Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

A eficácia do atendimento automático para clínicas médicas

  1. Home
  2. Marketing
  3. A eficácia do atendimento automático para clínicas médicas

A presença ativa nos múltiplos canais da internet abriu para clinicas e empresas da área de saúde possibilidades de aproximação com clientes improváveis e muito além dos limites geográficos e do boca a boca.

Hoje, ao falarmos de presença digital de clínicas de especialidades e empresas de saúde, falamos também da necessidade de interagir prontamente com o paciente e de oferecer a ele todos os elementos de uma experiência de contato positiva.

Para facilitar todo esse processo, a automação de atendimento digital se mostra um recurso extraordinário. Além de minimizar a necessidade de pessoal na resposta direta ao paciente com questões mais comuns e rotineiras, evitando os “ruídos” da comunicação, o atendimento automatizado otimiza tempo e recursos, já que libera funcionários e colaboradores para atuação em questões mais complexas.

Como funciona

Todos nós já nos deparamos com uma “janelinha Pop –up” no canto da tela quando visitamos o site de uma empresa ou instituição. Essa espécie de “robozinho”, que  se coloca à disposição para tirar dúvidas  é  chamado de Chatbot. Ele atua como uma central de atendimento ativa, uma vez que não espera pela solicitação do cliente, mas adianta-se e oferece ajuda.

Existem vários tipos de tecnologia de atendimento chatbot, das mais simples às mais complexas.   No caso da simples, à medida que o usuário escreve sua mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que esse cliente quer dizer com base em palavras-chave.

Já quando o chatbot é mais complexo envolve inteligência artificial e o  que  acontece é um processo de “aprendizado”. O software registra as interações dos usuários e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta. Embora tudo ocorra de maneira automática, o segredo está nas pré-definições, ou seja, na preparação do conteúdo e nas informações que o chatbot irá disponibilizar.

Dessa forma, ao possibilitar uma comunicação mais personalizada é possível para clinicas e empresas de saúde dar atendimento às demandas específicas, construindo  um relacionamento mais eficiente e confiável com cada novo contato e cada cliente efetivo podendo até mesmo marcar consultas automaticamente.

Onde aplicar

Como toda ação do marketing digital, a opção de colocar ou não atendimento automático precisa estar relacionada a um objetivo.

O chatbot pode ser usado, por exemplo, para tirar dúvidas sobre temas frequentes relacionados a especialidades médicas da clínica, marcar consultas na agenda (integração com Google Calendar); abrir um chamado para atendimento, entre outras coisas.

É capaz ainda de agendar consultas de acompanhamento usando o histórico de marcações anteriores do paciente, enviar lembretes sobre próximas consultas agendadas e até mesmo gerir pagamentos de consultas e procedimentos.

Um bot ou assistente virtual instalado nos aplicativos de mensagens resolve  um problema bastante comum:  o atendimento dos pacientes que preferem interagir fora do horário de trabalho, marcando suas consultas no horário que lhe for conveniente.

A a solução pode ser implantanda tanto no site, como na página do Facebook e estendida para contatos via sms e email.

Resposta Automática de e-mail

Outra forma bastante interessante  de se utilizar o atendimento automático é no envio e resposta dos e-mails. Numa a campanha de e-mail marketing, por exemplo, em que se prevê muita demanda, uma resposta de confirmação de recebimento contendo informações básicas sobre o tema abordado pode ser o primeiro passo para transformar os contatos em pacientes.

É o caso por exemplo das campanha de vacinação, das chamada ostensivas para determinado tipo de exame, ou outra ação em que seja necessário o envio de grande número de e-mails para a lista de pacientes cadastrados.

O atendimento automático também  pode ser utilizado como instrumento de pré –venda. Quando bem programado, serve como porta de “entrada” para a equipe comercial que vai fazer uma apresentação mais efetiva da clínica.

Em todas essas possiblidades, o melhor é sempre contar com ajuda de uma agência especializada em marketing digital, tanto para escolha dos canais, para formatação dos conteúdos de pergunta e resposta e ainda para a mensuração e acompanhamento do retorno sobre o investimento.

Tags:
Anterior
Envolvimento do empreendedor potencializa sucesso do marketing digital
Próxima
Como otimizar a prospecção de clientes na medicina do trabalho
Menu