Gestão do Facebook – O que necessita saber

  1. Home
  2. Marketing
  3. Gestão do Facebook – O que necessita saber

Gestão de Facebook - O que necessita saberFazer a gestão do Facebook de uma empresa é algo que é bastante simples, contudo, acaba por ser uma experiência bastante diferente da gestão de uma conta pessoal.

Existem algumas questões que é importante ter em conta de forma a que faça tudo corretamente. Hoje iremos abordar este tema, explicando-lhe como poderá começar a gerir a sua conta e alguns pontos importantes que deve ter especial atenção.

Saiba tudo de seguida, e torne-se um expert na gestão desta rede social que é utilizada um pouco por todo o mundo.

Como fazer uma correta gestão do Facebook

Hoje em dia, praticamente todas as empresas têm uma página nesta rede social, independentemente do tamanho e da sua área de atividade. Contudo, fazer uma correta gestão do Facebook não passa simplesmente por responder a comentários e mensagens, fazer publicações e enviar convites para “Likes”.

Uma boa gestão, vai permitir-lhe ter contacto direto com os seus potenciais clientes, melhorar o relacionamento, aumentar a notoriedade e o volume de vendas da sua empresa.

Conheça de seguida algumas dicas que o podem ajudar.

1 – Construa relações com o seu público alvo

Uma boa forma de construir uma relação com os seus seguidores, passa por publicar informações que sejam relevantes para eles (podem ser vídeo, imagens, gifs…).

Deve também tentar responder a todos os comentários e mensagens, independentemente de serem ou não positivos, de forma a incentivar os seus seguidores a partilharem informações relevantes e futuramente colocarem uma crítica positiva na sua página do Facebook.

É importante ter em conta, que deve sempre responder num tom formal, ser respeitador e simpático. Sim, mesmo que os comentários sejam negativos.

Lembre-se que é este relacionamento que irá levar a um crescimento sustentado da sua página, e consequentemente aumentar a notoriedade do seu negócio e naturalmente aumentar as vendas.

2 – Analise os dados (Sempre!)

Quem faz a gestão do Facebook de uma empresa, sabe que existem sempre novos dados para analisar, sendo por isso essencial que não os desvalorize.

A verdade é que tal como tudo na vida, nem todas as estratégias que define para esta rede social vão resultar, assim sendo, é mesmo muito importante que monitorize os dados e que perceba quais as melhores estratégias e quais as que deve deixar de parte.

Aproveite para perceber diversos dados que podem ser interessantes para o seu negócio como dados demográficos, quais os conteúdos que mais incentivam à partilha, o que é que os consumidores não apreciam tanto. Para ajustar o conteúdo que produz ao que os seus potenciais clientes querem e precisam.

3 – Perceba como funcionam os anúncios do Facebook

Se a primeira coisa que fez hoje de manhã depois de acordar foi fazer scroll na página inicial do Facebook, acredite que não foi o único, uma vez que este comportamento é cada vez mais comum nos portugueses.

De acordo com inúmeros estudos realizados, os utilizadores são cada vez mais fãs do mobile e mais de 50% dos acessos diários a esta rede social é realizada através de um smartphone.

Assim sendo, tenha em conta que fazer a gestão do Facebook significa também estar atento aos hábitos de consumo dos utilizadores e promover os anúncios de acordo com esta tendência (cada vez mais crescente).

Além das publicações que faz no seu mural, existem diversos outros tipos de anúncios que pode promover de forma a que a informação que pretende possa chegar exatamente ao seu target.

Desta forma, existem algumas tipologias de anúncios que pode utilizar de acordo com o seu objetivo:

  • Cliques para o seu website;
  • Conversões para o seu website;
  • Envolvimento nas publicações;
  • Gostos na página;
  • Instalar aplicações da sua empresa;
  • Envolvimento nas aplicações;
  • Conhecimento local (adequado para pequenas empresas de forma a alcançarem pessoas que trabalham ou vivam perto da sua localização);
  • Promoção de eventos;
  • Promoção de ofertas;
  • Visualizações de vídeos.

4 – Siga as boas práticas do Facebook

A verdade é que quem faz a gestão do Facebook sabe que tem de seguir as boas práticas desta rede social, sob pena de ver a sua conta bloqueada ou em casos mais extremos eliminada.

Além de seguir estas boas práticas, deve também estar atento às estratégias da sua concorrência, existe a possibilidade de colocar 5 concorrentes em análise comparativa, mas também às estratégias generalistas que outras empresas implementam, quem sabe se não advém dai alguma ideia.

5 – Seja consistente

É importante que tenha em conta que fazer a gestão de uma rede social, é sinal de imenso trabalho, principalmente trabalho analítico.

É importante que analise as questões importantes, e que saiba por exemplo quais as horas a que os seus seguidores estão online (de forma a obter um maior alcance orgânico), quais as melhores mensagens para converter o seu público alvo em clientes, quais as melhores alturas para promover descontos, eventos ou promoções.

Outra questão a que deve estar atento, passa simplesmente pela produção de conteúdo de rápido consumo, ou seja, mensagens pequenas, imagens engraçadas ou vídeos com duração máxima de 20 segundos.

Tenha sempre em conta que a criação de conteúdo facilmente partilhável vai permitir manter a sua página dinamizada e facilitar a partilha deste conteúdo por parte dos seus seguidores.

Agora que já sabe algumas dicas que o vão ajudar a fazer a gestão de Facebook da sua empresa, comece hoje mesmo a tratar das análises e a criar conteúdo que seja simples de compartilhar e ao mesmo tempo informativo.

Tags:
Anterior
Como fazer um anúncio no Facebook – 5 dicas para o sucesso
Próxima
Empresa de marketing digital – o que pode fazer por si
Menu