Como criar uma estratégia de marketing digital para o seu escritório de contabilidade

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Alcançar o seu público-alvo de forma assertiva na satisfação dos seus desejos e demandas de consumo é o objetivo de toda empresa, afinal, essas são as suas principais razões de existir. Essa definição também se aplica aos escritórios de contabilidade, pois possui as mesmas características de toda empresa prestadora de serviços, oferecendo soluções para as dores dos seus clientes e também a busca da realização dos seus próprios objetivos.

No entanto, o comportamento e hábitos dos clientes vêm mudando fortemente nos últimos anos — um reflexo dos impactos da tecnologia e a forma de consumirem produtos e serviços. Por isso, a forma de alcançá-los também deve mudar, passando a adotar as principais estratégias de marketing digital.

Pensando nisso, a Agência Influência leva até você este artigo, no qual te ensinaremos como criar estratégias de marketing digital para que o seu escritório de contabilidade obtenha mais sucesso no alcance dos seus clientes e potenciais clientes.

Identifique a sua persona

O primeiro passo para que o seu escritório de contabilidade obtenha sucesso nas estratégias de marketing digital é conhecer bem a sua persona, pois a partir desse entendimento será possível realizar a abordagem adequada e que fale diretamente com o seu público de forma efetiva.

Para identificar as personas com interesse no seu negócio é preciso criar um personagem fictício. Os elementos principais de uma persona são: nome, idade, local de moradia e/ou trabalho, nível de escolaridade, profissão, estado civil, hobbies, interesses diversos, necessidades e demandas a serem sanadas, e outros elementos de relevância para visualizar melhor o perfil dos seus clientes.

Marketing de Conteúdo

A contabilidade é uma área profissional complexa e que envolve conteúdos de relevância para todas as pessoas (física e jurídica). Nesse contexto, o seu escritório pode utilizar a técnica de Marketing de Conteúdo para atrair o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, demonstrar a sua capacidade de entender e transmitir os conhecimentos da área.

Essa abordagem do marketing digital leva ao seu cliente e potencial cliente um referencial de que o seu escritório de contabilidade é uma autoridade no assunto que, em consequência, transmite segurança no atendimento das questões legais obrigatórias e acessórias.

Rede de display

É comum alguns escritórios de contabilidade se especializarem em um determinado segmento empresarial. Dessa forma, seria um desperdício do orçamento do marketing digital abordar os nichos que a empresa não atende.

A partir desse entendimento o seu escritório de contabilidade pode utilizar a ferramenta de rede de display para exibir as suas propagandas, mas com um diferencial de segmentação, ou seja, a publicidade seria exibida somente nos canais das empresas do segmento (ou correlatos) em que seu escritório atende.

Isso vai garantir que somente as pessoas que possam ter interesse nos serviços do seu escritório vejam os seus anúncios e demais abordagens de promoção — um fator que é fundamental para obter êxito e efetividade nas estratégias de marketing digital.

E-mail marketing

Em complemento ao marketing de conteúdo e à rede de display está o e-mail marketing — uma forma inteligente de atrair e manter os leads aquecidos, bem como disseminar conteúdo de relevância em torno de informações sempre atualizadas a respeito das novas regras vigentes, bem como das novidades do seu escritório de contabilidade.

SEO e Analytics

E para completar as estratégias de marketing digital para o seu escritório de contabilidade estão o SEO — Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) e Analytics.

Busque otimizar o seu site institucional, blogs e redes sociais de acordo com as principais regras de SEO, pois isso vai garantir melhor ranqueamento nos motores de busca, posicionando o seu escritório de contabilidade como uma das prioridades nos resultados de pesquisas dos temas da área. Assim, a sua empresa de contabilidade será cada vez mais vista e, acima de tudo, pelas pessoas certas e que possam ter interesse nos seus serviços.

No entanto, não basta ter as abordagens do marketing digital, mas é preciso mensurar os resultados. É nesse momento que entra em cena o Analytics que são ferramentas e dashboards que analisam cada estratégia realizada e entrega as informações pertinentes ao alcance de cada uma delas.

A partir dessas informações será possível identificar o nível de sucesso de cada estratégia do marketing digital adotada pelo seu escritório de contabilidade e, assim, promover as correções e processos de melhoria contínua.

Lembre-se que para obter sucesso com o marketing digital no seu escritório de contabilidade é fundamental estar onde os seus clientes e potenciais clientes estão, por isso, não basta adotar uma única estratégia, mas, aplicar as várias metodologias citadas nesse artigo, criando um ecossistema rico e abrangente.

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