Cada vez mais os empresários optam por implementar publicidade online, contudo, existem ainda imensas empresas que desconhecem as principais vantagens associadas a este método de promoção empresarial.
Hoje resolvemos explicar-lhe como funciona, de forma a que conheça as mesmas e quem sabe, opte por implementá-las no seu negócio. Saiba tudo de seguida.
Vantagens da publicidade online – Será eu as conhece realmente?
Pois bem, numa altura em que a internet é a forma de comunicação mais abrangente por todo o mundo, são muitos (para não dizer praticamente todos) os que optam por implementar uma estratégia de marketing digital nos seus negócios.
No entanto, são ainda muitos aqueles que não implementam uma estratégia integrada entre a comunicação orgânica e a comunicação paga ou seja, publicidade.
Saiba quais as vantagens associadas à publicidade online.
1 – Melhor segmentação do seu target
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
2 – Controlo de custos
Pois bem, todos os empresários sabem que o budget disponível para as estratégias de marketing digital não estica. Assim sendo, existe a necessidade de controlar ativamente os custos das campanhas que vão sendo implementadas.
É importante que tenha em conta que não necessita de um elevado investimento mensal no que concerne a publicidade online. Contudo, invista sempre de acordo com as suas possibilidades, pois o retorno que vai sendo obtido pode voltar a ser reinvestido.
3 – Medir os seus resultados
Mais uma vantagem inerente a esta forma de publicidade. Se alguém carregar no anúncio, poderá ver qual o caminho que foi percorrido e perceber qual o motivo que não levou à aquisição de determinado produto.
Esta medição vai permitir que perceba quais os anúncios que recebem cliques e quais não recebem, e rapidamente poderá concluir em que áreas da sua campanha deve investir. Isso, por sua vez, pode impulsionar o retorno do investimento.
É importante salientar, que o ROI não é o único dado que poderá obter. Existem um sem número de informações que podem (e devem) ser retiradas de uma campanha online, pois os mesmos vão permitir que conheça os hábitos de compra dos clientes como, por exemplo, o tempo que normalmente demoram a pesquisar o seu produto antes de o comprar.
4 – Ajustável em tempo real
A verdade, é que os antigos métodos de publicidade não são sequer comparáveis à publicidade online.
Com os meios de publicidade digital está sempre a tempo de fazer alterações às suas campanhas, não só para corrigir eventuais lapsos ou gralhas, mas, sobretudo, para ir afinando a sua estratégia de publicidade e os seus anúncios à medida que vai analisando os resultados (ou a falta deles).
O melhor de tudo, é que é feito em tempo real – as alterações que efetuar entram em vigor imediatamente e isso dá-lhe uma flexibilidade sem precedentes.
5 – Aumento da visibilidade e da notoriedade
A verdade é que apostar em publicidade online, seja qual for o tipo de publicidade – Google Adwords, LinkedIn Ads, Facebook Ads, Banners… – vai permitir que aumente a notoriedade e a visibilidade da sua empresa perante a concorrência.
Isto acontece, pois sempre que o seu potencial cliente estiver à procura de determinado produto ou serviço, você irá aparecer. E ele vai acabar com reconhecer o nome após algumas visualizações dos seus anúncios.
6 – Maior eficiência
Criar campanhas de publicidade online permite uma maior eficiência tanto na conceção da mesma como na análise e acompanhamento. Assim sendo, acaba por ser bastante mais simples e eficaz perceber se está ou não a fazer o trabalho correto na criação da mesma.
Uma campanha eficiente irá permitir-lhe aumentar as vendas e o volume de faturação de forma exponencial.
Algumas ferramentas de publicidade online que poderá utilizar
Atualmente existem diversas formas de criar publicidade paga, e que vai permitir obter todas as vantagens que lhe indicámos anterior.
No entanto, as formas mais comuns de publicidade online são:
- Publicidade no Facebook;
- Publicidade no LinkedIn;
- Banners publicitários;
- Google Adwords;
- Google AdSense;
- Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
- Publicidade em blogs;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Email marketing;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing
Como vê existem diversas vantagens associadas à publicidade online, assim sendo, é importante que analise as mesmas como forma de alcançar os seus objetivos.