Como delinear uma estratégia de marketing para o Portugal 2020

  1. Home
  2. Portugal 2020
  3. Como delinear uma estratégia de marketing para o Portugal 2020

Como delinear uma estratégia de marketing para o Portugal 2020Muitas empresas, quando recorrem aos programas de financiamento do Portugal 2020, necessitam de criar uma estratégia de marketing, de forma a que consigam levar a cabo os objetivos indicados no decorrer do projeto.

Uma grande maioria das empresas, que opta por candidaturas a programas de Internacionalização ou mesmo de Qualificação ou Inovação, têm como principal intuito promover um aumento de vendas de forma bastante considerável.

Assim sendo, é importante que recorram a uma empresa que os ajude de forma sustentada a criar um plano de marketing, um plano de comunicação e que ainda ajude a implementar todas as ações que tiverem sido delineadas.

Hoje iremos explicar-lhe, quais são os pontos essenciais onde deve focar a sua estratégia de marketing, e como é que podemos ajudá-lo nesse sentido.

Estratégia de marketing para o Portugal 2020

Aprovar uma candidatura ao Portugal 2020 nem sempre é uma tarefa simples, no entanto, dependendo do tipo de projeto, saiba que agora vai ter de implementar diversas estratégias que já foram (na grande maioria das vezes) delineadas ou ponderadas.

Conheça de seguida as principais estratégias de marketing online onde deve focar os seus esforços.

1 – Ter um site apresentável

O site é a sua porta de entrada no mundo digital. Assim sendo, este é um dos primeiros pontos onde deve focar toda a sua atenção.

Se o seu site é antigo, um dos pontos que deve constar na elaboração da sua estratégia digital é a reformulação do mesmo.

Esta deve ser feita a nível de design, mas também a nível de BackOffice, pois dessa forma o mesmo será totalmente otimizado a nível de SEO (parte técnica e parte escrita), facilitando a colocação do mesmo nas primeiras páginas dos motores de busca.

Lembre-se sempre, que se os seus clientes não gostarem do site, se o mesmo for lento, ou se não for responsivo, as probabilidades de lhe solicitarem um orçamento ou de fazerem uma compra, desce quase 60%.

2 – Publicidade online

A publicidade online é sem dúvida uma das componentes essenciais à sua estratégia de marketing para o Portugal 2020.

Como é óbvio, a grande maioria das empresas não sabe como proceder à implementação deste tipo de campanha, sendo por isso essencial a subcontratação de empresas especializadas.

Neste âmbito, é sempre aconselhável a realização de campanhas de google Adwords (através da rede display e search), campanhas de Facebook Ads, e em alguns casos também de LinkedIn Ads.

Estas três são essenciais para que você possa estar presente sempre que os seus (potenciais) clientes procuram por informações relativas ao seu negócio.

3 – Gestão de Redes Sociais

Cada vez mais as redes sociais são uma forma direta de comunicar com os seus clientes, potenciais clientes e seguidores, sendo por isso de extrema importância, apostar neste tipo de estratégia de marketing.

Na Agência Influência tratamos de toda a gestão das redes sociais mais utilizadas pelas empresas (Facebook e LinkedIn), criando e gerindo toda a estratégia de forma a que as suas vendas sejam suportadas pelas mesmas.

É essencial que haja uma gestão cuidada e diária, de forma a ser possível estar presente na altura certa, atingindo o target correto (aumentando o volume de vendas através da interação e comunicação direcionada).

Lembre-se sempre que os consumidores gostam de se sentir acompanhados e de obter respostas céleres às questões que colocam. Se você não estiver presente e não responder, é provável que os potenciais clientes vão há procura de informação à concorrência.

4 – Google

Cada vez mais o Google é o maior potenciador de vendas. Estar nas primeiras posições é essencial para que o seu site ganhe maior visibilidade e notoriedade.

Estes dois fatores são essenciais para alavancar qualquer tipo de negócio, pois nos dias de hoje, se não estiver na primeira página dos motores de busca, é como se o negócio nem sequer existisse.

Trabalhamos com a produção dos melhores conteúdos de forma a que tudo seja otimizado para SEO, permitindo-lhe situar-se nas melhores posições.

Como é óbvio, este acaba por ser um trabalho demorado, mas cujos frutos são colhidos a médio/longo prazo.

5 – Geração de leads

Outra das questões essenciais numa estratégia de marketing para o Portugal 2020, passa em grande escala pela angariação de leads (dependendo do negócio, e essencialmente se o mesmo for para o mercado B2B – Business to Business).

Connosco, pode ter a certeza que todos os esforços realizados vão ser compensados, já que abordamos a criação das mesmas através das mais diversas estratégias de marketing digital, nomeadamente através de campanhas de email, re-targeting, gestão de conteúdo e redes sociais e campanhas de marketing voltadas para a venda.

Esta geração de leads, poderá sempre ser realizada através de um formulário, sendo que o resultado é facilmente mensurável no primeiro mês de atividade.

6 – Planeamento das campanhas

Em Portugal, é ainda comum que as empresas planeiem a sua estratégia de marketing (ou mesmo do próprio negócio) a curto/médio prazo (ou seja, entre uma semana a 3 meses).

No entanto, quando falamos em gestão de campanhas que são implementadas no decorrer de um projeto do Portugal 2020, as mesmas têm de ser realizadas com prazos de 2 anos (que é o tempo máximo de duração de um projeto).

Assim sendo, a Agência Influência, ajuda a planear as datas, objetivos e realizar toda a implementação e monitorização das estratégias que vão sendo criadas.

Pois contrariamente ao que inúmeros empresários ainda pensam, uma estratégia de marketing para ser eficiente, tem de ser realizada com datas próprias e de acordo com os objetivos estipulados.

Se optar por fazer hoje uma campanha de Adwords, daqui a três meses uma campanha de Facebook Ads e passados seis meses resolve publicar um artigo de forma pontual, não vai ter de todo os resultados esperados.

Acredite no que lhe dizemos, pois trabalhamos nesta área de atuação há já imensos anos, e ajudámos imensas empresas a posicionarem-se corretamente online, aumentando de forma constante o seu volume de vendas.

Agora que já sabe 6 dicas de como delinear a sua estratégia de marketing para o Portugal 2020, não hesite em contactar-nos, que poderemos dar-lhe toda a assistência na criação e planeamento da estratégia, como também na sua execução constante, de forma a que cumpra os objetivos que delineou para a sua empresa.

Salientamos ainda, que atualmente se encontram abertas as candidaturas para o Programa de Internacionalização. Solicite-nos um contacto de forma a que possamos tratar da elaboração da sua candidatura com a maior brevidade e qualidade.

Tags:
Anterior
Quais as principais vantagens de ter um site em WordPress
Próxima
Tudo o que precisa saber sobre Inbound Marketing
Menu