Independentemente do tamanho das suas empresas, os empresários apostam em ações de marketing digital como forma de aumentar consecutivamente as suas vendas.
Contudo, muitos deles, ou por não trabalharem com uma Empresa de Marketing Digital ou por não terem uma equipa interna especializada, não sabem quais as estratégias que devem implementar, nem ponderam um orçamento detalhado para cada ação de marketing que vai ser desenvolvida.
Assim sendo, hoje iremos dar-lhe algumas dicas de ações que pode desenvolver, que o vão ajudar a alavancar as suas vendas.
Você como empresário tenha sempre em mente, que qualquer ação que é desenvolvida, demora o seu tempo até que o retorno seja realizado. Nenhuma estratégia de marketing dá resultados em dois ou três dias.
4 ações de marketing digital que o vão ajudar a aumentar as vendas
Existem dezenas de estratégias e ações de marketing que podem ser desenvolvidas por uma empresa.
No entanto, se quer aumentar as suas vendas nos próximos 3 meses, aposte nas que lhe vamos indicar de seguida.
1 – Marketing de conteúdos e SEO
Com o objetivo de melhorar o relacionamento com o seu público-alvo, as empresas apostam em marketing de conteúdo. Mas são ainda imensos os empresários que acham que o conteúdo é apenas criar artigos para o blog. Esse é um grande erro!
Existem diversas ações como é o caso de formulários de captação de newsletter, pop-ups, gestão de base de emails e campanhas de email marketing, entre outras.
Além disso, é muito importante que otimize sempre o conteúdo que publica na internet. Ao fazer isso terá mais hipóteses de mostrar a sua marca e as suas soluções para os clientes no momento em que ele procura assuntos relacionados com o seu conteúdo.
O SEO deve ser um esforço contínuo e deve ser sempre utilizado, pois é através da publicação de conteúdos relevantes, otimizados para determinadas keywords que apareçam para os consumidores, que você poder criar um relacionamento contínuo e duradouro com eles, aumentando assim as suas hipóteses de gerar leads e vendas.
2 – Redes sociais
Os dias que correm a grande maioria dos utilizadores da internet usam as rede social diariamente, desde o Facebook por motivos recreativos ou o LinkedIn por motivos profissionais.
Neste sentido, a maior parte das empresas também já está presente nestas redes sociais, e noutras que sejam efetivamente relevantes para os seus negócios. Não adianta tentar nadar contra a corrente, é preciso estar onde seus clientes estão.
Uma boa gestão da sua presença nas redes sociais é importante para estreitar laços com os clientes que a sua empresa já tem e ainda, entrar em contato com uma parcela do seu público-alvo que você ainda não conquistou.
Redes sociais como o Facebook, LinkedIn e o Instagram oferecem serviços completos para as empresas que querem não só alcançar o seu target de forma paga. Para a segmentar e atingir o público desejado de forma precisa, como também orgânica.
3 – Campanhas de publicidade paga
Existem diversas formas de investir em publicidade paga, contudo iremos abordar apenas as duas mais simples: Facebook Ads e Google Adwords.
Se gere uma pequena empresa e ainda está a iniciar as suas ações de marketing digital, o Facebook Ads é a melhor e mais acessível fonte de tráfego paga existente no mercado.
Por norma apenas o tráfego do Facebook Ads é suficiente, pelo menos no início, para alcançar seu público-alvo, e aumentar as suas vendas em apenas 3 meses.
Trata-se de uma forma efetiva e de baixo custo para adquirir tráfego e de executar ações de marketing digital.
Já outra fonte de tráfego pago muito utilizada, é o Google Adwords, e a mesma tem um alcance muito maior que os anúncios que são colocados no Facebook.
Contudo, embora seja uma ótima forma para aumentar as suas vendas, a verdade é que dependendo das palavras chave, pode ser uma fonte de tráfego bem mais cara.
Com o remarketing, uma ação de marketing digital, é possível alcançar pessoas que já estiveram previamente no seu blog ou site.
Os visitantes anteriores vão passar a ver os seus anúncios enquanto navegam nos websites que fazem parte da Rede de Display do Google ou pesquisam termos relacionados com os seus produtos ou serviços no Google.
4 – Faça ajustes nas suas páginas de conversão
A verdade é que independentemente do tipo de ações de marketing digital que acabe por desenvolver, as mesmas podem ser adaptadas e ajustadas em tempo real.
Ou seja, se você vir que uma das suas campanhas não está a gerar o resultado que estava à espera, pode facilmente alterar a mesma, assim como ajustar as suas páginas de conversão.
Para analisar as métricas devidas antes de proceder aos ajustes, pode aceder à sua conta no Google Analytics e lá, procurar as suas principais Landing Pages.
Nessas páginas você deve analisar quais são aquelas que têm uma taxa de rejeição consideravelmente acima da média do seu site.
No entanto, lembre-se sempre que sem uma análise prévia é impossível dizer se a taxa de rejeição é uma métrica boa ou má. Isso vai depender do tipo de página que o seu site tem.
Porém, se você analisa e percebe que determinada Landing Page do seu site está a receber muitas visitas e está a ter uma taxa de rejeição proporcionalmente maior que a média do seu site, isso muitas vezes pode representar uma oportunidade.
Com alguns pequenos ajustes pode ser que você tenha um impacto interessante no seu resultado final e aumente a conversão.
O mais importante de tudo é que não pare, produza informação, coloque o cliente no funil de vendas, não desista, acompanhe, faça follow-up, analise os seus números, veja que tipo de cliente você está a perder, analise o passo a passo da sua venda.
Todas as ações de marketing devem estar interligadas e fazer parte de uma estratégia. Deve estudar bem que tipo de publico quer atingir e o que realmente faz sentido para o seu negócio.
Tenha em conta que para ganhar, você precisa de investir!