Como planear orçamento para as campanhas de marketing digital

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Como planear orçamento para as campanhas de marketing digitalCada vez mais os empresários apostam na realização de campanhas de marketing digital. Contudo, a verdade é que a grande maioria não sabe ao certo como é que o orçamento para essas campanhas deve ser planeado.

Hoje iremos abordar essa questão, explicar-lhe como é que deve planear o seu orçamento e dar-lhe um exemplo prático de aplicação de orçamento.

Campanhas de marketing digital – Como planear o seu orçamento

A verdade é que nos dias que correm o marketing digital é a principal estratégia de comunicação existente. As suas principais vantagens passam pelo custo-benefício e pela capacidade de identificar e corrigir desvios de forma mais célere.

Contudo, existe um detalhe muito importante: investir em campanhas patrocinadas é pré-requisito para obter de sucesso.

É importante salientar,  que os exemplos que lhe iremos dar hoje são exatamente isso, um exemplo. Deve sempre ajustar valores e tipos de campanhas às reais necessidades da sua empresa.

Desta forma, tenha em conta que existem 5 passos nesse sentido. Os mesmos são:

  1. Definição do objetivo
  2. Escolha das redes a utilizar
  3. Definição do público-alvo
  4. Definição das campanhas
  5. Definição de orçamento

Iremos de seguida abordar então os passos indicados.

1 – Definição de objetivos

Cada empresa tem os seus próprios objetivos e a definição dos mesmos é essencial de forma a que consiga alcança-los com a criação correta do orçamento das campanhas de marketing digital.

Algumas das questões que deve colocar para começar a implementar a sua estratégia são:

  • Quais produtos ou serviços serão abordados
  • Diferencial que será explorado
  • Uma breve descrição de público-alvo
  • Qual será a estratégia de comunicação

2 – Escolha das redes a utilizar

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem e devem ser implementadas. Contudo, cada empresa é diferente e a escolha deve ser realizada de forma consciente e adaptada aos objetivos.

Desta forma, algumas das opções que pode seriamente ponderar são:

  • Publicidade no Facebook;
  • Publicidade no LinkedIn;
  • Banners publicitários;
  • Google AdWords – Pesquisa
  • Google AdWords – Shopping
  • Google AdWords – Display
  • Google AdSense;
  • Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
  • Publicidade em blogs;
  • Links de redireccionamento externo;
  • Mobile advertising;
  • Email marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Remarketing;
  • Inbound Marketing;
  • Produção de conteúdos (em blog próprio ou de terceiros);
  • Criação de e-books;
  • Realização de webinars;
  • Disponibilização de templates;
  • Aposte em infográficos;
  • Publique pesquisas, estudos e case studys;
  • Realize cursos via email;
  • Revistas digitais;
  • Pinterest;
  • Grupos no Facebook…

3 – Definição do público-alvo e das personas

Todas as campanhas devem ter um determinado público-alvo e de forma a criar uma campanha de marketing digital de sucesso é importante que saiba (e conheça) o seu.

Depois desse passo, deve criar a sua persona (são personagens fictícios criadas para representar os diferentes tipos de utilizadores dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido).

3.1 – Criação da persona

Selecione ou crie uma ou duas personas que se adequem ao seu tipo de negócio. Um exemplo prático para uma loja de roupa em Portugal pode ser o seguinte.

  • Filipa Lourenço
  • 28 anos
  • Casada
  • Marketeer
  • Faz desporto, adora ler e trabalha numa grande empresa
  • Veste-se bem todos os dias para ir trabalhar e adora o conforto e versatilidade.

3.2 – Criação do público-alvo

Segmente faixas de público-alvo de forma a encontrar as personas. Utilize o planeador de público do Facebook (por exemplo), assim já vai ficar com esta parte pronta e terá o número de pessoas que ser quer atingir.

Público-alvo 1 – Mulheres que fazem desporto e trabalham fora

Mulheres, com idade entre os 20 e os 50 anos, que moram em Portugal, seguem páginas de desporto e de marcas de roupa (Zara, Mango…) e que trabalham fora de casa.

Target = 25.000 pessoas (é um exemplo)

Público-alvo 2 – Os seus maridos ou namorados

Homens, com idades entre 25 e 52 anos, que moram em Portugal, que tenham interesse em desporto e que gostem de marcas de roupa.

Target = 20.000€

E sim, é importante incluir os homens neste tipo de campanha, pois muitas vezes não sabem o que hão de oferecer como prenda de anos ou de natal…

4 – Definição das campanhas e orçamentos das campanhas de marketing digital

Por fim, é essencial que consiga distribuir a verba pelas estratégias e públicos selecionados.

Como é óbvio, o ideal seria ter um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é impossível no mundo real.

Todas as empresas têm as suas limitações, e usam aquilo que efetivamente podem.

Suponha que o seu orçamento mensal é de 500€ (10% do seu volume de faturação mensal) para um mês de campanha.

  • Google Adwords

Para esta ferramenta, e tendo em conta o enorme potencial de procura para diversos tipos de peças de roupa, o ideal seria aplicar 50% do orçamento (ou seja, 250€).

  • Campanha Facebook

A mesma tem de ser dividida pelos dois públicos-alvo definidos. Assim sendo, teria algo como:

Público-alvo 1 – Mulheres que fazem desporto e trabalham fora – Tentar alcançar 30% do target

Desta forma, o valor a implementar na sua campanha seria de 75€

Público-alvo 2 – Os seus maridos ou namorados – Tentar alcançar 10% do target

Desta forma, o valor a implementar na sua campanha seria de 17,5€

  • Publicação de um artigo no blog sobre melhores roupas para correr

Para publicitar o artigo nas redes sociais, poderá investir cerca de 60€, de forma a alcançar o maior número de pessoas, que tenham interesse em desporto.

  • Remarketing

O restante valor do seu orçamento (97,5€) pode ser implementado em remarketing, de forma a alcançar todas as pessoas que visitem o seu site e não comprem nada.

Como vê, este é apenas um exemplo, e o mesmo tem sempre de ser adequado aos seus objetivos e à realidade da sua empresa.

Contudo, embora possa obter resultados logo nos primeiros dias, tenha em conta que as campanhas de marketing digital devem ser feitas de forma contínua de modo a que conseguia mensalmente aumentar os valores faturados e o volume de vendas.

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