A internet revolucionou a forma com que as empresas chegam até seus clientes. As marcas e as pessoas estão mais conectadas do que nunca. É preciso aproveitar o potencial da mídia para divulgar produtos e serviços para nichos específicos e com maior conversão, além disso, com a vantagem do baixo investimento.
Acompanhando a história (que é muito recente) do marketing digital, a evolução foi grande. Começamos com banners patrocinados até o “retargeting”. A relação entre empresas e o marketing digital ainda engatinha. Falta confiança. É um desafio e tanto encontrar boas agências que entregam um marketing digital com resultados. Percebemos isso no nosso dia a dia. Temos de mostrar, a cada reunião e trabalho, a eficiência e eficácia das ações. Temos tido sucesso.
Mas esta desconfiança geral remete ao início da Internet, quando o pé atrás também era geral. Para resolver esse problema, empresas como Google e Facebook criaram plataformas para que as empresas pudessem investir e pagar apenas quando um cliente interagisse com sua publicidade. Depois da criação dessas plataformas os valores investidos em mídias digitais vêm aumentando gradativamente e a expectativa é que aumente e siga a tendência dos Estados Unidos, onde é a mídia com maior investimento, superando até a Televisão.
A falta de mão de obra especializada no Brasil não é exclusividade de um setor e sim de todas as áreas, com a facilidade de anunciar no Facebook e Google aumentaram também a quantidade de anúncios sem qualidade. Esse tipo de situação faz com que os empresários não tenham o resultado esperado e culpem a plataforma. Ele não entende que apesar de “fácil” é preciso um profissional qualificado para gerenciar campanhas de marketing digital e redes sociais.
Uma empresa compra uma máquina de última geração, investe um valor alto na aquisição, mas decide não mudar a estrutura e não contratar um funcionário especializado, pois entende que já está tendo muitos gastos. Alguma semelhança? É assim que funciona no Marketing Digital no Brasil. Para deixar ainda mais claro podemos citar a plataforma wix.com, ela tem uma plataforma onde “qualquer pessoa” pode criar um site com apenas um clique, será que “qualquer pessoa” está qualificada a ponto de fazer um site eficiente e não apenas um site “bonitinho”?
Agência Digitais qualificadas sofrem com “sub profissionais” sem qualidade, que não trazem resultados e criam um impacto negativo para os empresários, ávidos por conhecer essa nova forma de captação de negócios e clientes.
A melhor alternativa é investir em agências qualificadas que otimizam seus recursos de publicidades trazendo a médio e longo prazo resultados significativos para seu negócio. Além de ter à disposição profissionais qualificados e sempre atualizados com as novas alterações dos principais canais de mídias e ferramentas do mercado, a empresa pode focar seus esforços em sua atividade principal, sem preocupar-se com a gestão de funcionários (e seus óbvios custos fixos).