Marketing de conteúdo é diferencial para atividades de prospecção

  1. Home
  2. Agência Influência
  3. Marketing de conteúdo é diferencial para atividades de prospecção

O Inbound Marketing ou marketing de conteúdo tem sido importante para diversas empresas. Fazer páginas na internet, manter todas as informações atualizadas, criar blogs e utilizar as redes sociais são meios que aproximam o cliente do negócio. Dentro dessa linha surge a integração do inbound marketing com o uso do CRM, uma ferramenta obrigatória na área comercial de muitas empresas que querem se manter próximas dos clientes.

Unificar as ideias de marketing com as ferramentas comerciais da sua empresa é de suma importância para o sucesso das campanhas. A prospecção de vendas é a principal fonte de informação para o restante das áreas da empresa, pois ela será responsável por criar, inserir dados dos prospects e manter atualizado o status dos potenciais clientes no CRM.
Motivos realizar essa integração.

1. Compartilhar informações dos compradores em todos os setores da empresa
É muito importante que as informações sejam de fácil acesso em todos os setores da organização. Todos os envolvidos na empresa serão responsáveis por elaborar estratégias e manter os contatos com máximo de informações.
A empresa ainda pode usar aplicativos mobile na área comercial que ajudam no processo de vendas com valores mais baixos de investimentos. Esses aplicativos vão contribuir para as marcas venderem melhor, além de dar dicas sobre questões como motivação, qualidade de vida, técnicas de venda e relacionamento com o cliente.

2. Contato direto com o comprador
Assim que as plataformas estiverem integradas, a empresa poderá controlar as informações do cliente. Este acompanhamento servirá para o marketing elaborar campanhas de relacionamento e enviar o conteúdo certo para cada contato.
Esses aplicativos comerciais têm algumas funções ideais para manter o cadastro dos clientes centralizados, históricos de compra, agenda comercial e organização de tarefas. Estas atividades são chamadas de marketing relacional.

3. Leads para manter proximidade com os clientes
Quando se contrata uma plataforma que integre CRM e o planejamento de marketing digital é de suma importância que existam várias funções dentro do planejamento de campanhas internas como relatórios de vendas, gerenciamento de carteiras, desempenho de vendedores, exportação de listas para ações recorrentes ou contínuas, dashboards gerencias e controle do funil de vendas.

A elaboração de Indicadores de Performance (KPIs) é fundamental para acompanhar a evolução das atividades de prospecção e o desempenho da área comercial. A quantidade de conversões (leads x vendas) será o principal número deste cenário e permitirá o aperfeiçoamento dos conteúdos comerciais.

4. Acompanhar dos resultados
Depois de realizar todas as estratégias de marketing, ações e criar os projetos de aproximação com os clientes chegou a hora de monitorar os resultados. Para isso é importante acompanhar os números com frequência para apresentar nas reuniões de metas, com todas as equipes envolvidas.

Tags:
Anterior
Mudança de loja física para e-commerce pede cuidados
Próxima
Novos desafios de Marketing – Como se adaptar
Menu