Na última quinta-feira, Manaus pôde sentir o gostinho dos grandes eventos mundiais de business com o seminário do “guru” do marketing Philip Kotler.
De passagem pela capital com a turnê “Como criar, conquistar e dominar mercados”, o especialista deixou bem claro aos presentes que é preciso dar voz à geração mais jovem para conseguir acompanhar o mercado e garantir a sobrevivência de qualquer empresa.
“O marketing digital é o futuro e os empresários mais velhos não compreendem a revolução digital. Eles precisam entender que precisam da orientação de pessoas de 20 anos de idade para não fracassar nessa jornada”, afirmou.
Para Kotler, a empresa que quiser continuar firme nos próximos anos precisa entrar de cabeça no mundo virtual o mais rápido possível e investir pesado nessa área. Apresentando cases de marcas conhecidas, ele mostrou que a demora para acompanhar as tendências pode destruir impérios, como aconteceu com a Kodak, que demorou muito para entrar no mundo da fotografia digital e acabou falindo.
“A empresa precisa contratar pessoas criativas, com mente de gente que nasceu no Vale do Silício e deixar que elas experimentem todas essas novidades. Reservem um orçamento para isso, é o futuro, e quem chegar lá primeiro está com a vantagem”.
Entre as dicas para introduzir o negócio no universo digital, Kotler indicou a criação de um site com informações atualizadas e bem escritas; a monitoração dos comentários sobre a empresa nas redes sociais e a interação com os clientes.