Inbound Marketing: porque é a prescrição certa para á área da saúde

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Mais que em qualquer outra atividade, as indicações e recomendações exercem grande influência na medicina. Os pacientes procuram por clínicas especializadas que transmitam confiança, a sensação de que terão atendimento exclusivo e o tratamento certo que só ela pode oferecer.

Quando falamos em presença digital nessa área, tudo isso fica ainda mais evidente. Afinal, quem nunca consultou o doutor Google?

Basta digitar os sintomas que em segundos surgem páginas e mais páginas com detalhes sobre causas, prevenção, tratamentos, recomendações e opiniões.  Da mesma forma, ao digitar um tratamento específico, o paciente tem à disposição várias clínicas especializadas, cabendo-lhe decidir pela melhor de acordo com seus critérios, levando em conta credibilidade, reputação, acessibilidade, referências de outros pacientes, entre outros.

E é exatamente nesse ponto que o Inbound Marketing ou marketing de conteúdo faz toda diferença, pois consegue criar uma forte presença digital sem fazer uso dos recursos mais comuns da publicidade.  A metodologia respeita todas as diretrizes legais do marketing médico, rejeitando fortemente as posturas comerciais agressivas.

O Inbound Marketing  é valorizado pela área da saúde por ter como base a atração e o relacionamento com o consumidor. Traz voluntariamente os pacientes para os canais das empresas e oferece orientações, informações e conteúdo úteis, sem induzir  diretamente a qualquer compra.

Ao final de um ciclo, dependendo da receptividade e da agilidade da resposta dada ao cliente, ele poderá não só se tornar efetivo como também vir a ser um divulgador natural do consultório, dos serviços da clínica e da página na web.

Benefícios

Do ponto de vista do profissional da saúde, podemos dizer sem medo de errar que uma das principais vantagens do Inbound Marketing está na possibilidade do médico se tornar uma referência na sua área. Com o aumento dos conteúdos e materiais compartilhados, o médico passa a ser visto como especialista no assunto e, cada vez mais, reconhecido no mercado.

Já na ótica do paciente, o maior benefício é encontrar informações corretas e confiáveis com facilidade. Isso leva a um caminho dos mais interessantes: a fidelização  ao consultório ou clínica.

Mas sejamos realistas: embora pareça fácil, esse é um trabalho que requer muita dedicação e, definitivamente, não é para amadores. Você deve contar com o apoio de profissionais de comunicação e do marketing digital para orientar os temas e as pautas, redigir corretamente os artigos,  otimizar o site, criar campanhas, impulsionar conteúdos, entre outros.

Tudo isso leva tempo para ser executado. Contudo, se for bem feito e bem conduzido, os resultados podem ser perenes e muito além do esperado.

Diferenciais estratégicos

A força da metodologia Inbound no marketing médico passa por um funil de processos:

Atração

– que traz os visitantes para o site ou o blog do consultório.

Conversão

– quando o paciente deixa os contatos dele para receber um e-book por exemplo.

Relacionamento

– quando o paciente interage com as postagens no blog e mostra cada vez mais interesse os serviços da clinica.

Ferramentas essenciais

O primeiro passo para aplicar o Inbound na área da saúde é conhecer o público: saber com quem está falando e criar o conteúdo certo para essas pessoas é a essência do processo.

Um fator primordial para o sucesso da estratégia: um site bem feito e otimizado. É no site que as pessoas irão saber mais sobre a sua carreira e especialidade, interagir e até fazer agendamentos online. A partir dele implementam-se estratégias para extrair informações que identifiquem as necessidades dos clientes e ainda abordá-los quando se mostrarem mais inclinados a marcar uma consulta.

Outro item fundamental para o Inbound Marketing é a construção de um blog atualizado e informativo, no qual você irá falar sobre sua especialidade, tirar as dúvidas mais comuns dos  seus  pacientes  e  até dar  dicas de qualidade de vida e bem-estar.

Ainda não se convenceu?

Pois saiba que, por princípio, o blog é a forma mais eficaz de atrair visitantes para o site e gerar credibilidade. Imagine se a cada pesquisa relacionada à sua especialidade o paciente encontrasse um artigo assinado por você esclarecendo suas dúvidas e lhe dando alternativas?

Agora imagine se você tivesse diversos artigos que respondessem a diversas dúvidas de vários pacientes. É dessa forma que os profissionais da saúde passam a ser referência no assunto e solidificam sua marca e sua imagem.

Além do blog, é possível criar um canal no YouTube, que traz outras possibilidades. Nele, além de mostrar toda a sua experiência é possível orientar e tranquilizar os pacientes sobre os possíveis procedimentos realizados na área.

E- books e Webinars

Eis aí mais uma ferramenta importante no Inbound Marketing, o e-book.  A proposta do e-book é utilizar o conhecimento técnico adquirido pelo médico ao longo de muitos anos de estudos e reverte-lo em conteúdo educacional a ser oferecido aos pacientes.

Você pode falar sobre um tema específico de sua especialidade e disponibiliza-lo gratuitamente a quem acessar o seu blog ou site através do preenchimento de um simples formulário com algumas informações de contato, como nome e e-mail. Esta é uma excelente forma de construir sua reputação online e aumentar sua lista de contatos para futuras comunicações por e-mail.

Outra ferramenta das mais interessantes à disposição da área da saúde são os Webinars. É um recurso dos mais interessantes para mostrar ao seu público as tecnologias inovadoras utilizadas na sua clínica, falar de temas mais requisitados pelo público dentro da sua especialidade, entre outros.

Com todo esse instrumental,  a metodologia Inbound  abre infinitas possibilidades para dar destaque ao seu trabalho. Uma vez entendida a sua importância e funcionamento, não há mais desculpas para adiar a sua implantação. Com apoio dos profissionais certos, criatividade e dedicação, seu trabalho pode ganhar relevância e repercussão inimagináveis, além do retorno financeiro que certamente virá.

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