Surpreendentemente são ainda muitas as empresas que por terem uma página de Facebook acham que não é importante ter um site.
A verdade é que é essencial ter em conta, que ambos são fatores essenciais na estratégia online de uma empresa e que para obter o maior sucesso devem ser utilizados de forma integrada.
Hoje iremos explicar-lhe quais as vantagens de ter Facebook, e ainda as vantagens inerentes a um site. Saiba tudo de seguida!
Quais as principais vantagens de ter Facebook?
Pois bem, a verdade é que o Facebook é a rede social por excelência, e são poucas as empresas que nos dias que correm não recorrem a esta rede social para promover os seus produtos ou serviços.
Salientamos que existem mais de 1,3 biliões de pessoas em todo o mundo conectadas através desta rede social, assim sendo, como pode ver a possibilidade de alcance é extremamente elevada.
Desta forma, é possível começar desde já a vislumbrar o motivo pelo qual é tão importante que a sua empresa esteja presente. Contudo, são muitas as vantagens, e iremos enumerá-las de seguida:
- Alcance em grande escala;
- Possibilidade de colocar links que redirecionem o consumidor ou o atraiam a fazer qualquer tipo de ação que deseje;
- Possibilidade de criar anúncios que são direcionados diretamente para o seu público alvo;
- Possibilidade de analisar e ver o desempenho da sua empresa;
- Pode exibir diversos produtos ou serviços de forma simples;
- Acesso gratuito;
- Possibilita uma maior interação com a sua comunidade, assim como aumenta a velocidade de resposta;
- Aumento da notoriedade da marca;
- Acesso a vários recursos educacionais (como eventos, seminários, webinars…).
Como vê, são inúmeras as vantagens de ter uma página no Facebook, mas será que isso é suficiente?
Ter um site corporativo – Sabe quais as vantagens?
Nos dias que correm, ter um site é exatamente igual a ter uma porta de entrada na internet para o seu negócio. As empresas que não têm, é como se não existissem.
Veja de seguida os 6 motivos pelos quais é essencial ter um site para a sua estratégia de marketing digital.
1 – Possibilidade de atrair clientes através de Inbound Marketing
As estratégias de Inbound marketing são uma das ferramentas essenciais no que concerne as táticas de marketing digital.
Estas estratégias, têm como principal intuito criar um relacionamento com o cliente através de 5 fases distintas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Contudo, salientamos que esta estratégia é completamente impossível sem que tenha um site (que deve ser clean, responsivo e com um design apelativo e simples de utilizar).
2 – Possibilidade de aparecer na primeira página do Google
A verdade é que colocar uma página do Facebook na primeira página do Google é algo um pouco (para não dizer muito) complicado.
Contudo, ao ter um site, pode utilizar diferentes estratégias de SEO On Page e Off Page, e otimizar o seu site de forma a que o mesmo cumpra os principais requisitos da Google.
Desta forma, vai ser muito mais simples para a sua empresa, focar-se na produção de conteúdo de qualidade, e conseguir a médio/longo prazo atingir ótimas posições nas páginas principais dos motores de busca.
3 – Aumentar o volume de negócios
Se a sua empresa tem um negócio cujo principal foco é vender produtos ou serviços, a verdade é que ter um site é imprescindível ao aumento do volume de vendas.
Cada vez mais as plataformas de e-commerce são uma forma de gerar vendas de forma automática a qualquer hora do dia ou da noite (o que é realmente essencial para o seu negócio).
4 – Retorno do investimento
São ainda muitas as empresas que optam por não ter um site ou por não reformular o mesmo, porque acham que é um investimento desnecessário.
Contudo, não investir nesta estratégia de marketing digital, é o pior que pode fazer ao seu negócio, já que não vai conseguir aproveitar tudo o que o mundo digital tem para lhe oferecer.
5 – Exclusividade
Contrariamente às redes sociais, ter um site permite-lhe ter um domínio próprio na internet (ou seja, é a forma como a sua empresa será reconhecida).
Além de lhe possibilitar um maior reconhecimento, pode criar uma plataforma exclusiva, gerir e criar o layout de acordo com o tipo de negócio e atender de forma direta as necessidades do seu público-alvo.
A propriedade do site será sempre sua (desde que pague obviamente pelo domínio) e todas as informações que for colocando vão estar sempre disponíveis e visíveis ao consumidor.
6 – Medição de resultados
Embora possa obviamente medir resultados através do Facebook, ao ter um site irá conseguir saber todas as interações que são feitas no site, quanto tempo é que os (potenciais) clientes despendem no mesmo, o que veem…
Enfim, é muito mais simples perceber o que é que o seu público alvo está à procura, podendo posteriormente ajustar as suas estratégias e continuar a medir os resultados de forma sequencial.
Vantagens de ter um site e o Facebook a trabalhar em conjunto?
Pois bem, tal como lhe dissemos anteriormente, ter um site é algo essencial ao desempenho da sua empresa, tal como estar presente nas redes sociais (nomeadamente no Facebook).
Assim sendo, é importante que perceba que para conseguir efetivamente ter uma estratégia de marketing digital coerente, terá de estar presente no maior número possível de espaços digitais.
Deixamos-lhe algumas das principais vantagens de implementar um site e ter uma página no Facebook em simultâneo.
- Fortalecimento do contacto com os clientes;
- Aumento da notoriedade online;
- Possibilidade de gerar um maior número de contactos;
- Possibilidade de redirecionar os clientes do Facebook para o site de forma a fechar a venda;
- Ganhar relevância no Google;
- Permite a interação com outras estratégias de marketing digital;
- Permite a implementação de estratégias de Inbound Marketing;
- Permite que se mostre como um expert em determinado assunto.
Agora que já sabe qual a importância de ter um site e uma página de Facebook de forma a ter uma estratégia mais completa de marketing digital, está na hora de colocar o seu negócio nas principais páginas dos motores de busca. Ou ainda acha que não faz sentido ter um site?