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Marketing para empresas – Uma despesa ou um investimento?

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27 de abril de 2017

Marketing para empresas Uma despesa ou um investimentoCada vez mais o marketing para empresas é adotado como forma de as PME (ou mesmo as pequenas ou grandes empresas) alavancarem os seus negócios.

Contudo, não é incomum que um empresário tenha dúvidas relativamente à implementação de qualquer tipo de estratégia de marketing, pois existe ainda um grande estigma por parte da sociedade que indica que o marketing para empresas é mais uma despesa do que um investimento.

Hoje iremos quebrar esse estigma e explicar-lhe na verdade como é que funciona e o porquê de dever apostar seriamente em estratégias de marketing (seja em canais digitais ou tradicionais).

Porque é que o Marketing para empresas deve ser sempre implementado

Se perguntar a qualquer empresário que não tenha conhecimentos aprofundados de marketing, o que é que é para ele o marketing, a resposta vai ser em 90% dos casos publicidade.

No entanto, esta resposta encontra-se totalmente incorreta. É verdade que a publicidade faz parte do marketing, contudo a verdadeira definição de acordo com a AMA (American Marketing Association) é a seguinte “O Marketing, é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criar, comunicação e entrega de valor para o cliente, bem como a administração do relacionamento com os mesmos, de forma a beneficiar a organização e o seu público alvo”.

Ou seja, de forma simples, o marketing para empresas, trata-se de criar uma relação com o cliente, de forma a aumentar o volume de vendas e a notoriedade da empresa.

São ainda milhares as PME que acham que este tipo de estratégia acaba por ser uma despesa para a organização. A verdade, é que se as estratégias não forem realmente bem implementadas, vai ser efetivamente uma despesa.

Contudo, quando o trabalho da equipa de marketing ou da empresa que é subcontratada para tratar desta questão é exemplar, o marketing é realmente o melhor investimento que pode fazer para aumentar a notoriedade e o volume de vendas, pois o retorno do investimento é extremamente elevado.

Estratégias de marketing para empresas que devem ser implementadas

Como é óbvio, cada empresa é um caso distinto, com públicos alvo diferentes e segmentações distintas.

No entanto, é importante que seja realizado investimento em diversas áreas distintas, de forma a conseguir obter os melhores resultados possíveis, e um ROI bastante elevado.

Contudo, uma das estratégias que deve ser sempre implementada é o Inbound Marketing, pois trata-se sem qualquer sombra de dúvida de um investimento que aposta no relacionamento com o cliente como forma de criar valor e aumentar as vendas através dos diversos patamares do relacionamento.

Uma boa estratégia de marketing para empresas baseado em Inbound marketing, vai permitir o seguinte:

1 – Atrair (através de diversas questões como blogues, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…);

2 – Converter (através da criação de ofertas, Landing pages e CRO);

3 – Relacionar (através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads);

4 – Vender (através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM);

5 – Analisar (através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas).

Como pode ver, tudo o que lhe apresentámos anteriormente, vai fazer com que consiga de forma simples aumentar o seu volume de vendas de forma exponencial.

Contudo, é necessário investir, pois todas as formas de atrair clientes têm um custo. Mas é importante ter em conta, que lhe sai muito mais caro não investir em marketing para empresas, do que retirar uma parte do seu budget para realizar esse investimento.

Agora que já sabe que as estratégias de marketing são realmente um investimento, está na hora de investir na sua própria empresa, aumentar a sua notoriedade e aumentar de forma considerável o volume de vendas (obtendo um ROI muito mais elevado).

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