Marketing Personalizado: Trate cada cliente como único

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Tentar entrar na mente de um cliente não é coisa fácil. Para isso, precisa cavar e olhar além dos detalhes que estão na superfície. Durante este processo, provavelmente descobrirá muitas coisas novas, nomeadamente que os clientes adoram e desejam personalização.

O marketing personalizado consiste em implementar uma estratégia pela qual as empresas oferecem conteúdo individualizado aos destinatários através da angariação de dados, análise e uso da tecnologia de automação. O objetivo passa por envolverem-se verdadeiramente com os clientes ou potenciais clientes, comunicando com cada um como indivíduo.

Se quiser fornecer produtos personalizados e ofertas de serviços para seus clientes, tem de começar a colocar os clientes em primeiro lugar. Pare de pensar em tudo em termos de vendas e receita. Em vez disso, olhe para as coisas através da lente do que faz com que seus clientes se sintam valorizados.

Apesar do marketing personalizado compreender um custo acrescido na fase inicial, o resultado final será melhor: mais satisfação do cliente que vai resultar numa maior percentagem de vendas repetidas bem como margens e receita mais saudáveis. Noutras palavras, estará a fazer um investimento a longo prazo no qual o retorno é bem maior que do que o investimento.

Para além destes, usufruirá ainda de outros benefícios como:

1- Experiência aprimorada do cliente:

Os clientes vão estar mais à vontade para fornecer informações pessoais às suas marcas favoritas se receberem algo em troca: preencher formulários, participar em pesquisas para obter descontos e indicar as suas compras ou preferências. Com toda essa oferta de dados, o consumidor espera que as marcas ofereçam experiências mais personalizadas.

2- Aumentar a lealdade da marca:

Quando os consumidores fornecem informações e dados, eles esperam ser tratados como indivíduos únicos com preferências específicas. As empresas que dedicam tempo e recursos para implementar estratégias de marketing personalizadas bem-sucedidas beneficiarão de uma vantagem competitiva que toca à fidelidade à marca e na satisfação do cliente.

3- Criar consistência:

Os consumidores estão a interagir com marcas em vários canais, incluindo e-mail, redes sociais e telemóvel, às vezes, num único dia. Por esta razão, é mais importante do que nunca para as marcas criar consistência em vários canais. A experiência na loja deve corresponder à experiência da aplicação, que deve corresponder aos emails.

Ainda não está convencido? Mostramos-lhe algumas estatísticas que lhe mostram o porquê de ter de começar a fazer marketing personalizado já hoje!

  • De acordo com um estudo de 3.000 consumidores nos EUA e U.K., mais de 70% por cento das pessoas dizem que esperam experiências personalizadas quando interagem com marcas.
  • 56% dos clientes são mais propensos a comprar com uma experiência personalizada. (via Usabilla).
  • 45% dos clientes online compram mais de sites que oferecem recomendações de produtos personalizados. (via Usabilla)
  • 41% dos clientes interagem com anúncios direcionados aos seus interesses em comparação com os aleatórios. (via Usabilla)

Como viu, mais do que nunca, os consumidores exigem personalização ao longo de todo o processo de compra. Se sua estratégia de marketing personalizada não for adequadamente adaptada a cada indivíduo, eles não se sentirão envolvidos e, portanto, são menos propensos a comprar-lhe.

Ter uma estratégia de marketing personalizada bem-sucedida pode ser o maior recurso que sua empresa tem para oferecer. Nesta estratégia é preciso conhecer os principais canais de marketing para causar impacto nos consumidores.

Leia também sobre como manter clientes e vender mais.

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