+55 11 3198 6122 Bandeira Brasil     +351 308 813 019 Bandeira Portugal
Espanha Reino Unido
Banner image

Conheça os principais desafios do vídeo marketing e como superar

  • Blog
  • Blog detalhes
7 de março de 2017

Conheca os principais desafios do video marketing e como superarO vídeo marketing é uma das principais tendências de marketing digital da atualidade. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo dispensa qualquer tipo de palavra.

No entanto, são ainda imensas empresas que nos dias de hoje ainda não apostam nesta tendência, sendo o principal motivo apontado a falta de recursos humanos capacitados de conhecimentos para a realização dos mesmos.

No entanto, outros desafios também mencionados por dezenas de empresários passam simplesmente pelos direitos de autor, manutenção de padrões de qualidade, orçamentos para a realização dos mesmos e necessidade de uma forte presença nas redes sociais.

Estatísticas interessantes sobre o vídeo marketing

Antes de lhe explicarmos como pode superar os desafios mais comuns do vídeo marketing e quais as suas vantagens, é importante que tenha em conta as seguintes situações.

Vários estudos têm sido realizados por empresas de âmbito digital, e os resultados mais interessantes são os seguintes:

  • Existem mais de 1 bilião de utilizadores registados no youtube;
  • 46% dos consumidores tem alguma ação depois de ver um vídeo;
  • 80% dos consumidores lembram-se de terem visto determinado vídeo promocional no youtube;
  • Usar a palavra “vídeo” no e-mail aumenta a taxa de abertura em 19% e a taxa de cliques em 65%!;
  • A melhor duração de um vídeo é variável entre 31 a 120 segundos;
  • Os vídeos recebem 375% mais cliques que as imagens e geram 291% mais de alcance.

Principais vantagens do vídeo marketing

São imensas as vantagens associadas a este tipo de comunicação digital, e que muitos empresários ainda desconhecem. Se ainda não sabe porque deve apostar nesta forma de comunicação digital, conheças as vantagens de seguida.

1 – Maior poder de alcance

Uma das principais vantagens desta forma de comunicação, é que a mesma tem a capacidade de chegar a milhões de pessoas, sem que você tenha de realizar um grande esforço ou investimento de promoção.

Existem vídeos no Youtube com mais de 1 milhão de visualizações. Isso demonstra o poder que o vídeo tem sobre qualquer imagem.

2 – Desperta emoções

Este é o único formato que consegue reunir imagem, texto e sons para entreter as pessoas. Além de tudo, o mesmo tem a capacidade de despertar emoções a quem está a ver.

Como o vídeo marketing, você vai passar a sua mensagem de forma simples, rápida, eficaz e com um carácter emocional.

3 – Aumento de notoriedade

Mesmos os vídeos que não se tornam virais, têm um elevado poder na criação de notoriedade na mente dos consumidores.

Longe vai o tempo em que a produção de um vídeo era algo extremamente caro e que só se encontrava ao alcance das maiores empresas. Hoje em dia, basta um pouco de imaginação, e pode produzir um ótimo vídeo que vai aumentar exponencialmente a sua notoriedade (e vendas).

4 – Melhora o seu posicionamento nos motores de busca

Praticamente todos os sites e blogs que incorporam os vídeos (independentemente do tipo) nas suas páginas, conseguem melhorar de forma contínua o seu posicionamento nos motores de busca.

Isso acontece, essencialmente porque o Google e os seus algoritmos dão preferência a quem utiliza variados meios de comunicação digital para interagir com os consumidores.

Além de atrair um maior número de consumidores, os vídeos fazem com que haja um decréscimo acentuado da taxa de rejeição.

5 – É bastante eficiente

O vídeo marketing também garante que possamos criar campanhas para qualquer tipo de produto, é claro que dentro do que é legal e permitido.

E, por fim, a grande verdade: as pessoas preferem muito mais ver um vídeo do que ler um texto, que pode ser cansativo e chato, dependendo do assunto tratado.

Como produzir um vídeo de qualidade

A produção de conteúdo de marketing digital de qualidade, tem que obedecer pelo menos a algumas características que são essenciais para que o mesmo possa ser atrativo para o consumidor. As mesmas são as seguintes:

  • A duração ideal de um vídeo é entre 30 e 120 segundos (sendo o ideal 51 segundos);
  • Os melhores dias para publicar vídeos através do seu site são a segunda e quarta (dias em que os consumidores estão mais propensos a estar online);
  • Se publicar um vídeo no Facebook os dias de maior alcance são a terça e sexta;
  • A qualidade é muito mais importante que a quantidade (tal como acontece com a produção de conteúdos);

Agora que já sabe quais os principais desafios do vídeo marketing, quais as suas principais vantagens e algumas dicas para produzir vídeos de qualidade, está na altura de começar já hoje a reunir-se com a sua equipa e começar a planear esta estratégia de marketing digital.

Vai ver que a médio/longo prazo o retorno será enorme.

Se não sabe ao certo como proceder para realizar este tipo de campanhas, não hesite em contactar-nos, pois somos especializados na criação e conceção de estratégias de marketing digital.

Close Bitnami banner
Bitnami