O banho-maria do Google Adwords

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O banho-maria do Google Adwords

Quem nunca tentou fazer uma campanha de Google Adwords não sabe muito bem ao que vai quando o tenta fazer. E o pior, é que se ao final de dois dias não têm resultados, pensam que está tudo mal feito.

No entanto, a verdade é que a maior parte dos empresários não percebe que as campanhas de Adwords são “cozinhadas em banho-maria”, ou seja, não existe uma ciência exata.

Os resultados podem demorar a acontecer porque as campanhas têm de ser afinadas e cozinhadas à medida que os dias vão passando. Contudo, é inegável o fato de estas campanhas serem de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa.

Iremos explicar-lhe de seguida.

Quais as vantagens para a sua empresa de usar o Google Adwords

A verdade é que a grande maioria dos empresários não percebe que a realização das campanhas de Google Adwords não é uma ciência exata, e que dependente de inúmeras variáveis.

Mas, o fato de não conseguir acertar a 100% na primeira tentativa, não quer dizer que esta não seja uma aposta segura para a sua empresa.

Veja de seguida quais as principais vantagens destes anúncios.

1 – Permite-lhe obter resultados mais céleres

Seja através de anúncios de pesquisa baseados em texto, anúncios de visualização gráficos, anúncios de vídeo do YouTube ou anúncios para dispositivos móveis na aplicação, o Google Adwords dispõe de muitas formas de alcançar o seu target.

Ao implementar uma campanha, irá conseguir aumentar o tráfego de forma exponencial, o que é realmente ótimo para os seus negócios e que lhe dá tempo para implementar as outras ações de marketing que demoram mais tempo a atrair resultados.

2 – Permite-lhe perceber o valor das key words para o seu negócio

A grande maioria das campanhas realizadas através do Google Adwords, permitem direcionar o seu investimento para as conversões (seja em forma de leads ou de vendas).

Desta forma, além de testar a taxa de conversão, vai poder ver quais as palavras chave que são relevantes para o seu negócio e aplicá-las a nível de SEO.

Acredite que por vezes as palavras chave que utiliza podem não ser as melhores para o ranking e para a conversão dos seus clientes.

Desta forma, é possível ser muito mais efetivo na escolha das palavras chave que valem o investimento a nível de SEO, e portanto, ter um resultado melhor também sobre esse trabalho.

3 – Otimização do fluxo de conversão

Antes de investir imenso dinheiro (e tempo) a rankear uma determina página no Google, é importante que veja em paralelo se a conversão da mesma é a melhor possível.

Desta forma, pode utilizar os recursos disponíveis no google Adwords para experimentar páginas e verificar através de um teste A/B quais as melhores ofertas, títulos, formatos de página…

Além disso não é apenas a otimização de uma página que conta. Tenha em mente que o fluxo de conversão da sua empresa também pode ser melhorado.

4 – Facilidade de implementação

Outra das principais vantagens associadas a este tipo de campanha é que não precisa passar horas ou dias a tentar colocar a mesma online.

Se tiver uma equipa de marketing (interna ou subcontratada) que conheça bem o perfil do seu público alvo, em poucas horas pode colocar diversas campanhas online adequadas a cada persona do seu negócio.

5 – Flexibilidade no orçamento

Se a sua empresa tem um budget limitado, a verdade é que o mesmo pode ser adequado a 100% ao Google Adwords.

Ao criar a campanha é criado um orçamento máximo diário e a plataforma não ultrapassa o valor que foi definido.

Assim sendo, pode investir um Adwords um montante que seja adequado à sua empresa, nunca perdendo o controlo financeiro da mesma.

6 – É possível segmentar os seus clientes

Uma das maiores vantagens do marketing digital, em especial dos anúncios patrocinados, é a possibilidade de realizar uma ótima segmentação de clientes.

Neste tipo de campanha, você irá definir com alta precisão qual o perfil do público que poderá ver os seus anúncios, deixando as suas campanhas bastante mais assertivas e personalizadas.

Além de tudo, é possível a criação de campanhas adequadas aos diversos estágios do funil de vendas, o que lhe trará um maior retorno.

7 – Aumento da visibilidade da marca

A verdade é que a campanhas patrocinadas não servem apenas para que consiga aumentar o seu volume de vendas.

As mesmas permitem-lhe lançar a sua marca (ou produto / serviço) no mercado, promover um conteúdo ou ainda fortalecer o relacionamento com os seus (potenciais) clientes.

Para conseguir alcançar a visibilidade necessária para ir ao encontro dos seus objetivos, o Google Adwords pode ser uma ferramenta imprescindível.

Além dos resultados na rede de procura, existem também os anúncios que são exibidos na rede de display, isto é: sites parceiros que exibem os anúncios de acordo com o contexto e relevância dos mesmos.

Se você vende por exemplo suplementos alimentares, os seus anúncios podem ser exibidos em sites de revistas de saúde, blogs de profissionais de nutrição, entre outros que possam ser relevantes para o seu negócio. Ou seja, mais uma vez, atinge seu público alvo com uma maior qualidade.

8 – Acompanhamento em tempo real e controlo

Uma vez que o Adwords pode ser integrado com o Google Analytics, é possível realizar diversas análises que promovem um aumento do seu conhecimento não só do seu público alvo, como do que se passa no seu site.

É possível saber exatamente quantas vezes os seus anúncios foram exibidos, quantos cliques foram dados, quantas rejeições existiram, quantas pessoas foram convertidas, quanto custou cada clique e muito mais informações que depois de analisadas podem ter um impacto elevado no seu negócio.

Além disso é possível em tempo real adotar novas estratégias e modificar qualquer parte da campanha que não esteja a alcançar os resultados esperados.

Como vê, investir em Google Adwords pode ser algo extremamente vantajoso para a sua empresa. Contudo, nunca se esqueça que as campanhas devem ser “cozinhadas em banho-maria”. Dê tempo ao tempo para que consiga alcançar os resultados desejados.

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