O Google Ads nada mais é que uma plataforma de anúncios e a principal fonte de receita do Google. Na plataforma, o próprio anunciante desenvolve seus anúncios e determina onde quer exibi-los, seja em diversos sites pela Rede de Display, Rede de Pesquisa ou até em outros produtos como YouTube e Gmail.
Um dos seus principais diferenciais é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).
Após criar uma conta, a ferramenta libera nas configurações as opções de pagamento via boleto ou cartão de crédito, e você tem a possibilidade de escolher qual o tipo de campanha você quer desenvolver, segue algumas das possíveis campanhas que você pode criar dentro do Google Ads:
→ Rede de Pesquisa
→ Rede de Display
→ Vídeo
→ Google Shopping
→ Discovery
E uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece.
Mas afinal, como realmente funciona o Google Ads?
Para conseguir tirar bons proveitos do Google Ads é entendendo a melhor maneira de utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma e o que eles podem lhe oferecer.
Iremos lhe apresentar a seguir os tipos de campanhas que você pode criar dentro do Google Ads e qual o melhor momento para utilizar cada uma delas.
Rede de Pesquisa
A rede de pesquisa é o tipo de campanha mais concorrido da plataforma, possibilitando que você exiba anúncios de texto diretamente na ferramenta de pesquisas mais utilizada no mundo para usuários que estão buscando exatamente o que a empresa tem a oferecer.
É indicada para quem busca aumentar as vendas e gerar mais leads, sendo composta pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros. Os anúncios são exibidos em áreas de destaque nos resultados da busca. Além dos sites de pesquisa do Google, também fazem parte da Rede de Pesquisa os resultados de busca de grandes portais como Globo, Terra, UOL, e também sites menores que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.
A Rede de pesquisa é a melhor opção para começar a anunciar sua empresa no Google.
Rede de Display
A Rede de Display do Google é composta por milhões de sites que se associam para receber publicidade paga em suas páginas. Com isso, empresas que desejam ter seus produtos divulgados nesses espaços precisam desenvolver anúncios para serem posicionados na Rede de Display.
É indicada para campanhas de reconhecimento de marca, consideração sobre um produto e também remarketing.
Ao contrário da Rede de Pesquisa, que trabalha com a intenção de busca do usuário, a Rede de Display permite que você alcance um público maior com os seus anúncios, segmentando-os por:
→ contextos específicos (por exemplo: sites que falam sobre decoração de ambientes internos);
→ públicos-alvo específicos (por exemplo: jovens mães);
→ locais específicos;
→ e muito mais.
Por ser mais abrangente e aparecer em momentos que as pessoas não estão, necessariamente, fazendo uma busca por um produto ou serviço, sua taxa de cliques tende a ser menor que a da Rede de Pesquisa.
Campanhas locais
De todas as campanhas do Google Ads, as Campanhas Locais é a primeira solução voltada exclusivamente para direcionar tráfego para lojas nas imediações.
Na prática, o Google mostra um mapa, com a sua empresa em destaque, para uma pessoa que esteja procurando empresas como a sua naquela região.
As campanhas locais são uma maneira inteligente e rentável de alcançar clientes que fazem uma busca online antes de visitar uma loja física. Já que podem aparecer na página de resultados de busca (como na Rede de Pesquisa) ou na forma de um anúncio visual, em um site ou aplicativo parceiro (como na Rede de Display).
Para criar uma campanha local, antes você precisará cadastrar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio.
YouTube Ads
YouTube Ads dá às empresas a oportunidade de fazer publicidade na plataforma, inserindo anúncios nos vídeos aos quais o usuário assiste. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode fazer sua marca alcançar pessoas que têm o potencial de se tornar clientes.
É possível exibir diversos formatos de anúncios dentro do YouTube. Também é possível decidir onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.
Dentro do YouTube Ads, é possível fazer vários formatos de anúncios, por exemplo alguns destes:
→ Anúncios breves, ou bumper ads: são anúncios de curta duração – seis segundos ou menos – exibidos antes do conteúdo desejado, podendo, inclusive, aparecer no meio de um vídeo, interrompendo-o. E é indicado para campanhas de reconhecimento de marca e alcance.
