Como trabalhar o marketing interno na empresa?

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Como trabalhar o marketing interno na empresaNos dias que correm, são muitas as empresas que separam o marketing interno da sua empresa do marketing externo. Contudo, é essencial que perceba que os seus colaboradores são um reflexo da mesma, logo as comunicações internas e externas devem estar alinhadas.

Ou seja, a sua empresa deve apostar internamente no desenvolvimento de estratégias de marketing e na melhoria do ambiente interno, de forma a que a imagem que é transmita através do marketing externo seja coerente.

Iremos explicar-lhe de seguida um pouco melhor.

É importante trabalhar o marketing interno na sua empresa

Todas as empresas devem ter implementadas estratégias de marketing corporativo, sendo que as mesmas dividem-se em marketing interno (aquele que é trabalhado dentro da empresa) e marketing externo (o que é realizado para atrair clientes).

De forma simples, podemos dizer que o marketing interno (também conhecido como endomarketing) é a comunicação interna da empresa, e que se preza pelo relacionamento interpessoal, pela disseminação da cultura empresarial e pelo fluxo de informações.

Desta forma, todos os seus colaboradores podem emitir livremente as suas opiniões, sendo ouvidos pelas equipas de chefia e pelos responsáveis pela implementação de novas estratégias.

Frisamos, que nos dias que correm são poucas as empresas que apostam no marketing interno como estratégia de desenvolvimento, e isso é um erro.

De seguida apresentamos-lhe algumas estratégias de marketing interno que podem ajudar a sua empresa. Conheça-os.

1 – Crie canais de comunicação interna

Quando existe liberdade dentro de uma empresa para que todos possam dar livremente a sua opinião sem medo de serem julgados, vão muitas vezes existir ideias que de outra forma não iriam aparecer.

Assim sendo, ao criar canais de comunicação interna, vai dar oportunidade aos seus colaboradores de serem ouvidos. Além disso, podem utilizar estes canais para os informar de alterações ou solicitar opiniões sobre determinado tema.

2 – Estimule o feedback

A realização de questionários online ou maneiras mais tradicionais, como distribuição de flyers, permitem avaliar pontos fortes e fracos de uma empresa pelos olhos de alguém que a conhece bem.

Cada resposta recebida pode ser transformada em informação valiosa, que você pode posteriormente estudar e transmitir a uma parceira externa.

Desta forma, vai existir continuamente uma melhoria na empresa, e consequentemente essa melhoria vai ser transmitida aos (potenciais) clientes, aumentando a confiança e as vendas.

3 – Interaja com a sua equipa

Existem empresas com muitos colaboradores que trabalham em áreas completamente distintas e muitas vezes nem se conhecem.

Assim sendo, incentive os seus colaboradores com atividades que promovam interação entre eles e que possam fortalecer a relação interna entre todos os setores da empresa.

4 – Organize palestras e reuniões

Quando estiver a desenvolver um novo projeto, uma boa forma de obter informações é realizar por exemplo palestras ou reuniões que ajudem a obter ideias ou novas formas de comunicação/implementação de estratégias.

Acredite que se todos os seus colaboradores estiverem empenhados no desenvolvimento da empresa, vai ouvir sugestões muito variadas e que podem facilmente ser implementadas.

As mesmas vão aumentar não só a eficácia da equipa de vendas como vão ajudar a equipa de marketing a desenvolver ações essenciais.

5 – Seja coerente

A verdade é que muitas organizações não praticam aquilo que pregam.

Veja por exemplo, uma empresa que seja vista pelo consumidor como jovial, com um espírito inovador, que prima pelo contacto direto com o cliente, não pode pedir aos seus funcionários que andem diariamente de fato e gravata. Isso não se enquadra.

Deve sempre ter em conta que para a comunicação externa da sua empresa ser eficiente, deve começar por ter uma comunicação interna de excelência.

Lembre-se que os seus colaboradores são a cara da empresa, e são eles que vão transmitir a sua mensagem aos seus potenciais clientes.

Como pode ver, é importante para a sua empresa que todas as ações de marketing, sejam elas internas ou externas, sejam valorizadas.

Só desta forma é que a sua empresa vai conseguir efetivamente alcançar uma maior notoriedade e credibilidade no seu mercado de atuação, aumentando as vendas de forma constante.

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