Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Diferenças do marketing digital brasileiro e português constroem novas trajetórias para os dois mercados

  1. Home
  2. Agência Influência
  3. Diferenças do marketing digital brasileiro e português constroem novas trajetórias para os dois mercados

O marketing digital está em constante crescimento no Brasil. Tempestades políticas e econômicas à parte, dos primeiros passos em 2009 até hoje, o marketing digital tornou-se o foco principal dos investimentos em publicidade e divulgação de grande parte das empresas brasileiras, uma evolução considerada incrivelmente rápida se comparada a outros países.

Apesar de não crescer com a mesma velocidade, o mercado Português está atento e também apresenta curva ascendente. No entanto, Brasil e Portugal apresentam diferenças nas suas atuações no ambiente digital que precisam ser analisadas tanto pelos profissionais da área como pelos empresários dos dois países.

Para analisar o tema com mais profundidade, Augusto Afonso, CEO e fundador da Agência Influência, enumerou alguns tópicos o que considera mais importante para quem deseja trilhar caminho semelhante ou conhecer um pouco mais sobre essa realidade. Confira.

1 – No Brasil, os investimentos em publicidade online já representam um terço do total do setor. Os investimentos em mídias digitais ainda devem crescer 12% ao ano até 2021, de acordo com estudos do  IAB Brasil – Interactive  Advertising Bureau.  O Brasil tem  um mercado aquecido e os profissionais estão se especializando com muita velocidade.

2 – O nível de conectividade da população brasileira é altíssimo. As pessoas estão muito mais reféns da tecnologia. Em Portugal, ao contrário, conectividade é mais um complemento para ajudar no dia a dia. Não é uma necessidade vital como no Brasil.

3 – A maior e mais relevante diferença entre os dois países é o tamanho do mercado. O Brasil possui 200 milhões de habitantes e, portanto, qualquer ação no ambiente digital impacta muito mais pessoas. Portugal é um país territorialmente muito pequeno e com um mercado infinitamente menor. As empresas tem uma cultura bem menos conectada.

4 – Em Portugal ainda é difícil evangelizar o mercado nas questões digitais. Os empresários portugueses mais jovens, ou filhos de empresários das “antigas” já entendem a necessidade de estar no digital. Mas ainda estão a dar os primeiros passos. De forma geral, os empresários portugueses ainda não tem a real dimensão do marketing digital e como podem ganhar dinheiro com isso.

5- Existe uma realidade comum a ser enfrentada nos dois países: pessoas que tem mais facilidades com tecnologia costumam vender uma expertise pessoal como se fosse profissional, ou seja, confundem os clientes. Não dispõem de estratégias e objetivos comerciais definidos, usam de pouca criatividade e baixo nível de conteúdos. Isso acaba por comprometer, de certa forma, os profissionais e as agências que trabalham de maneira estruturada.

6 – Portugal entende o marketing como despesa e sempre que a crise vem, os cortes com comunicação, seja online ou offline são os primeiros da lista. Mas isso não é premissa portuguesa.  No Brasil existem muitos empresários pensando da mesma forma.

7 – Quando o assunto é marketing digital, as diferenças culturais aparecem de modo significativo. A principal delas: os portugueses são muito mais resistentes e desconfiados que os brasileiros. Não gostam de arriscar tanto e possuem um raciocínio empresarial a curtíssimo prazo.

8 – Os portugueses (e muitos brasileiros também) querem resultados significativos já nos primeiros três meses. Não levam em consideração o período de maturação das campanhas e ainda não entendem as métricas de crescimento, bem como   o tempo necessário para colher os resultados.

9 – Outro fato que precisa ser ressaltado: o Brasil já entendeu a importância da criação de conteúdo para ganhar engajamento nos meios digitais (Blog, Vídeos e etc). Em Portugal, o investimento ainda é baixo nessas áreas. As campanhas para redes sociais são pensadas como outdoor e funcionam como uma espécie de panfletagem online. Não levam em conta os três grandes pilares dos conteúdos digitais que são ensinar, resolver problemas ou divertir.

10 –  O Google Portugal recebe uma grande influência dos conteúdos produzidos no Brasil. Nota-se que os portugueses acabam estudando e absorvendo mais os materiais brasileiros do que deles próprios em função da grande diversidade de conteúdo criado por produtores brasileiros no idioma português.

11 – Para finalizar é bom deixar claro: existe uma grande vantagem de Portugal sobre o Brasil: o Marketing Internacional. Em Portugal, um país pequeno, as grandes empresas sempre pensam o mercado com uma atuação global. Isso traz uma incrível expertise mundial.  Já no Brasil, a grande maioria das empresas pensam no marketing digital apenas para o mercado Interno.

Anterior
Vendas e Marketing se unem ainda mais com as novas tecnologias
Próxima
Os desafios e as possibilidades do trabalho à distância
Menu