+55 11 3198 6122 Bandeira Brasil     +351 308 813 019 Bandeira Portugal
Espanha Reino Unido
Banner image

Como escolher as palavras-chave para clínicas médicas

  • Blog
  • Blog detalhes
21 de janeiro de 2020
Ao realizarmos uma pesquisa na internet, o Google normalmente é o primeiro click que nos vem à mente, por ser o buscador mais utilizado. Tanto que ouvimos por aí jargões do tipo: “pergunte ao Google”, “ já foi ao doutor Google?” ou ainda : “me conta Google!! ”

Isso esta tão integrado à rotina das pessoas que pouco paramos para pensar como as informações chegam até nós ou como o Google de fato funciona. Na realidade, ele organiza as informações para entregar aos usuários o conteúdo mais relevante. E como ele faz isso? A partir das palavras-chave ou Keywords.

Toda busca na internet tem origem em uma ou mais palavras que são utilizadas pelos pacientes para obter respostas. Ou seja, são as palavras-chave que “apresentam” a dúvida, ou problema ao Google.

Palavras-chave para área de saúde

Para médicos e profissionais de saúde, escolher corretamente as palavras-chave é uma forma inteligente de aumentar o movimento dos consultórios e clínicas.

As palavras- chave das clínicas médicas normalmente incluem a especialidade e outros termos que definem os serviços prestados.

Para facilitar,  pense no que o seu paciente digitaria no Google se estivesse precisando de uma consulta, ou buscando informação relacionada a algo oferecido pelo seu consultório ou sua clínica.

Dessa forma fica mais fácil entender porque as palavras-chave precisam ser escolhidas com critério e posicionadas em locais estratégicos dentro da página.

No momento da escolha, é bom observar ainda alguns fatores.

1 – As especialidades e serviços que a clínica oferece e os termos relacionados aos seus procedimentos;

2 – O perfil dos pacientes e suas necessidades. Em quais situações a clínica os auxilia?

3 – A lista das palavras que mais aparecem após essa avaliação;

4 – As palavras com margens à dupla interpretação, que devem ser eliminadas;

5 – Os sinônimos e outros diretamente relacionados com a sua área de especialidade.E não se esqueça que quanto mais específico o termo, mais chances terá de estar entre os primeiros resultados.

Uma agência de marketing digital especializada na área de saúde, como a Influência, ajudará você a planejar as palavras-chave de maneira assertiva, pois muitas vezes são definidas palavras que fazem muito sentido para a atividade, mas que não são buscadas pela maioria das pessoas no Google. Existem algumas ferramentas para essa finalidade.

Volume de busca

A quantidade de pessoas que procuram pela palavra-chave também deve ser levada em conta. Optar por uma palavra-chave que não tem busca, por mais adequada que possa parecer, mantém sua clínica no anonimato.

Caso isso aconteça e o termo escolhido seja realmente fundamental, verifique se não há outra maneira de descrevê-lo. E teste outros termos relacionados à palavra-chave escolhida para descobrir qual é a melhor opção.

Concorrência digital

A presença dos profissionais de saúde na internet tem crescido e com ela a concorrência.  Todos  os  dias surge na rede um novo site, um novo canal no youtube, um novo blog e assim por diante.

Portanto, se você definiu uma palavra-chave importante para o seu negócio, analisou a concorrência e descobriu que ela possui um grande volume de buscas, ótimo. Mas saiba que o trabalho não para por aí.

Palavra-chave muito procurada também significa alta concorrência. Se isso acontecer, repense: essa palavra é realmente relevante? Não existe algum outro termo relacionado, com menor volume de busca, mas com pouca concorrência? Sua agência de marketing digital tem as ferramentas necessárias para ajuda-lo nessa missão?

Por tudo isso e muito mais, escolher corretamente as palavras-chave é um trabalho complexo  e de suma importância não só para a área da saúde como  para qualquer outro negócio. Um “vôo” aparentemente simples e fácil, mas que necessita de um forte aparato técnico e de muita estratégia para poder chegar ao destino final.

Close Bitnami banner
Bitnami