Diariamente é possível perceber que os compradores estão utilizando cada vez mais a tecnologia para qualquer tipo de interação. Os consumidores buscam ter um relacionamento com tudo e todos. Esse tipo de comportamento faz com que eles procurem suas marcas preferidas no ambiente online, assim como procuram amigos em redes sociais.
Atualmente nenhuma ação de marca pode deixar de lado o avanço digital e por isso as agências estão se reinventando. Há um tempo não tinha sentido pensar em uma ação completa de marca que não levasse em consideração ações de trade marketing/ativação. Já nos dias de hoje isso ainda é importante, mas agora é necessário planejar todas as situações em ambiente digital.
É fato que o comprador está em todos os locais, cada vez mais ele pode estar na frente de qualquer pessoa e acompanhar a ação de uma empresa em alguma rede social. Assim ele pode interagir em duas esferas e a missão das empresas é fazer com que o consumidor pense assim. Em caso contrário o sucesso não vai acontecer.
Na cabeça do consumidor, essa relação só é completa quando ele está em constante contato com as marcas. Em pesquisas mais recentes, o resultado mostrou o consumidor falando das empresas preferidas como se estivesse conversando com um amigo ou conhecido. Por isso as companhias devem pensar nessas estratégias para crescer e manter um contato próximo dos clientes.
O que vem pela frente é pensar em integrar a Internet ainda mais em todas as situações de marketing direto/e-commerce e tudo que for social. A ideia deve não só vender produtos, e sim, realizar esse comércio de maneira integrada, conjunta, com vários serviços agregados.
As marcas devem se preparar para serem mais inteligentes e para deixar esse trabalho ainda mais unido e, assim, conseguir mais faturamento.