Fazer um anúncio no Facebook é cada vez mais usual por parte das empresas a nível nacional e internacional. No entanto, são ainda imensos os gestores ou responsáveis de comunicação que não os sabem fazer corretamente.
De forma a colmatar essa necessidade, a Agência Influência, resolveu partilhar consigo 7 dicas essenciais para que consiga criar um anúncio bem feito e que lhe traga o devido retorno do investimento realizado.
Fique a conhecer de seguida as nossas dicas, e implemente-as com a maior brevidade possível.
Anúncio no Facebook – 7 coisas que deve fazer
É simples perceber a tentação de fazer um anúncio no Facebook. Investe-se o um budget relativamente baixo, tem-se um elevado número de fãs assíduos nessa rede social e é extremamente simples conceber o mesmo.
No entanto, se não fizer as coisas como deve de ser, o único a lucrar com o seu dinheiro é mesmo o Facebook. Ainda que não haja uma fórmula mágica para realizar um anúncio que seja 100% garantido e que lhe traga o retorno completo do investimento, decidimos elaborar estas 7 dicas, que no mínimo, o vão ajudar a obter melhores resultados que os que têm tido até agora. Conheça-as de seguida.
1 – Definir bem os objetivos e o público-alvo
O primeiro passo, é definir um objetivo para o seu anúncio no Facebook. Pode ser 1 contacto, 100 contactos ou, preencher um formulário, ver um vídeo, ou qualquer outro objetivo que defina. Ou seja, quando faz uma campanha deve saber muito bem o que quer alcançar.
É preciso conhecer perfeitamente o seu público-alvo e isso é fundamental na mensagem a colocar no anúncio do Facebook (pois o intuito é impactar diretamente um determinado conjunto de pessoas, se a mensagem estiver incorreta, não vai ter sucesso).
Estes dois conceitos são a primeira base do sucesso. Lembre-se que o anúncio serve para cumprir um determinado objetivo e esse anúncio contém em si uma mensagem que tem que estar ajustada ao seu público de forma a ser apelativa e cumprir a sua função de conversão.
2 – Ter uma página ou site específico para a conversão
Este é o ponto em que mais se falha quando se faz um anúncio no Facebook. Todos criam um anúncio para a própria página do Facebook ou para o seu site (genérico) mas raramente concebem uma página (ou site) específica para o efeito (ou seja, uma landing page).
Assim, da próxima vez que criar um anúncio (ou vários), lembre-se de elaborar uma landing page específica para o mesmo, que não só vá de encontro às expectativas de quem clicou no anúncio, mas que tenha os botões corretos de Call to Action e que capte (no mínimo) o contacto do visitante (pelo menos nome e email).
3 – Monitorizar detalhadamente
É uma verdade que mal ou bem, quando uma empresa investe num anúncio do Facebook, passa muito tempo a olhar para os resultados (mesmo não entendendo muito bem o que é que os mesmos indicam). A maior parte das pessoas e das empresas quando investem dinheiro (seja no que for) querem acompanhar o que está a acontecer bem de perto.
Mas neste ponto falta muitas vezes o olhar crítico. Quando um anúncio está no ar, é preciso perceber-se, no processo todo, desde o aparecimento na rede social até ao clique no botão que se pretende, se tudo está correto.
A maior parte não o faz. É preciso implementar ligeiras (ou grandes) alterações que poderão fazer a diferença entre o anúncio no Facebook ser ou não bem-sucedido.
4 – Elaborar um plano prévio
Em simultâneo com a exibição do anúncio, deve ter, para o mesmo período, um plano agendado de publicações na rede social que reforcem o seu anúncio (podem ser artigos, promoções, infográficos, oferta de e-book…).
Hoje em dia os consumidores tomam decisões informadas e essas publicações agendadas podem servir com argumentos que impulsionem a geração de uma lead e consequentemente o fecho de um negócio.
5 – Ser social
Se está a anunciar numa rede social deve ser social. Não basta inserir o anúncio e esperar pelo fim da campanha para analisar o resultado.
Enquanto a campanha decorre é muito provável que seja abordado com questões que terá que responder em tempo útil, tempo esse que é reduzido (no pior dos cenários 24h, embora a resposta deve ser bastante mais célere).
O consumidor quer respostas na hora e, se não tiver, muito provavelmente irá perder o interesse e, possivelmente, não terá uma segunda oportunidade.
Se está nas redes sociais e ainda por cima a investir dinheiro nas mesmas, o mínimo a que se deve obrigar é ser social.
6 – Preparar a automação de marketing para converter
Esta etapa raramente é feita, principalmente quando falamos de PME. O Follow Up fica normalmente esquecido (ou a venda é realizada na primeira tentativa – o que raramente acontece – ou ninguém se vai mais lembrar de falar com aquele consumidor em específico).
Deve fazer o follow up a cada um dos clientes, enviando um e-mail a cada um ou contactando diretamente por telefone.
No entanto, isso acaba por não acontecer por diversos motivos, sendo os mais comuns a falta de tempo e o esquecimento, e acabam por se perder clientes e o anúncio no Facebook acaba por não ser um sucesso.
Automatize o envio de e-mails para fazer o Follow Up. Lembre-se que raramente se vende no primeiro contacto e que para vender é necessário criar relação. Esta automatização vai proporcionar essa relação.
7 – Analisar resultados e medir o ROI (Return of Investment)
Este é o sumo e o resultado efetivo de todo o investimento feito. De acordo com os objetivos que definiu valeu a pena investir dinheiro num anúncio no Facebook? O retorno financeiro foi o esperado?
Deve analisar todos os resultados obtidos no final da sua campanha e fazer todas as análises e devidos enquadramentos de forma a saber o que é que correu bem, e o que é que correu menos bem para que possa ser melhorado da próxima vez.
Agora que já conhece estas 7 dicas para realizar corretamente um anúncio no Facebook, está na hora de colocar os mesmos em prática e começar a angariar clientes através desta poderosa rede social.
Se necessitar de alguma ajuda, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional ou para dar seguimento à sua campanha.