Marketing 2023: o que esperar?

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Marketing 2023: o que esperar?

Se você está lendo este artigo, é provável que esteja esperando uma previsão de marketing.

Digamos que você é o gerente de marketing da Coca-Cola e precisa planejar o ano de 2023. Qual será o ambiente de marketing para essa empresa dentro de um ano? Há alguma tendência no comportamento do consumidor que pode esperar que afete as vendas de refrigerantes? Que tipo de novos métodos poderão surgir durante o ano? Com certeza você teria muito trabalho a fazer.

Alguns pontos a serem levados em conta

Gostamos de pensar sobre o futuro e, por isso, trouxemos algumas algumas dicas. Então, por que não se arriscar e pensar sobre como estará seu negócio daqui a um ano? Bom, um ano é muito tempo. Mas pense no quanto o mundo mudou de 2021 até aqui. Depois pense no mundo do marketing: mídia, canais, experiência do cliente. Em 2023, isso vai mudar ainda mais. Então aqui estão algumas questões que afetarão seu planejamento de marketing e que você deve pensar.

#1 Você precisa saber quais tendências e desenvolvimentos terão impacto em seu mercado

O mundo mudou muito e a internet continua se movendo a toda velocidade. O campo da concorrência diversificou-se significativamente, com novos players e nichos de mercado surgindo em todos os lados. O século 21, chamado a Era do Cliente, é a prova da mudança no mercado: clientes não estão ouvindo mais as mensagens tradicionais, mas os seus produtos e divulgando suas experiências. As empresas tomam as decisões com base nas condições atuais e olham para as mudanças futuras do mercado. Pesquise sobre isso.

#2 Definir seus objetivos 

Depois de compreender como estará seu mercado, você deve definir seus objetivos. É por isso que é importante estabelecer objetivos para cada ano quando planejamos com clareza o marketing de nossa empresa. Estabelecer de forma realista o que você seja mensurável e plausível num plano prático, viável.

Elaborar o plano mais clarividente para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã se torna crucial. Em 2023: você quer gerar valor sobre o seu produto ou serviço? Quer que sua marca seja mais conhecida? Quer capturar mais leads? Quer fidelizar clientes? São respostas que você precisa ter ao traçar seu objetivo.

#3 Ter em mãos o orçamento de planejamento de marketing 

Você tem um orçamento de marketing? A maneira como você trata esse orçamento pode dizer muito sobre o sucesso a longo prazo de seu negócio durante o ano. A fim de prosperar no seu nicho, você precisa se adaptar à nova realidade: comportamento, gamificação dos usuários e da experiência do cliente com ferramentas úteis que otimizam a procura por sua empresa. Isso tudo só acontece se você investir. Esse ponto merece atenção especial.

#4 Dados são indispensáveis

Embora o futuro do marketing possa assumir diferentes formas, uma coisa é clara: o sucesso estará nas mãos dos desenvolvedores. A aplicação de normas à publicidade garantirá o sucesso com os clientes em potencial. Mas, para isso, é necessário que as plataformas de crescimento para o seu negócio funcionem e deem retorno sobre o seu investimento. Ou seja, que os insights do tráfego pago estejam sempre ao seu lado para que consiga mensurar estratégias para o futuro. Aqui falamos de ferramentas como Facebook Ads e Google Ads.

#5 Olhar para trás para ir em frente

Essa é simples. Analisar o que foi feito em 2022: erros, acertos, estratégias, planejamentos, dados. Com estas informações ficará mais fácil acertar o que deve ser feito e evitar o que deve ser evitado. Por isso que o planejamento antecipado está no centro do negócio.

O que esperar do marketing em 2023

Cada vez mais as pessoas preferem usar a tecnologia para pontos de contato. Com esta mudança, as estratégias de marketing digital passam a ter um papel fundamental nas relações entre o cliente e a empresa. A empresa britânica de publicidade e relações públicas multinacional, WPP Group, criou um relatório que prevê que os investimentos publicitários nos mercados brasileiros, também conhecidos como “marketplaces”, os grandes sites de varejo, como Amazon, Magalu e Mercado Livre, que trabalham com lojas parceiras, terão um crescimento em 2023 que os fará atingir a receita de R$ 2,6 bilhões. Isso fará com que esse campo da publicidade seja bastante explorado. Ainda mais quando falamos de compras online. O investimento em e-commerces fortes deve ser um ponto de partida para aumentar o lucro.

Ao falarmos sobre o mundo online, aqui entramos em outro ponto importante: os smartphones. O marketing está cada vez mais focado na publicidade para dispositivos móveis. A resposta é simples: os marqueteiros devem dar prioridade aos dispositivos móveis para publicidade em 2023, já que o smartphone evoluiu para uma extensão do indivíduo. Vale lembrar o estudo de 2021 da empresa de plataforma SaaS, SemRush, que sinaliza que cada vez mais as pessoas gastam menos tempo nos sites, já que o usuário está cada vez mais decidido no que comprar e procura lojas online mais otimizadas.

Bom, sabemos que esses dados sobre o uso de dispositivos móveis são para prospecção do ano que já está findando, mas sabemos que estamos passando cada vez mais tempo conectados à internet, trazendo ao foco do que importa: para o marketing digital, em 2023, deve-se investir em e-commerces. O Relatório de Visão Global Digital 2022, da consultoria estratégica Kepios, publicado em parceria com We Are Social e Hootsuite, revela que os usuários de internet, em janeiro deste ano, atingiu a marca de 4,95 bilhões de pessoas, o equivalente a 63% da população mundial. Como relata o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper): “Assim como há mais pessoas utilizando a internet, também o tempo que cada uma permanece conectada por dia cresceu em média 1% ao ano desde 2013, quando a média de tempo online, no mundo, era de 6 horas e 9 minutos. No terceiro trimestre de 2021, a média já alcançava 5 horas e 58 minutos diários considerando a população com idades de 16 a 64 anos”.

O papel de uma agência

A tendência, como é de se imaginar, é o aumento de usuários da internet e do tempo gasto nas redes. Por isso, o marketing digital deve, em 2023, mudar seu foco central para os smartphones, que se tornaram essenciais para a vida cotidiana de muitas pessoas. Assim, os anúncios devem ser priorizados para dispositivos móveis, a fim de alcançar os consumidores nos momentos e locais em que eles têm maior probabilidade de interagir com as marcas.

A Agência Influência é especialista em marketing para empresas B2B e B2C, apoio em vendas, redes sociais e, principalmente, em e-commerce. Foque em 2023 do jeito certo e conte conosco para fazer sua empresa crescer. Quer saber como podemos te ajudar? Deixe que entremos em contato com você.

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