Condutas do Google Ads: 7 dicas para melhorar seu desempenho

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Em dezembro de 2021 o Google lançou um tipo de campanha de metas, a Performance Max. Com algumas novas ferramentas, como o acesso do inventário do Google Ads em um só lugar, vídeos gerados automaticamente e expansão de URL, será que vale a pena investir na plataforma?

Vantagens e contras 

A proposta é que, para quem tem metas de publicidade e conversão, o Google Ads é essencial para vendas on-line e geração de leads. Mas há um certo receio de quem já usou a plataforma. Isso porque é preciso ter um acompanhamento de conversão sofisticado configurado, tornando a ferramenta, digamos assim, de não tão fácil manuseio. Além disso, para que a plataforma aprenda a gerar os dados que você precisa, você deve estar preparado para meter a mão no bolso e investir. A campanha permite que você encontre mais clientes que geram mais conversões, já que a Performance Max alcança novos segmentos de clientes com a combinação utilizada de intenções e preferências deles, tudo em tempo real; atrair consumidores em todos os canais do Google; contatos mais valiosos que fazem com que os clientes façam uma conversão; e um modelo de aprendizado da campanha que faz com que anúncios, público-alvo e combinações de criativos sejam mais precisos.

Sabendo o que a campanha oferece e quais os contras, agora podemos falar como fazer com que o desempenho da ferramenta alcance níveis excelentes!

10 dicas que você deve seguir

#1 Qualifique seu lead

Um erro comum é deixar a campanha de geração de leads de lado, não qualificando a conversão. Apesar de ser uma falha no sistema, é importante acompanhar de perto, já que o Performance Max depende da automatização de lances e segmentação. Por isso é importante investir em ferramentas de conversão mais aprimoradas.

#2 Crie subconjuntos de dados no Google Ads

Deixar com que a máquina dê conta de tudo pode ser um erro. O Performance Max ainda não disponibiliza todos os relatórios de forma precisa, então criar um segmento é uma ótima opção. O segmento nada mais é que um  subconjunto de dados do Google Analytics. Esses subconjuntos são compostos por usuários com preferências em comum. Com isso, você terá informações detalhadas sobre os dados, podendo entender seu público e como direcionar as campanhas.

#3 Utilize vídeos 

Para conseguir configurar seu público-alvo, é preciso utilizar todos os formatos que o Performance Max opera. Por isso é importante, além de fotos, textos e imagens, alimentar seus relatórios com vídeos. Apesar de ser trabalhoso, é um item obrigatório na ferramenta. Ou seja, diferente da Rede de Display, aqui você não tem para onde correr. Hoje a internet oferece muitas opções gratuitas de edição de vídeo, então vale a pena dar uma estudada.

#4 Configure a localização 

É importante que você se atente a segmentação por local. Essa parte da campanha ajuda a dar um recorte de qual região você quer atingir com o seu anúncio. Mas atenção, há duas possibilidades. A primeira trata da localização por presença, que é justamente usar a geolocalização dos lugares que você quer atingir. A segunda é a localização por presença e interesse, que quebra as barreiras geográficas e alcança clientes perto ou que tem relevância para a campanha. Essa parte é importante para saber onde está gerando tráfego.

#5 Indique sua audiência

Quando você coloca quais públicos você quer atingir em suas campanhas, o Performance Max entende que tipo de usuário ele deverá atingir. Com isso, o Google Ads começa o trabalho de entregar conteúdo para esse segmento. Ou seja, você é quem irá guiar em qual direção a campanha deve ir. Como um tempo, o Performance Max começa a andar sozinho, coletando dados e compreendendo quais os outros usuários, que não estão no seu conjunto, ele deve atingir.

Mas antes disso você deve adicionar dois tipos de público alvo: público personalizado ou remarketing. O personalizado é com base nas metas e palavras chaves da campanha. O remarketing serve para atingir pessoas que já tiveram contato com a sua empresa, seja por site ou qualquer outro canal.

 #6 Fique de olho nos Insights 

Apesar da reclamação da falta de transparência nos dados, acompanhar a aba insights não deixa de ser indispensável. Depois de um tempo que a sua campanha esteja rodando, você poderá conferir em categorias de pesquisa e segmentos de público qual foi o melhor desempenho.

#7 Tenha cuidado com o seu Merchant Center

O Merchant Center é a ferramenta que ajuda você a transformar suas informações da sua loja ou produtos para o Google, tornando eles disponíveis aos clientes quando eles fizerem alguma busca. Se você conectar o Merchant Center ao Performance Max, a campanha usará todas as informações fornecidas ao Merchant, seja texto, título ou fotos, para criar anúncios, duplicando anúncios. Por isso, personalize o que você irá colocar no seu Perfomance Max.

Então, vale a pena investir no Google Ads?

A resposta é: sim! Claro, já falamos sobre alguns contras que a plataforma tem, mas como somos especialistas no assunto, te ajudamos em alguns pontos que podem driblar as bolas foras que a nova campanha dá. Gerenciar corretamente sua conta do Google Ads faz toda a diferença para que o resultado seja garantido. Manutenção, acompanhar as curvas de aprendizado, criar estratégias, monitorar e ajustar corretamente cada passo a passo é o que fazemos.

Quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco.

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