O Google e o Facebook fazem parte da vida de todos nós correto? E se lhe dissermos que eles podem fazer muito mais pela sua empresa do que aquilo que imagina?
É verdade, seja através de campanhas de Google Adwords ou de Facebook Ads, é possível chegar ao seu target com maior facilidade, obtendo um melhor desempenho para o seu negócio.
De seguida explicamos-lhe como funciona cada uma das tipologias de campanha.
1 – O que é o Facebook Ads
Todos sabemos que o Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, sendo que atualmente mais de 2 biliões de pessoas estão inscritas na plataforma e a mesma recebe um número de visitas diárias superior a 900 milhões.
Em Portugal diariamente acedem mais de 4 milhões de pessoas, por isso são muitos os empresários que resolvem utilizar o Facebook Ads como forma de melhorar as suas vendas nesta rede social.
Assim sendo, é importante que primeiramente tenha em mente que as empresas devem ter sempre uma página em detrimento de um perfil. Isto acontece, pois, as páginas não têm limite de seguidores e permitem-lhe realizar uma monitorização dos seus resultados, assim como agendamento de publicações ou colocação de anúncios.
Assim sendo, de forma simples, para utilizar o Facebook Ads (a plataforma de anúncios do Facebook) tem de ter desde logo um perfil criado.
Depois, existem alguns passos a seguir como escolher o tipo de campanha (patrocínio de posts ou implementação de um anúncio), depois deve escolher o objetivo da sua campanha (alcance, consideração ou conversão) e por fim aplicar os critérios de segmentação definidos.
É importante ter em conta que existem diversos prós e contras no que concerne a realização destas campanhas. Assim sendo, explicamos-lhos de seguida.
1.1 – Prós e contras de implementar uma campanha de Facebook Ads
Tal como todo o tipo de ações de marketing digital, a verdade é que a implementação de campanhas de Facebook Ads têm também as suas vantagens e desvantagens. Assim sendo, apresentamos-lhe de seguida as mesmas.
1.1.1 – Vantagens das campanhas de Facebook Ads
São muitas as vantagens da criação de campanhas, contudo, as seguintes são as principais:
- Possibilidade de realizar uma segmentação detalhada do seu target;
- Possibilidade de criar campanhas com diferentes objetivos em simultâneo;
- Possibilidade de escolher a modalidade da campanha (CPC, CPM…);
- Possibilidade de patrocinar posts de conteúdo interessante;
- Permite a criação de campanhas bem configuradas e trabalhadas (se conhecer efetivamente o seu target);
- Pode investir valores de acordo com o seu objetivo;
- Pode analisar e ajustar a campanha em tempo real;
- Permite-lhe interagir em tempo real com os clientes;
- Permite-lhe um alcance muito superior (em relação ao alcance orgânico do Facebook);
- Permite-lhe criar a campanha com uma grande variedade de formatos.
Estas são apenas algumas das vantagens associadas à criação de campanhas através do Facebook.
1.1.2 – Desvantagens das campanhas em Facebook Ads
Além das vantagens em publicitar os seus produtos ou serviços no Facebook, existem também algumas (poucas) desvantagens. As mesmas são:
- Os algoritmos do Facebook privilegiam os conteúdos partilhados por amigos e não por empresas;
- O alcance orgânico de uma publicação é cada vez mais baixo;
- Não pode ter uma imagem com mais de 20% de texto quando cria um anúncio;
Estas são as principais desvantagens associada ao Facebook e ás campanhas que pode implementar nesta rede social.
2 – O que é o Google Adwords
O Google Adwords, é a maior plataforma a nível mundial de anúncios, tendo sido criada em 2000.
O seu funcionamento é realizado tendo por base os cookies e as palavras-chave, fazendo com que os anunciantes consigam determinar qual o seu target e a quem é que os anúncios vão ser mostrados.
Tal como acontece com o Facebook Ads, existem diversas formas de segmentar um anúncio de forma a conseguir alcançar o seu target. De forma simples, pode fazê-lo através da rede de pesquisa, anúncios na rede de display, anúncios no Youtube ou anúncios em aplicações.
É ainda essencial ter em conta que o Google Adwords funciona como se fosse um leilão, onde os diferentes anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. Contudo, é essencial que perceba que nem sempre a oferta mais alta de pagamento por clique é aquela que ganha.
De forma prática, o Google combina também alguns fatores de qualidade de forma a classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank. Ou seja, não é por pagar mais que vai aparecer. É preciso que o seu anúncio e a sua página de destino sejam realmente bons.
A criação de uma conta no Google Adwords é também bastante simples de criar e a implementação da campanha está cada vez mais intuitiva (o Google vai ajustando a plataforma de forma a facilitar a criação de campanhas mesmo por parte de alguém com poucos conhecimentos de marketing digital).
2.1 – Prós e contras de uma campanha de Google Adwords
Mas, existem também vantagens e desvantagens associadas a este tipo de campanha. Assim sendo, apresentamo-las de seguida.
2.1.1 – Vantagens das campanhas de Google Adwords
São muitas as vantagens da criação de campanhas, contudo, as seguintes são as principais:
- O seu anúncio é apresentado para pessoas que estão realmente à procura do seu negócio;
- Várias formas de criar as suas campanhas;
- Possibilidade de segmentar o seu target;
- Possibilidade de colocar extensões de anúncios;
- Permite-lhe um remarketing dinâmico
- Permite a integração com o Google Analytics;
- Permite a alteração e monitorização constante das suas campanhas;
2.1.2 – Desvantagens de publicitar no Google Adwords
É importante ter em conta que existem também algumas desvantagens associadas à publicidade através desta via. As mesmas são:
A segmentação não cumpre todos os critérios que o Facebook Ads cumpre;
Os preços por clique podem ser mais altos, dependendo das palavras-chave contratadas nos anúncios;
Se escolher pagar por clique, saiba que independentemente de o potencial cliente comprar ou não, irá pagar pelo acesso ao site;
Como vê, existem vantagens e desvantagens de utilizar o Google Adwords ou o Facebook Ads.
Assim sendo, é importante que perceba bem quem é o seu target, e como é que pode fazer de forma a alavancar as suas vendas. Qualquer uma das formas é um bom investimento, no entanto, tem de saber qual é que é mais adequado ao seu negócio.