Indicação de clientes: Como utilizar a favor do seu negócio?

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Você já reparou que quando alguém de confiança recomenda alguma coisa ficamos mais inclinados a experimentá-la? Pode ser um filme, livro ou um prato diferenciado. O fato é que o boca a boca costuma ser bem sucedido. É por isso que muitas empresas investem na indicação de clientes.

Afinal, na hora de comprar um determinado produto é muito comum que busquemos pela opinião de quem já o experimentou. Não é por acaso que muitos consideram esta como a melhor forma de se fazer propaganda. Até mesmo porque ela é também a forma mais antiga de divulgação de um produto ou serviço.

Quando feito de forma consciente, o marketing de referência é uma estratégia que busca aproveitar clientes satisfeitos para a divulgação. Os resultados tendem a ser orgânicos e a confiança do público na recomendação é natural. Quer saber como utilizar este método a favor do seu negócio? Então continue a leitura!

Indicação de clientes: potencial e aplicação

Você tem ideia do potencial de uma indicação? Segundo a consultoria McKinsey entre 20% e 50% dos negócios fechados ocorrem a partir de recomendações. Como se isso não fosse suficiente, 74% dos consumidores têm o boca a boca como principal fator decisório. É o que nos informa a agência Ogilvy.

Não restam dúvidas de que adicionar o componente social da recomendação surte bons resultados para os negócios. A questão que fica é: como utilizá-lo na prática? Antes de tudo é fundamental se certificar de que os produtos e serviços oferecidos são de qualidade. Pode soar óbvio, mas nem por isso é menos importante.

A boa experiência é o motor da divulgação espontânea. Dito isto, o primeiro passo concreto do marketing de referência é desenvolver um programa de indicação. Este deve oferecer algumas vantagens como forma de estimular os participantes. Descontos e ofertas exclusivas são exemplos neste sentido e uma alternativa popular é o programa de pontos.

A divulgação espontânea também é recomendável

O problema dos incentivos é que muitos clientes podem ficar desconfiados. Sempre haverá alguém acreditando que a troca implica em relatos menos sinceros do que deveriam. Como buscamos, acima de tudo, a veracidade, pode ser interessante aplicar um sistema mais simples de recomendação.

A indicação de clientes pode ocorrer através de uma Landing Page ou até mesmo na página dos produtos/serviços. Basta disponibilizar um espaço para que o consumidor registre a sua opinião. Para tornar a experiência ainda melhor é possível empregar formas de classificação do que foi consumido. Uma pontuação de estrelas, por exemplo, serve para este fim.

Não se esqueça das redes sociais

Também é fundamental para esta estratégia levar em conta as redes sociais. O compartilhamento de experiências e conteúdos relativos à empresa favorece o marketing de referência.

Deixe registrado de forma clara que o consumidor deve contar a experiência que teve para os seus conhecidos. Este pode ser o incentivo que falta para uma indicação de clientes orgânica. E você pode até mesmo divulgar semanalmente as opiniões do público no perfil da organização.

Quer conhecer mais informações relevantes para alavancar os seus negócios no meio digital? Então venha ler outro artigo do nosso blog. Para ações e dúvidas a respeito de Marketing Digital você pode entrar em contato e conferir os nossos serviços.

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