Marketing para encher chouriços? Não, obrigado!

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Marketing é muito mais do que publicidade e vendas. E não é só redes sociais. A publicidade e as vendas têm a capacidade de se vincularem à rentabilidade. Mas são outros elementos de marketing que permitem que a publicidade e as vendas funcionem.

Todos nós queríamos um dia com mais tempo. E, neste mundo acelerado e sempre em mudança do marketing digital, o tempo é um recurso muito valioso.

Posto isto, e de forma a não desperdiçar o seu tempo, todas as estratégias de marketing digital devem ser feitas com pés e cabeça e têm de responder sim à pergunta: Consigo medir os resultados? O marketing digital envolve centenas de métricas que devemos monitorizar diariamente.

A luta é real.

Neste caso, não pode ter medo de experimentar e de sair da zona de conforto. É importante configurar adequadamente a rotina de planear, atuar, medir e melhorar.

Enunciamos algumas variáveis a ter em conta para evitar perder o seu tempo a encher chouriços.

1- Selecionar os objetivos certos

De modo a não desperdiçar dinheiro, precisa ter uma noção clara do caminho que quer percorrer. Uma pergunta que deve ser respondida rapidamente é: Valeu a pena? Valeu a pena o esforço, tempo e dinheiro que investi no meu processo de marketing?

2- Monitorizar o progresso interno

Quando se inicia uma estratégia de marketing, há um constante bombardeamento de informação proveniente de vários canais ou ferramentas. Estes dados vão ser irrelevantes, se não relacionados com os seus objetivos comerciais.

Se não seguir objetivos claros, vai tomar decisões de marketing precipitadas e sem sentido.

Por exemplo, num evento de marketing é comum a procura exagerada de um grande número de contactos. Esse número pode, ou não, determinar o sucesso do evento, principalmente se o objetivo principal forem vendas. Nesse mesmo evento, pode até conseguir um número astronómico de cartões. Mas no final, tudo se vai resumir a isso mesmo: apenas um número astronómico de cartões. Não seria mais compensatório ter duas reuniões bem-sucedidas?

4- Experimentar, experimentar, experimentar

Durante este processo, é preciso estar-se aberto a experimentos. Por exemplo, os dados até nos podem dar pistas do comportamento passado dos utilizadores, mas não sobre como eles irão responder a mudanças futuras.

Deve questionar-se sobre várias situações cruciais: A experimentação tem um objetivo claro? A experimentação é realizável? Conseguimos obter o maior valor da experimentação?

5- Planear, agir, medir e melhorar

O marketing digital é uma combinação de factos e julgamento. Não há uma abordagem analítica a indicar-lhe que está no caminho certo. É por isso que este setor de marketing digital está cheia de hesitação, incerteza e dúvida.

É impossível integrar toda a informação e fazer com que ela forneça respostas incondicionalmente confiáveis.

Por isso, é imprescindível que crie um processo para planear, atuar, medir e melhorar.

Mais uma vez, os seus processos têm de ser mensuráveis, caso contrário não há margem para melhorias.

Aplique estas informações e defina os seus objetivos de negócio, Faça a gestão dos processos internos. Meça tudo com precisão e não tenha medo de falhar. Acredite, tudo faz parte do processo.

Uma vez que esteja certo sobre os seus objetivos, mantenha-os no seu radar. Mais tarde, eles vão demonstrar o quão compensatórios os seus esforços são no que toca a atingir os seus objetivos de negócios.

Leia mais sobre casos de sucesso com implementação de uma estratégia de marketing digital.

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