O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo (contando atualmente com mais de 2 biliões de pessoas, e com um número de visitas diárias superior a 900 milhões). Tendo isso em conta, são muitas as empresas que utilizam o Facebook Ads como forma de alavancar as suas vendas nesta rede social.
Em Portugal diariamente acedem ao Facebook mais de 4 milhões de pessoas. Assim sendo, se ainda não começou a utilizar esta rede social como meio de divulgação da sua empresa, saiba que deve começar já hoje (pois está a perder dinheiro).
As empresas devem sempre ter uma página de empresa e nunca um perfil (como o seu perfil pessoal), isto porque existem limitações que os perfis têm que as páginas não (por exemplo um perfil limita o número de amigos a 5000, não lhe permite monitorizar resultados, nem agendar publicações ou colocar anúncios).
Neste artigo vamos explicar-lhe como funciona o Facebook Ads, ou seja, os anúncios do Facebook, para que possa começar ainda hoje a divulgar os seus produtos ou serviços ao seu público-alvo.
Como utilizar o Facebook Ads para fazer um anúncio
Não é muito difícil realizar a criação do seu anúncio de Facebook Ads, bastando para isso seguir alguns passos bastante simples e em menos de 15 minutos tem o seu anúncio ativo.
Primeiramente é importante referir que existem diferentes dois tipos de situações diferentes que pode publicitar.
- Post – Por exemplo, se tem um artigo publicado e quer que o mesmo alcance um maior número de pessoas, pode fazê-lo ao patrocinar o mesmo diretamente na página da empresa.
- Anúncios – Se quer publicar um anúncio terá de utilizar uma aplicação mais especifica (gestor de anúncios) que lhe permite criar toda a campanha com os objetivos e segmentações que mais se adequem ao que pretende. É sobre tópico que lhe vamos falar hoje.
Quando pensa e idealiza uma campanha para o Facebook Ads, a mesma terá de ir de encontro aos seus objetivos, logo é possível escolher um dos três objetivos para se focar:
- Alcance
- Divulgação da marca
- Alcance local
- Alcance
- Consideração
- Tráfego
- Interação
- Instalações na app
- Visualizações de vídeo
- Geração de leads
- Conversão
- Conversões
- Vendas do catálogo de produtos
- Visitas À loja
Quando estiver nesta página vai poder ver em cada um dos tópicos uma breve explicação sobre qual é o foco específico de cada um (conseguindo assim optar pelo que melhor satisfaz as suas necessidades).
Tenha em conta que cada tipo de objetivo vai desencadear diferentes informações que terá de colocar de seguida, no entanto são todos bastante simples de dar seguimento.
Depois de escolhido o objetivo vai começar a definir o seu orçamento e qual o público-alvo que pretende alcançar com o seu anúncio de Facebook Ads. É possível realizar uma segmentação bastante criteriosa.
Tenha em conta que é possível aplicar diversos filtros gerais como:
- Localização (pode escolher qualquer lugar) – Por exemplo se tem um serviço de e-commerce e consegue expedir para todo o País pode optar por criar um anúncio que inclua Portugal de norte a sul. No entanto se tem um serviço que apenas pode ser prestado num determinado local (por exemplo restaurante) pode restringir o anúncio para pessoas que se encontrem por exemplo num raio de 5 km desse local.
- Idade – Dependendo do tipo de produto, a idade pode ser um critério bastante importante a ser estudado e utilizado como critério de segmentação. Imagine que vende um serviço de informática para empresas, o seu público-alvo claramente têm de ser pessoas com mais de 20 anos.
- Idiomas – Pode escolher qual o idioma que quer que as pessoas saibam como critério de segmentação (esta escolha vai depender do seu objetivo e do público que quer alcançar).
Além dos critérios gerais é possível fazer uma segmentação muito mais detalhada de forma a obter uma segmentar de forma mais realista e consequentemente obter um retorno mais elevado com um gasto menor. Pode segmentar por:
- Dados geográficos – Formação, país, etnia, trabalho (qual o cargo ou o tipo de empresa) …
- Interesses – Quando utiliza as estatísticas do Facebook Ads, aparecem algumas informações importantes que pode utilizar para este tipo de segmentação. Por exemplo, pode escolher apenas que o anúncio seja apresentado a pessoas com um interesse especifico como: cozinha, desporto, pesca, alimentação, saúde…
- Comportamentos – Pode escolher quais são os comportamentos necessários para que o anúncio seja apresentado, por exemplo: utilizar o Chrome como browser padrão, aceder a rede wifi através de um smartphone… Ou seja, deve escolher o que acha ser o mais indicado para o seu tipo de serviço ou produto.
Depois deve escolher qual o orçamento que quer gastar e como é que o quer gastar.
Pode optar por escolher um orçamento por dia, ou o total da campanha, identificar qual o horário em que quer que o seu anúncio de Facebook Ads seja apresentado, e escolher como é que quer que seja efetuada a taxação do mesmo…
O passo seguinte (e último) é criar a própria campanha de uma das seguintes maneiras:
- Uma única imagem – Permite-lhe criar um anúncio apenas com uma imagem que será igual para todas as pessoas.
- Várias imagens – Pode fazer o upload de 5imagens diferentes, com textos diferentes, alavancando assim o interesse do seu público-alvo.
Ainda na mesma página vai colocar o cabeçalho (ou título), o texto, um botão de apelo à ação (por exemplo contactar ou saber mais). Sendo que no separador à direita vai conseguir ir pré-visualizando o anúncio até o mesmo estar apelativo e concluído.
Assim que terminar basta submeter o mesmo para aprovação do próprio Facebook. É importante salientar que os mesmos só vão estar vinculados e prontos a apresentar, quando fizer um depósito no gestor de negócios.
Esperamos que tenha ficado a entender um pouco melhor como funciona o Facebook Ads, e que comece ainda hoje a criar o seu anúncio de forma a aumentar as suas vendas através desta ferramenta de marketing digital.
No entanto, se não achar simples a realização destes tipos de anúncios (pois embora pareça simples, é ainda uma questão bastante trabalhosa e que necessita de um amplo conhecimento do seu target), pode solicitar-nos um orçamento que tratamos de implementar a sua campanha e realizar a respetiva gestão de forma a que não tenha de se preocupar com a mesma.