Uma das questões mais colocadas pelos nossos clientes passa por saber como fazer um anúncio no Facebook que tenha sucesso e que além da sua notoriedade aumente as suas vendas de forma progressiva.
Pois bem, de forma a esclarecer algumas questões importantes, resolvemos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a vender no Facebook de forma muito mais eficiente. Saiba tudo de seguida.
Anúncio no Facebook – Saiba como usar esta rede social para vender mais
Cada vez mais vender no Facebook é uma alternativa para milhares de empresas nacionais, uma vez que com um pequeno budget é possível alcançar um grande volume de vendas e angariação de potenciais clientes.
No entanto, é importante salientar que o Facebook não é apenas posts, interações e likes. Na verdade, trata-se de uma ferramenta muito poderosa que permite às empresas segmentar os seus anúncios de forma a alavancar as suas vendas.
Conheça de seguida algumas dicas para ter um anúncio no Facebook que lhe dê retorno.
1 – Conheça bem o gestor de anúncios
De forma simples, o gestor de anúncios é o local onde irá desenvolver os seus diversos anúncios, que podem depois ser exibidos nos feeds de noticias tanto através do computador como no telemóvel.
É importante salientar que o conteúdo é redirecionado de acordo com o comportamento dos utilizadores desta rede social, ou seja, o Facebook determina qual o melhor público-alvo para segmentar o seu anúncio, baseado em páginas que as pessoas gostam, links que clicam, informações demográficas e localização.
É também muito importante que faça a devida configuração da sua conta de anúncios. A configuração da mesma é bastante simples, e basta fazer o seguinte:
1 – Clique na seta para baixo no canto superior direito da página do Facebook;
2 – De seguida clique em “Criar anúncio” no menu suspenso;
3 – O Facebook irá solicitar-lhe a criação de uma conta com o Facebook Ads.
É importante salientar que essa conta será o local onde irá gerir todas as suas campanhas publicitárias, sendo que poderá também através dela analisar diversos dados associados ao desempenho da mesma.
2 – Analise os objetivos que quer alcançar
De forma simples, você vai querer utilizar o anúncio no Facebook como forma de levar os seus potenciais clientes a envolverem-se mais com a sua marca.
A partir do momento em que um utilizador gosta da página da sua empresa, ele vai começar a interagir com a mesma através de posts, comentários ou likes.
De seguida o seu intuito será fazer com que o mesmo visite também o seu site, usando para isso uma das diversas segmentações de anúncios.
3 – Analise os anúncios de acordo com os seus objetivos
De forma simples existem três tipos gerais de anúncios (fase de conscientização, a etapa de consideração e a fase de conversão), que se enquadram em diferentes objetivos de marketing.
Os tipos de anúncios do Facebook e os seus diferentes objetivos são os seguintes:
- Fase de consciencialização:
- Aumentar a interação com os seus posts (aumente os gostos e comentários nas suas postagens)
- Promover a sua página (faça com que mais pessoas gostem da sua página)
- Alcançar pessoas perto da sua empresa
- Aumentar a notoriedade da marca
- Etapa de consideração
- Enviar pessoas para o seu site
- Obter instalações da sua aplicação
- Aumentar o número de pessoas que vão participar no seu evento
- Obter visualizações de vídeo
- Angariar leads para a sua empresa
- Fase de conversão
- Aumentar as conversões do seu website
- Aumentar o envolvimento na sua aplicação
- Faça com que as pessoas reivindiquem a sua oferta
- Promover um catálogo de produtos
É importante salientar que dentro de cada uma destas tipologias de anúncios, as mesmas podem ser aplicadas em diferentes canais: desktop, feed de notícias no Facebook, na aplicação para telemóveis, Instagram…
4 – Analise bem o seu target
A regra fundamental para ter sucesso a criar um anúncio no Facebook é simplesmente conhecer os seus clientes. De forma a descobrir quem são os mesmos, deve responder de forma sincera a 4 simples perguntas.
- O que estou a vender?
- Quem vai comprar?
- Qual é o meu perfil de cliente?
- Quais são os atributos exclusivos de meus clientes?
Depois, analise os diferentes tipos de anúncios existentes no Facebook, assim como qual o seu principal objetivo com a realização de determinado anúncio, e comece a juntar todas as peças.
Lembre-se sempre que uma correta segmentação dos clientes e a definição concreta dos seus objetivos é o que vai ditar o sucesso de todos os seus anúncios.
Frisamos ainda que as opções de segmentação podem ser definidas em torno de uma combinação aparentemente interminável de dados disponíveis nos utilizadores do Facebook, incluindo:
- Idade
- Género
- Localização
- Interesses
- Entidade patronal
- Título do trabalho
- Perfil de consumidor
- Sistema operacional do telemóvel
- Status de seguro
- Histórico de crédito
- Língua
- Palavras-chave…
Lembre-se que os nichos de mercado são formas mais simples de conseguir ter sucesso no Facebook. Assim sendo, segmente os seus anúncios através de vários nichos com interesses comuns. Desta forma é mais simples ser bem-sucedido.
5 – Tenha em conta o que deve estar incluído num anúncio no Facebook
Se quer vender no Facebook, é importante que tenha em conta que um anúncio correto envolve 6 elementos essenciais, que vão ajudar a que o mesmo tenha um elevado impacto no seu público alvo. Os elementos que não podem faltar são os seguintes:
5.1 – Nome da empresa
Deve utilizar o mesmo nome que usa na sua página de negócios do Facebook. O nome da empresa irá aparecer em negrito, seguido da palavra “patrocinado”, que o Facebook coloca como forma de informar os consumidores que se trata de uma mensagem publicitária.
5.2 – Corpo do texto
É importante que saiba que tem aproximadamente 155 caracteres para transmitir a sua mensagem ao criar seu anúncio no Facebook Ads Manager. Por isso pondere bem no que irá escrever, devendo a mesma ser simples e impactante.
5.3 – Imagem
Tenha em conta que num anúncio de Facebook a imagem ocupa a maior parte do espaço, sendo por isso essencial a sua escolha.
Opte sempre por imagens impactantes e que transmitam uma sensação feliz (a não ser que seja uma agência funerária e nesse caso é mais complicado uma imagem feliz).
5.4 – Título
Os títulos dos anúncios estão a negrito e o seu tamanho é aproximadamente de 25 caracteres, sendo por isso essencial o seu uso correto.
5.5 – Descrição do Link
Utilize esta descrição para permitir que as pessoas que visualizam o seu anúncio saibam o que obterão quando carregarem no link que incluir. Lembre-se que esta é a última hipótese para uma mensagem de venda.
5.6 – Link
Lembre-se de colocar sempre um link direto para o objetivo daquele anúncio que criou para vender no Facebook. Se a ideia é que o consumidor descarregue um e-book, por exemplo, crie uma landing page específica. Não o faça andar no seu site à procura daquilo que lhe ofereceu.
A hipótese é que ele desista e não volte sequer a abrir nenhuma publicação sua (patrocinada ou não).
Agora que já sabe como criar um anúncio no Facebook que seja bem-sucedido, está na hora de começar hoje mesmo a verificar e analisar tudo aquilo que tem feito até agora.