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Devo conjugar o marketing Online com o Offline

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1 de outubro de 2017

estratégias de marketing onlineQuem faz a gestão de uma empresa, vê-se por vezes assoberbado com a quantidade de informação existente no que concerne às estratégias de marketing online que podem ser implementadas.

Entretanto, no meio de várias ações de marketing digital, os empresários esquecem-se que o marketing offline também deve ser trabalhado de forma a que a empresa consiga prosperar de forma continua.

Hoje iremos explicar-lhe como é que pode (e deve) conjugar o marketing online com o offline.

Quais as estratégias de marketing online que devo realizar?

Na verdade, não existe uma resposta que seja unânime para todas as empresas. Contudo, são milhares as estratégias digitais que poderão ser interessantes para a sua empresa.

Mas, de forma a facilitar um pouco a situação, indicamos-lhe de seguida algumas ações de marketing online que deverá implementar para obter um aumento significativo de vendas.

1 – Email marketing

Por muito que se diga que o email morreu, a verdade é que isso não é bem assim. Com uma boa base de dados, ainda possível obter uma melhoria significativa nas vendas com recurso a este método.

Como é óbvio, é importante que a campanha seja estruturada de acordo com os objetivos da sua empresa e que a faça de forma diferenciada do tradicional.

Não se esqueça que os consumidores recebem diariamente dezenas de email. Faça o seu sobressair-se para ter maiores hipóteses de abertura.

2 – SEO

O SEO é uma das estratégias de marketing online que deve implementar na sua empresa. Embora os resultados não sejam visíveis de forma imediata, esteja ciente que nenhuma ação de marketing tem resultados imediatos, a longo prazo é algo imensamente valioso para a sua empresa.

Se não sabe do que se trata, de forma simples o SEO (Search Engine Optimization) vai ajudar a que o conteúdo que publica no seu site, redes sociais ou qualquer outro tipo de plataformas, seja melhor posicionado no Google.

O seu principal objetivo deve ser utilizar keywords que sejam relevantes para o seu negócio e colocar o seu conteúdo nos três primeiros lugares do Google.

3 – Gestão de redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia de todos nós (quer queiramos quer não). Assim sendo, é importante que a sua empresa invista nas mesmas.

Pode ser através de campanhas pagas, publicação de posts patrocinados, interação com os consumidores, publicação de promoções ou ofertas.

O que é efetivamente importante, é que quando planear as suas ações de marketing online, inclua as várias redes sociais que se adaptam ao seu negócio.

Como é óbvio não tem de estar presente em todas, mas existem algumas que são efetivamente essenciais para o desenvolvimento do seu negócio e da melhoria do contacto com o seu público-alvo.

4 – Google Adwords

Quando falamos de campanhas e de ações de marketing online, a verdade é que o Adwords não pode faltar.

No entanto, tenha sempre em mente que criar uma campanha deste género não é algo simples. É necessário um amplo conhecimento e uma facilidade de revisão, já que as campanhas têm de ser analisadas após a sua implementação de forma a que sejam tiradas as ilações necessárias para se obter o melhor retorno.

Quais as estratégias de marketing offline que devo realizar?

Se estivéssemos nos anos 2000, o mais provável é que a resposta a esta questão fosse: anúncios de imprensa, flyers, mupis, outdoors…

Contudo, desde o início da década que as estratégias mudaram e por isso é essencial que a sua empresa invista em marketing offline como forma de complementar o online. Assim sendo, existem pelo menos três estratégias que deve adotar. Conheça-as de seguida.

1 – Acompanhamento offline

Se o marketing online lhe permite angariar um elevado número de contactos, a verdade é que o acompanhamento offline vai permitir que os mesmos sejam mantidos.

Imagine que a sua empresa vende um determinado serviço em que necessita de se reunir presencialmente com o cliente para discutir alguns pontos e apresentar uma proposta personalizada.

Pois bem, é importante que tenha, por exemplo, um software de CRM de forma a pontualmente contactar os seus clientes e saber se precisam de algo, ou se está a correr tudo bem.

Acredite que esse contacto será essencial para estreitar relações, o que a longo prazo será extremamente positivo para o seu negócio. Os clientes vão lembrar-se de si, e vão recomendar os seus produtos e/ou serviços a outras pessoas.

2 – Cartões de visita

Por muito estranho que pareça, a verdade é que esta é daquelas estratégias offline que deve seguir, independentemente da dimensão da sua empresa.

É possível dizer que o cartão de visita é um dos itens mais importantes de um contato profissional, uma vez que reflete a identidade e a imagem corporativa de uma empresa. Além disso, é a melhor ferramenta de marketing pessoal que pode utilizar.

Aquele pequeno pedaço de papel tem a força de um “ritual de saudação” no mundo dos negócios, uma vez que ele informa ao interlocutor: quem é o profissional que ali se apresenta, o que esse profissional faz e como pode ser encontrado posteriormente.

3 – Brindes

Pode parecer estranho, mas os brindes são uma ótima forma de marketing offline. Como é óbvio, deve ter em conta o orçamento da sua empresa para este tipo de estratégia.

Contudo, quem nunca recebeu um calendário e uma caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra.

Apesar de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para surpreender os seus clientes. Entretanto, é importante que fuja do tradicional calendário com caneta e procure, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do mercado.

Pense em algo que será realmente útil para o seu cliente e que tenha a ver com a atividade da sua empresa. Não adiante dar uma pen de brinde se sua empresa é um restaurante.

Nem sempre os brindes mais caros são os mais eficazes. A palavra chave para agradar os seus clientes com brindes é: novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas.

Como vê, conjugar o marketing online e offline da sua empresa é algo que deve ser realizado se o seu principal intuito é aumentar o volume de vendas, mas também estreitar o seu relacionamento com os clientes.

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