O e-mail marketing é uma maneira muito poderosa de se comunicar com os clientes-alvo e desenvolver um relacionamento que pode gerar vendas futuras.
O e-mail é um canal poderoso para que marcas e empresas se conectem com seus clientes. Também facilita o acesso aos clientes existentes, assim como àqueles que ainda não compraram nada. Este artigo começará com as últimas estatísticas sobre o aumento do e-mail marketing. Em seguida, mergulhará mais profundamente no que torna o e-mail marketing uma ferramenta tão eficaz que as empresas não devem passar sem ele. Quando terminar de ler este artigo, você já deve ter uma melhor compreensão do porquê disso e como isso pode beneficiar sua empresa.
Estatísticas
Não é segredo que o e-mail marketing é um dos métodos mais eficazes de marketing digital para as empresas. Na verdade, de acordo com a empresa de software, Pipedrive, 89% das empresas usam principalmente o método para gerar leads. Além disso, segundo a agência MarketingSherpa, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal para receber conteúdos sobre as marcas. Também conforme estudo da empresa americana de software baseado em nuvem, Salesforce, 95% das pessoas que recebem os e-mails acreditam que essas mensagens são úteis. E, para fechar com chave de ouro, segundo a empresa de consultoria de marketing de capacitação, Convince&Convert, ao menos 44% das pessoas entrevistadas realizam ao menos uma compra por e-mails promocionais disparados pelas empresas.
A fim de garantir que continue assim, as instituições precisarão se concentrar em estratégias e canais específicos para acompanhar as preferências do consumidor de hoje – os e-mails marketing.
A popularidade
Então por que o e-mail marketing é tão popular? Porque ele pode ser usado para múltiplos fins, tem um ROI comprovado e se converte! Os e-mails de lançamento de produtos têm provado ajudar as empresas a aumentar suas margens de lucro. Uma nova empresa, especialmente, pode se beneficiar desta estratégia. A Convince&Convert aponta que os leads vindo dessa ferramenta gastam 138% a mais que consumidores que não recebem ofertas por e-mail. Empresas que alimentam leads através do email marketing geram 50% mais leads qualificados para sua equipe de vendas, a um custo 35% menor, segundo a HubSpot. Estes contatos, por sua vez, são responsáveis por um aumento de 20% nas oportunidades de negócios!
Além disso, o consumidor espera bem mais: 23% dos compradores on-line abandonam intencionalmente seus carrinhos de compras na esperança de receber cupons por e-mail ou texto que possam ajudá-los a fechar a venda. 45% esperam receber uma oferta de remessa gratuita junto com um incentivo para completar sua compra, conforme a empresa de marketing e e-commerce aponta, eConsultancy. Ou seja: os clientes também sabem da vantagem de utilizar o e-mail marketing como canal de compra!
Fique atento
Uma estratégia de e-mail marketing de sucesso começa por fazer sentido comercial quando: é adaptado em formato para os dispositivos móveis, segmentando prospectos com precisão, estabelecendo disparos automatizados que são relevantes para cada destinatário, monitorando métricas como entrega e taxas abertas, entendendo o retorno do investimento das estratégias de e-mail marketing, e personalizando os e-mails adequadamente. Uma estratégia de e-mail marketing de sucesso requer uma boa compreensão das principais métricas, pois elas podem ajudá-lo a determinar se a estratégia está gerando ROI e se está convertendo leads em vendas.
Com os avanços na forma como as empresas abordam as estratégias de e-mail marketing, o método não está mostrando sinais de desaceleração. O e-mail marketing é uma das formas mais eficazes de alcançar seu público e construir fortes relações com ele. Comece agora!