Com mais de uma década de mercado e atuando dentro e fora do Brasil, a Agência Influência mostra porque esses itens permanecem essenciais, mesmo na venda de produtos e serviços digitais
Responda rápido: em tempos de comunicação digital, o que realmente mudou no processo de vendas?
Tudo ou quase tudo, é verdade
E mesmo com a ebulição permanente de tantas tecnologias, boa parte das empresas no Brasil e no exterior ainda não sabe ao certo quais são os melhores caminhos da comunicação digital para fortalecer a marca e aumentar as vendas. Muitas vezes, limitam-se apenas a estar presentes nas redes sociais e a buscar melhor posicionamento do Google, mas sem objetivos claros ou planejamento, investindo recursos importantes para obter, muitas vezes, resultados inexpressivos.
Nessa hora, vem à tona a diferença entre os verdadeiros profissionais do marketing digital e os curiosos: pessoas com facilidade no trato das tecnologias que oferecem seus serviços para organizações e empresas utilizando as mesmas estratégias aplicadas no pessoal, confundindo mais os clientes e comprometendo o mercado. A Agência Influência enfrenta esse tipo de problema todos os dias. Com sede no Brasil e em Portugal, surgiu em 2011 no auge das redes sociais. Não só cravou sua marca no mercado, mas conseguiu ir bem mais longe. Quebrou culturas, buscou a especialização contínua e superou barreiras de todo tipo. Hoje, a agência coleciona cases de sucesso nos dois países.
Para Augusto Afonso, CEO da Agência Influência, essa conquista só foi possível porque além da busca pela competência técnica, estratégica e operacional, a agência investiu pesado para aumentar a inteligência de sua equipe de vendas, implantando e adaptando metodologias testadas e consagradas no mundo todo, readequadas para vendas de serviços de marketing digital .
“O ponto de partida é entender que a venda de serviços em marketing digital é consultiva e não persuasiva, ou seja, prestamos uma consultoria especializada. Detectamos dores e necessidades do cliente que, muitas vezes, nem ele sabia que tinha. Mostramos, de forma objetiva, onde pode estar perdendo dinheiro, ou, deixando de ganhar, e onde poderá ter resultados positivos. E é isso que, em suma, todo cliente quer saber.”
Para otimizar ao máximo a consultoria e oferecer soluções eficientes, a agência cria conexão com o cliente fazendo um mergulho no segmento de mercado onde ele atua. Avalia, com precisão cirúrgica, sua participação on line e off line e observa pontos positivos e negativos do cliente e de sua concorrência.
“O caminho é entender as necessidades e “amarrar” os pequenos problemas que se tornam maiores em conjunto e criam urgência para uma solução, diz Augusto. O diagnóstico é feito por um check list de perguntas que o nosso sistema tem para identificar as falhas do cliente em potencial. De acordo com as respostas, passamos para uma fase de qualificação”.
De acordo com o CEO da Agência Influência, é nessa etapa que a equipe comercial responsável pela pré-vendas, utiliza as ferramentas de inteligência de mercado para obter informações extras que ajudam a trazer valor e abrir as portas para o agendamento de uma reunião dos consultores. De posse das informações, finalizam todo o diagnóstico e fazem uma proposta personalizada.
Emoção , empatia e método
Todos os resultados obtidos pela Agência Influência contam, segundo Augusto Afonso, com dois ingredientes absolutamente essenciais da venda consultiva: a empatia e a emoção.
“É preciso realmente acreditar nas soluções propostas, diz ele. “Tudo o que e vendemos é exaustivamente testado por nós e pelo mercado. “Gostar e acreditar profundamente nas soluções que estamos propondo, aliado a uma metodologia de trabalho bem pensada, faz toda a diferença para o cliente no momento de fechar um contrato, independente da experiência ou não que ele tenha com marketing digital.”
Em quase três anos de trabalho com a Agência Influência, a Nutribio, loja online portuguesa que fornece uma extensa gama de suplementos alimentares, desportivos, cosmética, entre outros produtos de origem biológica e natural, deu saltos desempenho no comércio on line.
Em 2016, após abrir a primeira loja física em Braga, tomou a decisão de investir no mercado on line. “Nessa altura, detectarmos e mostramos ao cliente onde estava acertando e onde estava errando”, conta Augusto Afonso. “Os conteúdos foram adequados ao SEO e o layout reformulado para otimizar a home e permitir melhora navegação. E assim a Nutribio passou a ganhar cada vez mais autoridade nos mecanismos de busca do google e consequentemente, um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.”
A agência também precisou trabalhar exaustivamente o banco de dados para criar segmentações de publico, ao mesmo tempo em que ativou campanhas de google adds, google shopping e remarketing, que resultou em um tráfego 2 vezes maior.
Hoje a comunicação da Nutribio é feita com base em uma inteligência de vendas e o email marketing disparado é 100% direcionado ao publico de interesse, aumentando expressivamente a taxa de abertura e as conversões. “De lá para cá são recordes contínuos de vendas, o que nos mostra que recalculamos a rota corretamente, ” comemora Augusto Afonso.
Sobre a Agência Influência
A Agência Influência surgiu no auge das redes sociais em 2011 e desde então cresce com seus clientes. Especializada em marketing e estratégias online, detém expertise técnica, operacional e de mercado para transformar sites, lojas virtuais e redes sociais em negócios reais, com leads qualificadas e um retorno elevado sobre o investimento. Com sede no Brasil e em Portugal, na cidade de Braga, atende empresas dos dois países com sucesso e competência.