Os bots são robôs programados para prestar um atendimento automatizado a fim de deixar a experiência do usuário no seu site mais interessante e assertiva.
Os bots podem ser utilizados em diferentes situações como, esclarecer dúvidas rapidamente, agilizar as interações com o usuário, dar orientações, distribuir ofertas complementares e filtrar problemas mais urgentes para serem encaminhados aos responsáveis.
É uma excelente ferramenta que se bem utilizada traz ótimos resultados.
Veja abaixo o que mais o bot pode fazer pelo seu e-commerce:
Otimizar a demonstração de produtos
Durante o atendimento, o lead informa qual produto está procurando. Conforme ele vai explicando as características e preferências do que procura, o bot vai afunilando as opções para as mercadorias ou serviços que mais se encaixam na expectativa do cliente. Dessa forma, você entrega exatamente os produtos que o consumidor quer.
Apoio na navegação
O bot acompanha a navegação do cliente pelo seu site. A partir das preferências informadas por ele, o bot tem autonomia para direcioná-lo para as páginas que sejam do seu interesse. Desta forma a experiência de navegação do cliente fica muito mais rápida, simples e agradável.
Reconhecimento e compra
Existem nichos de mercado em que a recompra é extremamente relevante. Os bots podem “treinar” seus assistentes para reconhecer clientes recorrentes. Assim, quando ele entra no site, recebe uma oferta para repetir a compra anterior ou complementá-la com produtos relacionados.
Agilizar a compra e evitar o abandono do carrinho
O grande desafio do e-commerce é driblar a taxa de abandono dos carrinhos.
Um chatbot bem programado pode ajudar a contornar esse problema acompanhando a jornada do cliente e intervindo naquelas etapas do processo de vendas que apresentam as taxas mais altas de abandono.
Assim, o cliente pode sentir-se mais seguro e bem informado, além de bem atendido, o que aumentará as chances da compra ser concretizada.
Checkout
Na etapa de finalização do pedido, o bot pode disponibilizar outros produtos ou serviços relacionados que possam interessar ao consumidor.
Consultando a base de dados, ele sabe exatamente o que mais pode oferecer àquele cliente e ainda utiliza recursos como mapas para facilitar a localização, envio de imagens, vídeos e outros para tornar a oferta ainda mais atraente e novamente aumentar as chances de conversão.