Marketing para PME – Como começar

  1. Home
  2. Marketing
  3. Marketing para PME – Como começar

marketing para PME - Como começarContrariamente ao que a grande maioria dos empresários ainda julga, é importante implementar diversas estratégias de marketing para PME, pois só dessa forma podem aumentar a sua notoriedade. E, consequentemente as vendas.

Contudo, uma vez que a grande maioria dos empresários é um “multifunções” na sua empresa, nem sempre sabem como podem começar a realizar a sua estratégia de marketing.

Por esse motivo, hoje iremos explicar-lhe por onde deve começar a sua estratégia de marketing para PME.

Estratégias de marketing para PME – Por onde pode começar?

Planear é palavra de ordem no mundo dos negócios. E isto envolve estudar e projetar, além do desenvolvimento do produto, todas as etapas do processo, inclusive o marketing.

No entanto, não se engane ao pensar que o trabalho de marketing é simplesmente criar os meios de comunicação. O trabalho de marketing de uma PME começa com o desenvolvimento do produto, e apenas termina na etapa pós-venda.

Acredite que a área de marketing tem como objetivo posicionar o seu produto ou serviço no mercado.

Pode parecer um longo processo e que precisa de muito tempo e dinheiro, sendo por isso apenas um trabalho para uma grande empresa.

No entanto, isso é um terrível engano! Fazer um plano de marketing para PME é possível e totalmente necessário, pois apenas com um bom planeamento é que as PME conseguem entrar e fixar-se no mercado demonstrando a sua autoridade.

Lembre-se que o marketing para micro e pequenas empresas é a chave para o seu sucesso. E, não precisa de nenhum investimento para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a aplicar técnicas simples e efetivas que vão alavancar os seus negócios.

Veja de seguida por onde começar.

1 – Pesquisa

É importante que pesquise quem é efetivamente o seu cliente, o que procura, quais são as suas necessidades, quais as expectativas relativamente a uma marca…

A internet tem ao seu dispor dezenas de ferramentas que podem ajudá-lo a recolher e analisar essas informações de forma simples e rápida.

Se souber quem é o seu cliente, não irá perder tempo e dinheiro ao tentar vender algo para alguém que não precisa

2 – Comece a construir a sua empresa online

Se é uma daquelas empresas que ainda acha que a internet não é para o seu negócio, você está enganado.

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos através da internet e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder potenciais clientes.

Esteja sempre onde está o seu público-alvo.

3 – Crie um plano de marketing simples e prático

Longe vai o tempo em que um plano de marketing tinha de ser algo maçador e um amontoado de folhas e informações.

Aqui, o primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da sua empresa.

Para isso, precisa entender como funciona o comportamento de compra do cliente e conhecer bem os seus concorrentes e as suas estratégias.

Este conhecimento vai ajudá-lo a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing.

Todo o plano de marketing deve ter um cronograma. Só desta forma garante que tudo será cumprido e as metas alcançadas.

4 – Venda benefícios, não produtos ou serviços

A verdade é que atualmente é mais importante vender uma solução para um problema, do que propriamente vender os produtos ou serviços em si.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto a satisfação dele com o produto em si.

Com um atendimento bem definido, é mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, que podem ser implementadas para a melhorar drasticamente a sua empresa.

5 – Saiba quando deve delegar

A verdade é que é muitas vezes o responsável da empresa que trata do marketing para PME. Contudo, é importante que delegue esta tarefa a alguém que tenha conhecimentos de marketing, digital e tradicional.

Pode contratar um colaborador para essa função, ou delegar a tarefa a uma empresa externa.

Acredite, que se for você a ficar responsável por tudo, não se vai conseguir concentrar no que é importante: o desenvolvimento do seu negócio.

Desta forma, é importante que delegue, e que dê uma ideia iniciar de quais as estratégias que pretende utilizar, assim como as metas e objetivos que quer alcançar com as mesmas.

Numa fase inicial, deve sempre optar por algo simples como a melhoria da notoriedade da sua empresa. Torne-se uma autoridade na sua área de atuação. Assim, será mais simples chegar aos seus clientes e efetivar a compra.

 

 

Tags:
Anterior
Devo conjugar o marketing Online com o Offline
Próxima
Sites mobile em Portugal precisam de melhorar velocidade
Menu