Copywriting e inbound marketing: A arte da escrita criativa juntas

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Vender com palavras: Essa é uma estratégia conhecida como copywriting. A técnica é utilizada por redatores publicitários que constroem textos para vender produtos, serviços ou até mesmo uma ideia, fortalecer marcas e empresas de forma criativa. Transformar, através das letras, argumentos para convencer o leitor a ter uma ação (ou até mesmo reação) sobre o que deseja alcançar, é o método utilizado por esses profissionais, que também podem ser chamados de copywriter.

O marketing digital recorre a essa escrita persuasiva para convencer seu receptor que aquilo que ele está dizendo é o que a pessoa precisa, quer e deseja. O conteúdo criado faz toda a diferença para transformar um leitor, seja passageiro ou assíduo, em um cliente em potencial. São utilizadas algumas linguagens para criar uma aproximação com o cliente, como a empatia e tons mais agradáveis, até mesmo uma linguagem mais agressiva, dependendo do comportamento do público que o copywriter deseja atingir.

Não são só textos

As palavras que “viram” dinheiro atuam em uma área do marketing chamada Inbound Marketing ou, em tradução livre, marketing de atração.  A estratégia é utilizada para atrair clientes, mas com um diferencial: descrevemos os motivos pelos quais a pessoa deve se tornar um cliente.

O Inbound Marketing foi um termo criado, em 2006, por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot, uma empresa norte-americana de softwares de marketing, Customer Relationship Management (CRM) e vendas. Após Brian observar que várias startups estavam falhando em suas estratégias de marketing com técnicas ultrapassadas, decidiu criar o marketing de atração. Segundo Haligan e Shan, há quatro etapas para se alcançar o inbound:

#1 Atrair

Esse estágio é a parte do mistério. Você não conhece seu cliente e ele não conhece você. Aqui o planejamento de conteúdo visa ganhar aos poucos a pessoa que você está querendo atingir. O copywriter se torna imprescindível! Neste momento, a estratégia é apresentar soluções para os problemas que o cliente nem imagina que tem ou que ele deseja resolver.

#2 Convencer

Se você fisgou o peixe, está na hora de alimentá-lo! Aqui você consegue os dados do cliente, e o transformar em um lead em estágio de qualificação e implementar mais dados no seu CRM.

#3 Fechar

Aqui seu lead deve se tornar um cliente. O trabalho de qualificação já fez com que a sua empresa saiba como lidar com ele. E mails marketings, a equipe de vendas ou comercial oferecendo o que de melhor o seu negócio pode dar e ferramentas que possam ajudar a entender o que o cliente busca também é fundamental para o próximo passo.

#4 Manter 

A fase da conquista continua! Nessa parte da estratégia o cliente já provou do seu serviço ou produto. O pós venda precisa ser tão impecável quanto a hora que você só estava jogando a isca. O atendimento ao cliente com criatividade, perguntando ao cliente se precisa de algo, e-mails com novos produtos, conteúdo atraentes e até mesmo o SAC ou ouvidoria, devem ser canais que tragam experiências boas para mantê-lo perto.

Para os criadores do marketing da atração, a tática traz benefícios como:

Chegar ao público que sua empresa precisa; aumentar a visibilidade da sua marca; se aproximar do cliente; construir um alinhamento entre marketing e vendas; um ciclo de vendas mais curto, que faz com que a empresa gaste menos com uma etapa mais demorada para captar clientes; além de conseguir medir resultados.

Avaliar e pensar

O trabalho ainda não terminou. Apesar de ser uma técnica ótima para vendas, é preciso analisar dados e entender como o processo vem retornando para a sua empresa. Estabelecer metas também é um ótimo aliado para saber se você tem resultados positivos!

Da escrita 

O propósito do copywriting é focar na conversão de leads em clientes. Os gatilhos mentais, que são os estímulos responsáveis para que o nosso cérebro tome decisões, é onde o copywriter precisa chegar. O nosso dia a dia é tomado por decisões, o que pode cansar a mente. Utilizando as palavras certas, conseguimos facilitar essa tomada de decisão para o cliente – claro, a nosso favor. Então, para o copy ser assertivo, não precisa apenas escrever bem, é preciso entender os gatilhos mentais. Quer saber mais sobre? Leia agora nosso texto sobre.

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