As vendas online de final do ano começam em Outubro

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O ano está a chegar ao fim. Se estivermos a falar de e-commerce essa frase é ainda mais verdade, razão pela qual o comércio se deve preparar com antecedência para as grandes vendas online do final do ano.

Uma das datas mais importantes nesse período de antecipação é a Black Friday. Apesar de ser uma data importada dos EUA, esta tem vindo a ser cada vez mais adoptada no nosso país como reflexo do crescimento das vendas que o comércio tem vindo a sentir.

No que diz respeito a produtos de valor mais elevado, como televisões ou consolas de jogos, então verifica-se que os clientes começam em Outubro a fazer pesquisas e que as conversões começam em Novembro.

Muito embora a sazonalidade seja hoje uma realidade, esta é menos acentuada do que era habitual. Isto acontece porque os clientes, com a Internet, têm hoje um acesso mais facilitado à informação, e portanto mais cedo começam a procurar informações sobre os produtos que potencialmente pretendem comprar no final do ano, e também mais cedo podem começar a fazer essas compras.

Os próprios dispositivos móveis estão a mudar o comportamento de compra do consumidor, sendo que o processo de compra é hoje 1 vez e mais superior do que quando era feito unicamente através de um aparelho.

Outra alteração do comportamento que é possível verificar é que as pessoas estão a usar a Internet para pesquisar sobre produtos que vão comprar numa loja física, e estão a usar as lojas físicas para pesquisar sobre produtos que vão comprar online.

Com o aumento da competitividade dentro do mercado do e-commerce, os consumidores começam a ter o hábito de fazer comparações entre vários concorrentes. Este fenómeno é particularmente visível na área dos produtos electrónicos.

Por fim, um outro fenómeno que se tem vindo a verificar, e que é um potencial de perdas para os e-commerces relativamente às vendas online, e portanto é algo que deve ser trabalhado, são os carrinhos abandonados. Ou seja, pessoas que visitem um site de e-commerce, colocam produtos no carrinho de compras e depois nunca finalizam a compra. Este comportamento é frequente no mercado do vestuário.

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