O Marketing Digital tornou-se numa mais importantes ferramentas ao dispor dos negócios B2B no que diz respeito à geração de mais oportunidades de negócio. Isto deveu-se sobretudo à perda de importância das estratégias de marketing offline, e a consequente diminuição do investimento nessa área.
Muito embora o marketing digital não seja visto como uma novidade no mercado português, este ainda se encontra numa fase de maturação, uma vez que muitas empresas viradas para o B2B em território nacional ainda não têm definida qualquer estratégia de marketing digital.
O marketing de conteúdo tem sido olhado nos últimos anos como algo de fundamental numa estratégia de marketing digital. Contudo, tem-se vindo a verificar que muitas destas estratégias falham, uma vez que as empresas criam conteúdo que não é relevante para o consumidor B2B. Menos de 30% das empresas cria conteúdo que é de facto pensado para as pessoas que o vão consumir. Algumas vezes por não trabalharem com uma Agência de Marketing Digital com uma equipa especializado, outras por não terem o conhecimento dentro da empresa.
Outro ponto bastante relevante que é preciso ter em conta quando se monta uma estratégia de marketing digital, e em particular uma estratégia de marketing de conteúdo, está relacionado com as leads. As empresas usam, por norma, como métrica para determinar o sucesso ou fracasso das suas estratégias de marketing digital a geração de leads que determinada campanha gerou. Contudo, uma perspetiva quantitativa em vez de qualitativa face à geração de leads pode levar a um desperdício de recursos na busca de volume, e que por vezes não geram os resultados pretendidos.
Assim, conclui-se que uma estratégia de marketing para ser bem-sucedida tem que ser pensada deste início de forma a que se dirija ao público se pretende. É escusado fazer uma campanha demasiado abrangente, que consegue gerar muitas leads, mas estas não são qualificadas.