→ Anúncios in-stream puláveis: são aqueles vídeos em que você tem a opção de pular após 5 segundos. Neste tipo de anúncio, você só paga quando o usuário assiste a mais de 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso a duração seja menor) ou clique em um botão de Call to Action. São indicados para campanhas com objetivo de geração de vendas, leads, tráfego ao site, reconhecimento de marca ou consideração de um produto.
→ Anúncios in-stream não puláveis: são vídeos de até, no máximo, 15 segundos, em que não é possível pular. Neste caso, você paga um valor para cada mil visualizações (CPM). Também é indicado para campanhas de reconhecimento de marca e alcance.
→ Anúncios vídeo discovery: são vídeos sugeridos ao usuário quando este faz uma busca por uma palavra-chave no Youtube. Aparecendo na página de resultados de buscas, na coluna de vídeos relacionados e na página principal do Youtube no mobile. O seu formato conta com uma thumbnail e uma descrição, como qualquer outro vídeo, e são indicados para campanhas de consideração da marca e de um produto. Você só paga quando os usuários clicarem para assistirem ao vídeo.
Google Shopping
Google Shopping é uma ferramenta que mostra produtos relacionados à pesquisa feita agrupados em um único lugar. Com isso, os usuários não precisam entrar de loja em loja para ver preços e compará-los.
Com os anúncios do Google Shopping, é possível criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o site e até mesmo para lojas físicas, além de gerar leads mais qualificados.
O Google Shopping mostra primeiro aquilo que ele avalia ser mais relevante. Para isso, alguns e-commerces podem tomar algumas medidas para levar sua loja para a primeira página. São elas:
→ fazer um cadastro no Google Merchant Center;
→ criar uma listagem de produtos e enviar o feed para o Google;
→ fazer marcação de dados;
→ anunciar.
Para incluir os seus produtos no Google Shopping basta ir ao Google Merchant Center e enviar o seu feed de produtos.
Seus anúncios do Google Shopping podem aparecer ao mesmo tempo que um anúncio de texto na Rede de Pesquisa. Isso é possível para que os usuários tenham os mais diversos tipos de informações e opções sobre o produto antes mesmo de clicarem em uma página, aumentando as chances de compra.
Campanhas de Discovery
O Discovery veio como um novo formato, ou seja, adicionando novas formas de entrega. Este novo formato possui uma entrega em vários feeds do próprio Google, aparecendo no Youtube (Home ou como recomendação), no Gmail (na aba de promoções ou Social) e no Discovery (feed de notícias do próprio Google, que está em ascensão no momento).
Esta campanha possui um objetivo claro: CONVERSÃO. Tanto que há apenas duas estratégias de lances disponíveis, CPA desejado (custo por aquisição) ou Maximizar Conversões. Assim, você pode gerar Leads, Oportunidades ou Vendas como objetivos.
O formato contém título, descrição e uma imagem. Parece muito como uma campanha Display. E um dos pontos principais, é que elas utilizam a inteligência artificial como base, entendendo a intenção do usuário e seu processo de compra, encontrando pessoas com maior propensão à conversão, entregando a informação para o usuário mais propenso a conversão.
Possuindo as seguintes segmentações disponíveis:
→ Dados Demográficos
→ Público-alvo de afinidade
→ Público-alvo de Mercado
→ Público-alvo de Intenção Personalizada
Conclusão
Agora que você sabe como funciona o Google Ads e alguns dos seus principais tipos de campanhas oferecidas pela plataforma, é hora de aplicar isso no seu negócio. É importante avaliar todos os momentos que seu público pode ser impactado pela plataforma, e identificar em qual momento de decisão ele está. Com as informações e análises adquiridas, é possível criar campanhas que realmente são efetivas, e identificar qual o tipo de campanha que traz melhor retorno.
Para saber mais como o Google Ads pode transformar seu negócio, clique aqui e entre em contato com a gente.