A grande maioria dos empresários tem consciência do papel estratégico das redes sociais e do Google para os negócios hoje em dia e, para isso, buscam o trabalho de uma agência de marketing digital.
Embora que, em 90% dos casos o objetivo da contratação seja promover o aumento das vendas, existe também uma crença que o marketing digital tem o dom “quase divino” de resolver todos os problemas comerciais, de comunicação e até de gestão das empresas, o que não é verdade.
Na realidade, ao apostar na incrível fonte de “riqueza” do marketing digital, o empresário também precisa aprender a gerir o seu “tesouro” e marcar presença na condução desse trabalho.
“É bom ter claro que o marketing digital é apenas o meio e não o fim,” observa o CEO da Agência Influência Augusto Afonso. “O sucesso efetivo de uma campanha está sempre na última ponta do funil.”
Hoje, a evolução das ferramentas de marketing permite criar campanhas com objetivos bem definidos, e, por meio dessas ações, obter contatos preciosos de potenciais clientes. Conheça algumas delas e entenda porque é tão importante se envolver no trabalaho do marketing digital.
Conhecendo as possibilidades
Facebook Leads
Tanto o Facebook como o Instagram possibilitam a criação de campanhas para geração de leads, ou seja, ao clicar no anúncio, o interessado é direcionado a um formulário, onde são deixados dados pessoais, seja em troca de descontos especiais ou para fazer um agendamento prévio de consulta, no caso de clínicas médicas.
Estes tipos de campanhas, quando bem definidas, geram ricos contatos que já manifestaram um primeiro interesse. O segundo passo é dado justamente pelo atendimento ou departamento comercial da empresa, que deverá entrar em contato logo em seguida.
“E preciso muito cuidado nessa etapa, diz Augusto Afonso. O contato deve ser feito em até três dias, pois ao passar esse período a lead acaba por esquecer que preencheu o formulário e pode desistir da compra, fazendo toda a campanha ir por água abaixo.”
Landing Pages
Outra estratégia adotada para captar leads são a landing pages. Muitas vezes ela funciona em paralelo as campanhas de Google e Facebook que acabam por direcionar o usuário para este site que é composto basicamente por um formulário.
O conceito é praticamente o mesmo do Facebook Leads, entretanto, a landing page possibilita uma experiência mais agradável ao usuário, com um layout mais intuitivo e a possibilidade de consultar mais informações.
Também nesse caso, é preciso que a outra ponta, ou seja, a empresa, faça a conexão para transformar essa lead em cliente efetivo após o preenchimento dos dados.
Emails
Muitas campanhas de Google são direcionadas as páginas de contatos dos sites, e é justamente nelas que se concentram a maior parte das conversões. Por isso, ao dar inicio a uma campanha no Google ou nas Redes Sociais, é importante estar atento aos emails e responde-los prontamente. Isso faz toda a diferença.
Comentários e directs
Quando iniciamos qualquer campanha nas Redes Sociais, a tendência é aumentar de forma significativa o alcance das publicações, e como consequência gerar mais comentários nos posts e mensagens inbox, principalmente se o objetivo da campanha for envolvimento, ou seja, curtidas, compartilhamentos e comentários.
Sendo assim, empresa precisa estar atenta e responder a todos os comentários dos posts e da própria campanha, além dos contatos do Messenger. Deixar uma pessoa “no vácuo” acaba por gerar o marketing negativo. Além de deixar a pessoa não recebeu resposta insatisfeito, os outros usuários podem deixar de interagir, pois percebem que a empresa não costuma responder. Por isso, mais uma vez, ter uma pessoa ou uma equipe a gerir esses contatos é imprescindível.
“As empresas realmente precisam dispor de profissionais preparados para atender ao canais online como se deve, diz Augusto Afonso. Já vimos casos de clientes que abandonaram um trabalho digital com excelentes resultados por falta de estrutura para atender a demanda gerada pelas estratégias. Além de perder dinheiro, isso pode gerar problemas para a imagem e reputaçãos das empresas, além de comprometer as marcas.”