone, tablet) com a mesma qualidade.

Isso é essencial, uma vez que cada vez mais os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia dos utilizadores, e mais de 65% dos consumidores utilizam os mesmos para fazer compras ou pesquisas online.

Assim sendo, conheça as nossas 2 dicas para construir ou otimizar um site para mobile.

1 – Opte por um tema responsivo

Esta é talvez a forma mais simples e prática de construir um site otimizado para mobile. Antes de construir o seu site, escolha um tema que seja responsivo (existem imensos temas que o são – pode ver essa informação nas especificidades do mesmo). Desta forma, são muito poucas as atualizações que terá de fazer.

É importante salientar, que a aquisição destes temas responsivos, apenas são válidos para softwares de CMS (Software de gestão de conteúdo) como é o caso do WordPress.

2 – Fale com o web designer

Se o seu site é um pouco mais antigo, e foi totalmente construído através de código, uma das formas de ter um site otimizado para mobile, passa essencialmente por falar com o seu web designer (ou com a pessoa que desenvolveu o site) e solicitar que o mesmo altere as seções de código necessárias, de forma a que o mesmo passe a ser responsivo para todos os dispositivos.

É importante que tenha em conta, que em muitos casos, este tipo de adaptação (neste caso em específico) pode ter um custo relativamente alto.

Quais as vantagens de ter um site otimizado para mobile

Ter um site otimizado para dispositivos móveis, é essencial para o correto desenvolvimento do seu negócio. Existem imensas vantagens associadas a este tipo de adaptabilidade. Conheça-as de seguida.

1 – Aumento da notoriedade

O aumento da notoriedade é uma das vantagens, no sentido, em que o site vai ser melhor cotado pelos motores de busca, aparecendo nas primeiras posições (sendo assim visto por um maior número de pessoas).

2 – Aumento de vendas

Consequentemente ao aumento de notoriedade, vai também conseguir aumentar o volume de vendas dos seus produtos ou serviços.

Isso acontece, pois sempre que algum cliente ou potencial cliente fizer uma pesquisa por determinado produto que você tem para vender, o seu site irá ser colocado numa posição bastante mais favorável do que todos os sites que não estejam otimizados para mobile.

3 – Melhora a experiência do consumidor

Outra das vantagens de ter um site otimizado para mobile, é a melhoria na experiência do consumidor. De acordo com vários estudos realizados, se um consumidor aceder ao seu site através de um dispositivo móvel, e nos primeiros segundos não encontrar aquilo que necessita, há 61% de hipótese de ele desistir e procurar a informação noutro site.

Em contrapartida, se ele gostar do site e a sua experiência for positiva, há 67% de hipóteses de ele adquirir o seu produto ou serviço.

4 – O mobile encontra-se em crescimento

De acordo com diversos estudos realizados, mais de 92% dos consumidores portugueses acedem diariamente à internet através do telemóvel, e mais de 65% utiliza o mesmo para fazer compras online ou procurar por diversos produtos ou serviços que necessitem.

Estes dados, quando comparados com anos transatos são bastante elevados, e demonstram que o mobile está cada vez mais a ser utilizado pelos portugueses.

Agora que já sabe como construir um site otimizado para mobile e quais as principais vantagens do mesmo, verifique através de ferramentas como o Google Developer se o mesmo está ou não otimizado.

Não se esqueça que pode estar neste momento a perder dinheiro por não ter esta atualização realizada.

Se necessitar de algum tipo de análise ao seu site, a criação ou reformulação do mesmo, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer tipo de esclarecimento adicional.

 

Close Bitnami banner
Bitnami