Fidelizar clientes é o objetivo das empresas, para conseguirem aumentar o seu volume de faturação.
Contudo, os empresários sabem que nem sempre é simples esta tarefa. Desta forma, hoje iremos dar-lhe uma ajuda, e indicar-lhe algumas estratégias de marketing digital que poderá implementar.
Descubra-as de seguida.
Quer fidelizar clientes com marketing digital? Implemente estas estratégias
É importante ter em conta que o marketing digital não serve apenas para angariar novos clientes. Existem imensas estratégias e ações que o podem ajudar a fidelizar os seus clientes atuais. Hoje indicamos-lhe quais.
1 – Email marketing
Uma boa forma de manter um bom relacionamento com os seus clientes é através do email marketing.
Para isso é, importante que crie uma base de dados segmentada, e que a vá alimentando diariamente.
Desta forma, sabe que todos os clientes para quem enviar emails, vão conhecer a sua empresa e estão mais propensos a abrir o email e verificar quais as novidades que tem para lhes dar.
Uma dica essencial (e que muito empresários ainda fazem) é que não deve nunca comprar bases de dados de emails de clientes. Isso vai comprometer a taxa de abertura dos seus emails, e poderá facilmente ver os seus emails a serem enviados para a caixa de spam.
2 – Utilize o marketing de conteúdos
Não existe forma mais simples e efetiva para (angariar) fidelizar clientes que o marketing de conteúdos.
Este é um dos principais responsáveis pelo excelente desempenho financeiro dos negócios online, e isso pode ser comprovado através de diversas métricas de análise.
Selecione assuntos que os seus clientes pesquisam nos motores de busca, faça questionários para analisar as suas principais dúvidas, entre outras.
Em seguida, compile as informações e esclareça os seus clientes. Lembre-se que um cliente esclarecido tem menos barreiras à compra que um cliente que ainda tem imensas dúvidas sobre os seus produtos ou serviços.
3 – Aproveite as redes sociais
Uma das melhores formas de manter a sua empresa ativa, ganhar notoriedade e ainda fidelizar clientes são as redes sociais.
Estas plataformas, permitem não só que a sua mensagem seja entregue diretamente aos destinatários, como também possibilitam a interação e consequentemente a construção de um relacionamento.
Converse, responda a comentários, ajude e apoie. Resumindo, crie um relacionamento com os seus clientes.
As redes sociais, muitas vezes são tão eficientes na venda como sentar-se a uma mesa para conversar com o cliente. Nenhuma empresa pode perder essa oportunidade para fidelizar a clientela, concorda?
4 – Dê visibilidade aos clientes
Todos nós gostamos de ser valorizados certo? Pois bem, existem diversos negócios que inspiram a partilha de fotografias, comentários e diversos outros tipos de ações por parte do consumidor.
Assim sendo, porque não aproveitar todas as partilhas dos seus clientes e dar-lhes a visibilidade que eles merecem?
Os clientes ao serem ouvidos, sentem-se parte de algo muito maior, e têm tendência a fidelizar-se a uma marca que os ouve e se preocupa com eles.
Incentive avaliações e estude formas de transformar algumas delas em testemunhos para o site oficial.
Contudo, lembre-se sempre de pedir autorização para partilhar as informações no seu site.
5 – Programas de fidelização e vantagens
Cá entre nós: quem não gosta de se sentir diferenciado e bem tratado? Exatamente por isso, a sua empresa pode utilizar essa característica inerente a praticamente qualquer pessoa para fidelizar clientes!
Dentro desse contexto, a criação de programas de fidelização e vantagens pode ser a estratégia certeira.
No entanto, é importante frisar que qualquer programa de fidelização ou clube de vantagens tem que ser capaz de oferecer benefícios reais às pessoas.
Esqueça a história de presentear os clientes fiéis com porta-chaves, produtos sem utilidade ou descontos muito reduzidos nas compras.
Crie algo que seja realmente interessante para o cliente e que o estimule a ser efetivamente fiel à sua marca. Pode ser através da acumulação de pontos a cada compra — que podem ser trocados por produtos da loja — ou oferecendo descontos reais e significativos por cada X euros gastos. Use a imaginação e agrade verdadeiramente o seu cliente!
Outro ponto interessante pode ser a realização de uma área VIP, para os clientes especiais, aqueles que dão efetivamente muito retorno financeiro à sua loja. Essas pessoas, podem ter descontos extra, acesso a conteúdos exclusivos, ou qualquer outra vantagem que você ache importante.
Como pode ver, fidelizar clientes não é algo impossível nem muito complicado nos dias que correm. O importante é que se centre acima de tudo no cliente e na verdadeira satisfação das suas necessidades enquanto consumidor.
Se não tiver uma equipa interna com os conhecimento para implementar uma estratégia deste género, uma boa alternativa é a contratação de um Agência de Marketing Digital, com uma equipa especializada.